Pulserinhas coloridas do sexo: a nova e perigosa moda entre adolescentes


por Valmir Nascimento Milomem

Vez ou outra aparece uma moda entre os jovens e adolescentes. A mais recente são as pulserinhas de silicone coloridas e finas, compradas às dúzias por até R$ 2. A prática surgiu na Inglaterra e graças às redes sociais rapidamente se espalhou pelo mundo, chegando agora ao Brasil.

Aparentemente são inofensivas, como uma espécie de adereço, acessório de vestimenta e aparência. Porém, o que muitos não sabiam é que cada cor do bracelete possui um significado, que “corresponde a um comportamento afetivo ou sexual, que pode ir de um abraço, na amarela, a uma relação sexual, na preta. Para exigir o gesto, seria preciso arrebentar a pulseira de quem a traz no pulso” [1].

Ignorantes em relação ao significado das pulserias, muitos jovens  e adolescentes começaram a utilizá-las inocentemente, como é o caso da estudante paulista  Bárbara Campos, de 15 anos. “Eu parei de usar quando descobri, mas vejo um monte de meninas do fundamental usando sem saber”, diz ela. Seu namorado, no entanto, ainda carrega três pulseiras no pulso: uma preta, uma branca e uma vermelha. “Se outra menina estourar as pulseiras dele, eu vou ficar muito brava.” [2]

A questão é mais perigosa do que se imagina. Apesar de alguns pais e até especialistas acharem que se trata somente de uma moda passageira e que não precisam proibir o uso, vale atentar para o fato de que o comportamento grupal dos adolescentes e jovens de hoje pode resultar em graves consequencias para aqueles que mesmo sem conhecimento fazem uso de tais pulseiras. Como observou a psicoterapeuta Ana Olmos, “Quero ver o que pode acontecer se um menino rasgar a pulseira de uma menina que não sabe o significado daquilo. Se estiver em grupo, ele pode forçá-la a concretizar seu desejo. Isso está se espalhando como um código de grupo”, diz a psicoterapeuta, para quem os pais devem explicar a situação aos filhos. “Se um menino é um abusador contumaz, não vai deixar de abusar – seja sexualmente, seja em outras esferas. A pulseirinha é mais uma porta.” [3]

Mas, por outro lado, há aqueles que conseguem impor uma ideologia absurda em referência aos códigos da cores. É o caso de Chico Sedrez, diretor educacional do Colégio Arquidiocesano de São Paulo. Ele diz: “Fizemos uma reflexão com as crianças sobre como se relacionar com os outros. A conotação mais aguda e preocupante é que é um jogo com conotações machistas” [4]. Ou seja, o problema, para Chico, é a conotação machista, só isso. Quézia, da Sociedade Brasileira de Psicopedagogia, também diz algo ridículo:  “Aprender o jogo da sedução faz parte da adolescência e por meio dele o adolescente constrói sua autoestima e autoimagem”. [5]

Portanto, o caso é sério. Mesmo porque, se não bastasse o problema em si, muitos ditos especialistas em sexualidade, os quais ocupam lugares de influência em escolas, acham que o problema é simplesmente de ordem ideológica (machismo) ou então que a prática ajudará na construção da autoestima e autoimagem do adolescente. Isto é, além de enfrentar a prática equivocada, os pais terão que derrotar alguns ditos peritos no assunto.

E Agora, Como Viveremos?

[1]  A polêmica das pulseiras. Revista Isto É, disponível aqui.

[2] A pulserinha do sexo. Revista Época, disponível aqui.

[3] Idem

[4] Idem

[5] Idem

Anúncios

28 comentários em “Pulserinhas coloridas do sexo: a nova e perigosa moda entre adolescentes

  1. É impressionante como as pessoas aderem facilmente ideologias depravadas! Fazem isso rapidamente sem sequer refletir. Tenho visto muitos jovens evangélicos usarem essas pulseiras já algum tempo e nem sabia do que se tratava.
    Mobilizá-los para apenas assinarem uma petição para defender seus direitos dá o maior trabalhão.

