Graça Preveniente: Um estudo sobre o gracioso agir de Deus para salvação humana


Uma abordagem histórica, doutrinária e hermenêutica sobre a graça preveniente

A doutrina da graça Deus é um ponto seminal na teologia cristã, ocupando um lugar privilegiado na história do pensamento cristão em geral e no protestantismo em particular. Para além do aspecto cognitivo, o estudo desse ponto doutrinário evoca gratidão e esperança, na medida em que revela a face de um Deus bondoso e gracioso, que dispensa suas dádivas sobre a vida humana. É, por isso, um tema instigante e apaixonante, que nos conduz cada vez mais a chegarmos com mais confiança ao trono da graça, a fim de sermos ajudados (Hb 4.16).

Nesta obra, o autor descortina um dos belos aspectos do favor imerecido de Deus: a graça preveniente. Trata-se de uma doutrina extraída das Escrituras que revela a forma graciosa do agir de Deus para a salvação do homem, mediante sua iniciativa e capacitação espiritual, para que o pecador se arrependa e se converta a Cristo.

Com uma abordagem contundente e vigorosa, o autor resgata a historicidade do conceito da graça preveniente na história da tradição cristã, dando ênfase ao pais da igreja e à teologia de Jacó Armínio e John Wesley, enaltecendo a convicção bíblica e factual dos efeitos devastadores decorrentes da queda no pecado e da completa incapacidade do homem de conseguir o favor divino, seja pensar, querer, ou fazer, por si mesmo, o que é realmente bom, necessitando para tanto da benevolência prévia e contínua de Deus.

Além das abordagens histórica e doutrinária, o livro traz ainda um conteúdo biblicamente consistente do Texto Sagrado, analisando hermeneuticamente diversas passagens das Escrituras sobre a graça preveniente.

Autor: Valmir Nascimento

Adquira a obra na Editora Reflexão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s