Cristianismo pentecostal


O mercado editorial brasileiro ainda carece de boas obras da teologia pentecostal. A CPAD acaba de publicar um livro que ajuda a mudar esse cenário. Trata-se da obra Pentecostes: Essa história é a nossa história, de Robert (Bob) Menzies, filho do saudoso Willian Menzies, um dos principais expoentes da teologia pentecostal.

O livro ajuda a dissipar vários espantalhos acerca do pentecostalismo. O que é o Cristianismo Pentecostal? Há uma série de maneiras de responder a essa pergunta. Como historiador, pode-se traçar as origens e crescimento mundial do movimento ao longo dos últimos 100 anos de sua existência. Como sociólogo, pode-se analisar as experiências espirituais, formas de vida e influência social dos pentecostais em seus vários contextos globais.

Robert P. Menzies, no entanto responde à pergunta como teólogo:\”Cristão que acredita que o livro de Atos fornece um modelo para a igreja contemporânea e nesta base, encoraja todos os crentes a experimentar o batismo no Espírito (Atos 2: 4), entendido como uma autorização para a missão, distinto da regeneração, que é marcado por falar em línguas, e afirma que \”sinais e maravilhas\”, incluindo todos os dons listados em 1 Coríntios 12: (p. 13) 8-10, são caracterizado a vida da Igreja hoje.\” Este livro é um convite sincero para todos os cristãos a estarem abertos a um novo enchimento do Espírito Santo de Jesus para que Ele possa continuar a fazer infinitamente mais para e através de meros seres humanos do que qualquer um de nós poça pedir ou mesmo imaginar.

Menzies, com propriedade, destaca a centralidade de Cristo no movimento pentecostal:

“Na essência, o movimento pentecostal não está centrado no Espírito, mas em Cristo. A obra do Espírito, como pentecostais a entendem, centraliza-se em exaltar e testemunhar o senhorio de Cristo. Os pentecostais ecoam a mensagem apostólica: Jesus é o Senhor. Jesus é quem batiza no Espírito. Observemos também que a fé e a prática pentecostal emanam da Bíblia. É frequente retratarem os pentecostais como extremamente emocionais e experiencialmente conduzidos, mas essa é caricatura da imagem real. Na realidade, os pentecostais são o “povo da Bíblia”. Embora os pentecostais incentivem a experiência espiritual, fazem-no com um olho atento às Escrituras. Como já observei, a Bíblia, e particularmente o livro de Atos, fomenta e molda a experiência pentecostal.”

Recomendo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s