Universidades desviam jovens cristãos?


 

por Valmir Nascimento

Notícia publicada em [O Galileo] diz que pesquisa realizada em 2006 por Steve Hernderson, presidente do Instituto Christian Consulting for Colleges and Ministries demonstrou que cerca de 58% dos jovens cristãos nos Estados Unidos se afastaram da Igreja ao ingressar à universidade. A pesquisa foi também aplicada dentro das universidades brasileiras e o resultado foi o mesmo.

Relata ainda que, a pesquisa com o título ‘Uma questão de valor versus custo’, mostrou que 58¨% dos jovens cristãos se afastaram da igreja ao ingressar na faculdade, evidenciou o despreparo que muitos deles têm para enfrentar os conflitos da vida acadêmica.

O ingresso do jovem cristão no ambiente universitário por muito tempo não foi visto com bons olhos pela liderança cristã, exatamente porque a impressão que se tinha (e ainda se tem) é que a universidade “desvia” o jovem cristão, criando-se, desta forma, uma dicotomia entre fé e estudo acadêmico.

Particularmente, quando entrei para a universidade, fui muito criticado. Alguns diziam que mais cedo ou mais tarde as “letras que matam” poderiam desviar o meu foco do evangelho. Graças as Deus isso não ocorreu!

Muita coisa melhorou de lá para cá, mas ainda esse tipo de pensamento persiste na igreja. Infelizmente!

Mas, de fato, os jovens cristãos não desviam quando entram para a universidade?

Evidente. Não há para confrontar o fato de que grande parte daqueles que ingressam na universidade acabam, negativamente, ludibriados pelas más companhias e por falsas filosofias que ali são ensinadas. Entretanto, ao invés da liderança tentar proibir de jovens cristãos irem para a universidade, é preciso capacitá-los, prepará-los afim de testemunharem o nome de Cristo dentro daquele ambiente. É preciso muni-los, tanto sob o ponto de vista acadêmico quanto espiritual, para poderem “responder com mansidão e temor aquele que lhe pedir a razão da sua esperança“, como escreveu o apóstolo Pedro (1 Pe. 3.15).

É claro, o ambiente universitário é sobretudo desafiador. Mas, a vida cristã é um grande desafio. E graças a Deus existe um enorme contigente de jovens cristãos comprometidos que estão fazendo diferença dentro do campus. Pessoas que estão ali pela graça Deus e fazem a sua vontade sem nenhum temor ou vergonha por serem cristãs. Prova disso são os grupos formados por jovens evangélicos com vistas a testemunhar o nome de Cristo nas universidades, faculdades e escolas superiores, como  Agência Pés Formosos, AUNI, ABU etc.

Assim, se você é cristão universitário e está em busca de ajuda, procure um desses grupos para que, durante o seu tempo como acadêmico, para além de capacitá-los para o mercado de trabalho, seja usado também para ganhar almas.

www.comoviveremos.com

Anúncios

10 comentários sobre “Universidades desviam jovens cristãos?

  1. Voce pode detalhar melhor o que sao “falsas filosofias que ali sao ensinadas”?

  2. Houve um caso na igreja onde congrego que uma jovem que havia terminado seu relacionamento com um irmão, ingressou numa faculdade e aos poucos começou a deixar de lado seus principios e se deixou levar pelas investidas de outros rapazes e só não piorou por que seu ex-namorado reatou com ela. E ela era uma das jovens mais rigidas do grupo de louvor da mocidade, vivia apontando e julgando os demais jovens por atitudes ate parecidas com a dela. O que eu passei para ela foi que todos temos carencia de companias e de pessoas, e se as pessoas que te cercam tem outros valores que o seu, ou vc sai do meio deles ou então se tornara um deles….. A Paz do Senhor!!!!!!

  3. O ambiente univesrsitario e propicio para o esfriamento e a diversidade de pessoas e pensamentos que as vezes redicularizam de uma forma intectual e argumentativa acerca de conhecimento,acontecimentos e valores comportamentais.Jovem por muitos motivos acabam se inclinando para opiniões arbitrais de pessoas que dominam conhecimento ou que obitiveram sucesso sem Deus que por um algum motivo nos leva a um foco totalmente argumentativo.Devemos prosseguir,pois Deus nos ensina a conquistar a terra e domina-la,devemos ultrapassar estes obstaculos e devemos atentar para isso pois somos um ser socialvel independente de religião ou credulo ,devemos ser harmoniosos e inteligentes acerca de nos depararmos co niveis intelectuaias de diversos niveis,devemos ter equilbrio e estar no centro da vontade Deus.

  4. sou estudante de ciências sociais de uma universidade federal e todos os meus professores são ateus confessos,o evangelho ridicularizado a todo instante,porem oro a Deus pra continuar fiel.

  5. O questionamento da Ursula continua. Ridicularizar qualquer pessoa, não interessa o motivo, é deseducação. Afinal, deixando os rudimentos da doutrina, avancemos.

  6. bom não gosto de julgar ou mencionar criticas a ninguem,mas acho que nos que somos jovens cristãos devemos dar bom testemunhos em qualquer lugar que seja e ao inverso de nos contaminar com o mal devemos dar exemplo de que temos uma vida transformada e purificadas e que possamos dar bom frutos afim de que esse fruto permaneça…

  7. Faço Geografia…. a uma grande pressão contra as leis de Deus, mas devemos procurar não cair em caminhos escuros…

    Eu costumo unir a bíblia aos meus estudos!!!

  8. Graças à faculdade, vários jovens cegos por filosofias arcaicas estão saindo da escuridão.

    Que as tais “falsas filosofias”, continuem abrindo os olhos de muita gente, só assim teremos uma sociedade justa, sem preconceitos, esclarecida, inteligente e livre das burrices que as igrejas cristãs impõem.

    Igrejas são dos homens, Deus não está em nenhuma delas. A bíblia é a justificativa que o intolerante usa para justificar seus preconceitos.

  9. NADA DESVIA NINGUEM! NÓS TEMOS UM CRIADOR, E TUDO O QUE ESTA NO MUNDO, FOI CRIADO POR ELE, O INIMIGO NÃO TEM O PODER DE CRIAR NADA…. O PROBLEMA MAIOR É O HOMEM PECADOR, QUE ONDE PÕE A MÃO.. ESTRAGA TUDO!
    A UNIVERSIDADE NÃO DESVIA NINGUEM, O HOMEM É O QUE SE PERDE SOZINHO…

  10. Realmente ja havia percebido esse tipo de atitudes por parte de vários universitários cristãos, mas tenho pedido a Deus que nos ajude pois precisamos de sua segurança. Universidade é um ambiente bem difícil portanto necessitamos nos revestir com as amarduras para que possamos está firmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s