Cultura de 140 caracteres


Qual o motivo do sucesso do twitter? Há quem diga que seja em razão da facilidade do seu uso e pela rapidez de publicação de matérias.

Matérias, que matérias? São somente 140 caracteres. Não dá para escrever nem mesmo uma frase digna.

Por isso mesmo acredito que a principal razão do sucesso do microblog é a nossa cultura de sinopses. Nossa sociedade atual é avessa à completixade e ao aprofundamento do conhecimento. Resumimos tudo em apostilas e vivemos reféns do google e da wikipédia.

Além do mais, 140 caracteres é o texto máximo que alguns conseguem escrever dentro de um raciocínio lógico e linear. Exigir mais do que isso é condenação.

Assim, tomemos cuidado para não nos condicionarmos à cultura dos 140 caracteres.

Anúncios

5 comentários em “Cultura de 140 caracteres

  1. Caríssimo Valmir,

    Assino embaixo do que você disse.

    Tenho uma conta no twitter, mas uso praticamente apenas para divulgar o blog. O que mais dá para dizer lá?

    Aliás, não só o twitter é reflexo dessa (in)cultura, mas muitos comentários em blogs demonstram a ignorância em que as pessoas procuram se manter, desde os mais absurdos erros gramaticais até às sentenças sem qualquer lógica. Isso para não falar na falta de conteúdo.

    Às vezes algumas pessoas dizem que falo difícil. Isso não é algo de que me orgulhe. Porém, tenho o vocabulário dos livros que leio. E leio bem menos do que gostaria. Falta leitura aos demais. E, aos cristãos, até da Bíblia. Enfim, não sou eu que tenho um nível cultural alto, os demais é que tem um nível muito baixo. E isso tudo é, de fato, deprimente!

    Grande abraço, no Senhor,
    Roberto

  2. A sociedade está assim mesmo. Ninguém quer perder tempo entendendo nada, questionar o conhecimento, entender as variabilidades e versões dos assuntos. O povão não exige nem a fonte das notícias. Se o sujeito leu no Estadão ou ouviu no Jornal Nacional, o intelecto dele já se satisfaz com a informação. A partir daquelas informações, ele se orienta em sua vida sem saber se são fatos…

    O aluno passa de ano fazendo trabalho xerocado. O professor passa vídeos para a classe em vez de exigir leitura, reflexão e contradição. Pensamento crítico não existe mais. O Twitter, a Wikipedia, as cartilhas, os rascunhos (“esboços”) e toda a parafernália digital só vieram para realizar a acomodação intelectual das massas em forma de serviços.

    Nesse panorama não podemos xingar os socialistas pelo sucesso das suas mentiras e difamações. Todo mundo que discorda do Socialismo é oligarca, homofóbico, preconceituoso, machista, racista, fascista, nazista. O povão acredita. A massa de estúpidos sai por aí “denunciando” e exigindo “leis” contra quem desalinha com a ditadura…

    Veja, por exemplo, a lei contra o cigarro. Ora, o fumo é um direito individual. Fuma, bebe, dorme, pedala, corre, viaja, come, casa ou trabalha quem quiser. O governo proibiu um direito individual do cidadão, certamente premeditado a fazer laboratório de passividade bovina do brasileiro, no nariz de todos nós. Agora eu pergunto: quem se levantou contra a burocracia? Ninguém! Se veio do establishment, o zé mané balança a cabeça e pára de fumar, de comer, de pensar, de respirar…

    O futuro do mundo é o controle mundial da ONU, todo mundo trabalhando para o grande Obama-Lula-Chávez, este montado em um aparelho estatal imenso e sufocador das liberdades individuais, das religiões, causador de fome, de miséria, do pensamento único, da escravidão do homem pelo Estado.

    O projeto que Stalin, Mao, Mungabe, Fidel Castro e Hitler não conseguiram realizar através da força e da pólvora, a esquerda mundial está fazendo a base da manipulação do pouco intelecto da geração tuíter e uiquepédia…

  3. Eu acredito q a divulgação das matérias e posts via links é o grande diferencial do twitter, a possibilidade de fazer comentários breves e informais é outro fator que faz do twitter uma grande ferramenta de comunicação. E 140 caracteres respondem a pergunta que o twitter faz: ” O que você está fazendo? “

  4. Concordo integralmente com sua observação.
    Tenho também uma conta no Twitter, mas tenho grande dificuldade em usá-la.
    Para uma massa de usuários de Internet sem a mínima leitura e vivência de mundo, está até de bom tamanho 140 caracteres… Até nas Igrejas, tem gente que não aguenta mais que 15 minutos de pregação. Tanto ovelhas que não suportam mais do que isso, quanto pastores que não tem condições de pregar mais do que isso…
    Enfim. Deprimente é pouco.

  5. Olá!
    Eu também tenho uma conta no Twitter, me é útil pra divulgar as atualizações do blog e história Sicoi Lain que estou escrevendo. E também o fórum que criei na internet. Além disso, não dá pra ir muito longe…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s