  2. “Aprender o jogo da sedução faz parte da adolescência e por meio dele o adolescente constrói sua autoestima e autoimagem”. [5]

    Aí, quando deparamos com vídeos eróticos de crianças de 10, 11 anos de idade, ou com meninas que engravidaram em danças eróticas dos balies funk da vida, sem saber nem quem é o “pai”, dizemos horrorizados: “oh, o que está acontecendo com nossas crianças?”.

    E depois chamam os cristãos de hipócritas.

  3. É muito importante, que aqueles que sabem a real intenção destas pulseiras, levem ao conhecimento das pessoas que usam, em muitas situações apenas pela ingenuidade, para que tomem consciência de que isto faz parte de um jogo muito bem bolado para iludir a juventude e fazer com que seja algo simples e natural, tirando eles do caminho certo. Temos que agira, com sabedoria, para evitar algum dano moral e psicológico no futuro, já que o fato de “estourar” a pulseira, faz com que a regras devam ser obedecidas. Um abraço.

  4. Retificando a minha frase:

    A karina fez uma análise impecável de uma prática “inútil”, aparentemente inocente.

  5. o mundo tem feito de tudo, e tem cada vez mais inventado coisas para ganhar os nossos jovens…misericordia.

  6. ola a paz esteja com vcs ,gente eh incrivel isso !! eu uso e acho muito bonitinha essas pulserinhas eu colmeçei a usar e nem sabia !! sabe pq antigamanet essas pulserinhas nos usamos na escola !! era um adereço comum ..essa moda esta ai pq surgiu em londres ..td bem eu não so mas adolescente eu uso apulserinha simplesmente por achar bonitinho afinal sou brasileira e acho essa patifaria de pulserinha do sexo um absurdo ! so porque surgiu em londres .. e td mundo usar agora quer fazer sexo? temos que repensar nossas atitudes em relação aos paises ai fora ..

  7. ACHU QUE DEVEMOS SIM LUTAR COM TODAS AS FORÇAS CONTRAS ESSA GUERRA SATANICA PARA ILUDIR NOSSOS ADOLECENTES POIS SEMPRE APARECE UM PRA DIZER QUE NADA A VER TUDO A VER POIS SATANAS NAO BRINCA EM SERVIÇO QUANDO O TRABALHAR DELE E DESTROI O QUE DE MELHOR DEUS FEZ QUE FOI O HOMEM A SUA IMAGEM E SEMLHANÇA E AINDA TEM GENTE CAPAZ DE DIZER NADA VER SEMPRE A MODA VEM DE FORA E OS SIMPLICES ACABAN ACATandu devemos vigiar antes de ser tarde

  8. Olá, EWE!

    Vejam só, primeiro vocês desautorizam os peritos no assunto como se as opiniões de vocês
    fossem mais importantes do que as dos especialistas. Ainda bem que eles são especialistas e vocês só acham que são…

    Em relação ao seu comentário de que existe um tal

    “jogo muito bem bolado para iludir a juventude e fazer com que [sexo] seja algo simples e natural, tirando eles do caminho certo.”

    Veja bem, se você acha que SEXO não é NATURAL e SIMPLES, acho que quem foi iludida aqui foi você.

    Crianças e adolescentes não estão sendo iludidos: eles têm interesses sexuais naturais e isso nunca teve nada a ver com essa moda de pulseirinha colorida.

    Mas claro que é mais fácil satanizar pulseirinhas coloridas de Londres do que aceitar que SEXO É NORMAL e NATURAL na vida de TODO SER HUMANO, e desde muito cedo as crianças e adolescentes têm suas curiosidades e interesses a respeito.

    Ou seja: ninguém nunca precisou de pulseirinhas como pretexto pra fazer sexo! Deu pra entender? Vocês estão dando ibope demais pra algo que deve durar menos que uma estação…

    Abraço!

