Perguntas & Respostas: O cristão e o ensino sobre o uso de preservativos


Um leitor me pergunta: “Irmão, vc acha que professores / pastores quando vão dar palestras em colégios devem apoiar o uso de preservativos? ou devem somente dizer que sexo é algo que deve ser para pessoas que são casadas?”

Caro leitor,

Vamos direto ao assunto. Acreditamos, como cristãos, que o sexo somente é legítimo depois do casamento, quando duas pessoas tornam-se uma só carne e constituem a unidade famíliar. Essa verdade, além de ter embasamento bíblico, decorre também de principio natural inerente ao ser humano; princípio esse que uma vez quebrado pode resultar em sérias consequências para os agentes. Prova disso são as doenças sexualmente transmissíveis; a gravidez indesejada; o aborto; as mães solteiras etc. Aliás, de acordo com as pesquisas, o sexo esta associado a auto-estima baixa e depressão em garotas que iniciaram as relações sexuais (idade média de início 15-17 anos) sem relacionamento afetivo ou romântico. Mais perigos aqui também.

Portanto, a toda evidência, a instrução primordial do professor cristão deve ser nesse sentido; mostrando aos alunos que o simples desejo sexual não pode ser o ponto de partida para as relações sexuais entre os jovens; mesmo porque o homem não é um simples ser animal, mas sim moral, que sabe a diferença entre o certo e o errado; de modo que não é (não deveria ser) guiado essencialmente pelos seus intintos como o são os animais; mas tem, por outro lado, condições de escolher qual caminho tomar (falei sobre esse assunto neste post).

Superado esse ensinamento fundamental, temos ainda a questão dos preservativos. E, nesse caso, não podemos ser hipócritas. Os números comprovam claramente que cada dia mais os jovens praticam sexo mais cedo, e pior ainda, sem qualquer tipo de segurança. Não podemos ser imbecis ao ponto de negligenciar esse fato. O preservativo é uma mal necessário que deve ser usado como último recurso caso o sexo venha a ser praticado. O que não aceitamos, isso sim, é a ação grotesta dos governos no sentido de distribuir preservativos a rodo como se isso fosse resolver os problemas advindos da sexualidade hedonista. Não, isso não. Contestamos, mais, ainda, o fato de colocarem máquinas de produção de camisinhas nas escolas públicas. Essas ações simplesmente banalizam o sexo e apresentam o preservativo como sendo a solução única do marasmo sexual da atualidade. Além de não resolver, promove uma visão distocida e liberal do sexo.

Portanto, o professor cristão deve se basear no bom senso. Sexo somente para depois do casamento, cujo ensino deve vir acompanho de argumentos sólidos e da demonstração das consequencias gravosas para a relação irresponsável antes do casamento. Quanto ao preservativo, demonstrar que, em último caso, deve ser utilizado; fazendo sempre questão de mostrar que é um simples objeto que não resolve os problemas, mas simplesmente ameniza uma conduta já equivocada.

O que não podemos, repito, é fazer de contas que os problemas não existem.

S.m.j

Em Cristo. Nosso Senhor e Rei.

VNMS

P.S. Envie a sua pergunta para comoviveremos@gmail.com

www.comoviveremos.com

Anúncios

4 thoughts on “Perguntas & Respostas: O cristão e o ensino sobre o uso de preservativos

  1. Muito bom esse texto. É lamentável vermos pessoas cristãs aderindo a essas modalidades como algo “bom”, perdendo o foco de todas as coisas, principalmente do sentido substancial de Deus em suas vidas.

  2. Valmir, também quero fazer uma pergunta (na verdade duas): Cristãos casados podem usar camisinha? Existem práticas sexuais erradas até mesmo para pessoas casadas? Obrigado desde já.

  3. E ISSO AI

    SE TODAS AS PESSOAS SEGUESSEM CRISTO COMO MODELO, O MUNDO SERIA BEM MELHOR… E SE AS PESSOAS SEGUEREM A BIBLIA COMO MANUAL, CREIO EU QUE NAO AVERIA ESSAS DOENÇAS (DSTS),GRAVIDES ENDISEJADA E NO MUNDO TERIA PESSOAS COMO MENAS FERIDAS NA ALMA, QUANTO AS CRINÇAS QUE NAO TEM CULPA DE NADA, COMO AS MOLHERES….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s