Pesquisa mostra que brasileiro gasta pouco com leitura


livros

Dados divulgados pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) mostram que apenas 7,47% da população brasileira adquirem livros não didáticos. Gastos com leitura são menores do que despesas com TV, vídeo e computador.

Ocorre que, além de ser um problema cultural do brasileiro, a falta de leitura também é agravada em razão dos preços elevados das obras. E, infelizmente, isso também ocorre em relação aos livros evangélicos. Os valores estão pela hora da morte!

Anúncios

4 comentários sobre “Pesquisa mostra que brasileiro gasta pouco com leitura

  1. Pior que os livros evangélicos é o preço de Bíblias de estudo. Os preços estão proibitivos!
    Isso sem falar nas bíblias da moda, como a da mulher, do padeiro, do bicheiro, e por aí vai! Rss!
    A mais cara é uma tal de Batalha Espiritual e Vitória Financeira; da última vez que vi na TV custava R$ 900,00 e vinha gratis uma tal de benção financeira. É vendida pelo programa do Pastor Silas Malafaia.

  2. Eu amo malhação cultural!

    Bem, logo se vê que a lei do mercado funciona para tudo, menos quando é para explicar questões de cultura.
    As pessoas não lêem porque os livros são caros e, os livros são caros porque as pessoas não lêem ! Os livros são caros, porque há pouco mercado, e há pouco mercado porque os livros são caros! É a velha questão do ovo e da galinha!
    Essa mania de dizer que brasileiro não gosta de ler, que é preguiçoso, é meia verdade… diga-se de passagem obrigatória, que também é incapacidade do governo brasileiro de investir na educação do povo. O brasileiro não tem o hábito de leitura; e é um hábito difícil de se formar. Exige-se quase uma vida toda de formação: da infância à juventude. O Brasil precisa urgentemente investir na educação cultural de seu povo.
    Eu tenho poucos amigos para conversar sobre livros e leituras…
    São caros; trabalhando na sua confecção, ganha-se pouco; autores então… ganham nada.
    Mas os editores ganham muito! A preocupação com o conhecimento, a educação e a cultura, é secundária; mas a ganância pelo lucro, é uma prioridade desmedida!

  3. Caro irmão Valmir, a paz do Senhor!

    Realmente a pesquisa está correta, tanto no meio secular quanto no gospel os que gostam de ler são poucos, não levemos em consideração a qualidade das literaturas pois se obersarvarmos isso certamente o resultado será desanimador.

    Eu particularmente sou viciado em comprar livros, ainda que o preço seja salgado mesmo, tenho-me mostrado mais inclinado a comprar livros que a comprar roupas, eletrônicos e outros; os preços dos livros evangélicos estão salgados, mas agora que estudo Direito vi que esses têm muito mais sal, em excesso!
    Quando tento incentivar pessoas próximas a ler vejo que há uma natural resistência,creio que, como já foi mencionado, o hábito deve vir da infância, mas sei que pode ser formado em pessoas já na fase adulta.
    Acerca do nosso governo creio que não é de muito interesse do mesmo que todos brasileiros sejam habituais leitores, os motivos são muitos, um deles, creio eu, é que pessoas mais instruídas são questionadoras, inquiridoras, não manipuladas com tanta facilidade como muitos brasileiros e isso vale para a política, para o consumismo, para o excesso e tempo aplicado à TV.
    Mas prossigamos lendo e estimulando pessoas para que esse quadro mude.
    Uma dica para quem quer economizar é procurar comprar livros com desconto nas lojas da CPAD (cito essa editora pois lá tenho comprado bons livros com desconto – tem exemplares de outras casas também ) através de sua igreja, acima de determiado valor os descontos podem alcançar 30%, isso é um bom, ou melhor, ótimo desconto.

    Abraço.

  4. É verdade, os brasileiros não gostam, de ler mesmo, também acho os preços dos livros um absurdo, tanto evangélico, quanto os outros. As Bíblias de estudo nem se fala. Mas, a verdade é que precisamos e muito ler, já dizia o sábio: “Quem não ler, mal ouve, mal fala e mal vê”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s