  9. Satanica? Acho que vc foi um pouquinho ao extremo. Mas não vejo mal algum em usar pulseiras se souber o q está fazendo. Ainda acho uma bela de uma putaria, não nego. Os adolescentes, que seriam o nosso futuro, de uns tempos pra cá estão desmoralizando tudo o que anteriormente foi pregado. Queria voltar para os anos 70…

  10. A Biblia nos ensina dizendo que erramos por não conhecer a Palavra de Deus. Muitos dos nossos adolecentes usam tais coisas sem ao menos ter conhecimento do significado, ai entra a importância do acompanhamento dos pais ou responsáveis. A minha maior preocupação não são com as pulseiras e sim com a falta de orientação que os nossos adolecentes e crianças não estão tendo em casa e por que não dizer até mesmo em nossos igrejas. Precisamos orar, pedindo a Deus que guarde essa geração de um futuro irreparável, por crescerem sem limites, somente Deus é capaz de mudar o futuro dessa GERAÇÃO.

  11. Olá! E então?

    PROPONHO UMA ENQUETE:

    a) É o SEXO que motiva a brincadeira das pulseirinhas ou;

    b) as PULSEIRINHAS que motivam a brincadeira do SEXO? ou ainda;

    c) tanto faz, melhor é brincar (a letra c é terminantemente proibida para crianças e para evangélicos antes do casamento)

    Abraço!

  12. voces nao devem usar estas pulseiras pois elas traz maldicao para as sua vida.deus e o teus pai aceita ele para ser senhor da sua vida eu e ele amamos muito voces beijos.

  13. jovens e adolescentes nao usam estas pulserinhas .voce so deve transar e beijar na boca depois do casamento no namoro so pode ter celinho ok? deus te ama e eu tambem

  14. Acho uma pouca vergonha o presidente deixar vender isso no Brasil ele sabendo q isso esta acontecendo prende-se quem esta vendendo isso pocha nao custa colocar isso na tv como um alerta para os pais que nao deixem seus filhos usa isso nimguem quer ver um filha com 12 13 anos q nao seja mais virgem nossa pensa na humilhaçao na escola na rua por isso gente tome muito cuidado com isso por eles naun chegam e perguntam se vc quer brincar disso se vc esta com uma puseira de cor verde e um chupao no pescoso esse vc nao quiser ja era pq a pulseira detreminou isso esse meu comentario eu so tenho 13 anos de idade!!!

  15. tenho 18anos e acho as pulseiras bonitinhas e até uso se os jovens usar como um acesório não teria problemas eu uso como um enfeite.

  16. Essas pulseiras são novidades??????????? Nãoooo claro que não aos desavisados de plantão elas já foram lançadas nos anos 80 e nos anos 99 e 2000, sei disso pq eu mesma já as usei antes em 2000 e nem tinha nada disso. Na boa essa coisa de pq alguem usa pulseira é pq quer sexo é besteira afinal se assim fosse quem usa short, minisaia e decote, tambem seria motivo pra se pensar no mesmo, e nem é. Só quem é pervertido sexual que acha que qualquer motivo é valido pra uma pessoa fazer sexo, uma pessoa que age criminosamente, com atos de violencia sexual. Pq pessoas normais tratam o assunto como quando um não quer dois não brigam

  17. eu tenho 20 anos eu acho que essas pulserinhas nao tem significado nenhum cada um usa do jeito que quer senvergonha é da quela que pensa em usar como desculpa para demonstrar sua servengoince!!!@:

  18. A questão é muito simples! Os adolescentes de hoje não estão mais preocupados em “perder tempo” conquistando alguem, preferem logo ir ao que interessa do modo mais rápido e passar logo pra próxima!!! Infelizmente, talvez não a maioria, mas muitos, já pensam desta forma!

  19. credoo
    eu usei isso n sabeno que era esta coisa que nojo..
    é camizinha usadas!!uéééééé…..

  20. Os pais tem que ter mais cuidado com o comportamento dos seus filhos .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s