A mídia, a gripe suína e o sorriso do mosquito da dengue


por Valmir Nascimento Milomem

Se existe alguém que está tirando proveito com a gripe suína é o mosquito da dengue. É, porque, enquanto o mundo todo canaliza esforços para tentar encontrar solução para o Influenza A H1N1 que, até agora, atingiu mais de 5 mil pessoas em todo o mundo e matou 58 no México, a dengue vai fazendo a “festa” aqui no Brasil.

Segundo dados de dias atrás, o mosquito já havia provocado a morte de 54 pessoas no Rio de Janeiro, 23 em Mato Grosso e 49 na Bahia, isso porque, conforme o Ministério da Saúde, houve uma queda de 49% no número de todo o Brasil em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total chegou a 440.360 casos.

Então, o mosquito da dengue vai sorrindo e ceifando vidas pelo Brasil, enquanto a mídia volta seus holofotes para a gripe suína e os governos não resolvem o caos instalado pelo aedes egypt. Como lembrou Cláudio Bertolli, o destaque dedicado à gripe suína nos meios de comunicação acaba deixando de lado outras doenças, algumas até mais letais. Segundo ele, isso se deve ao fato de a gripe ser uma doença nova e existe ainda uma forte referência no imaginário popular com relação aos 26 milhões de mortos, em decorrência da gripe espanhola, em 1918.

Segundo Bertolli, “apesar de não ter casos confirmados no Brasil, a gripe acaba sobrepondo a atenção dedicada à dengue, que só no estado da Bahia matou 49 pessoas e no Brasil registra 50 mil casos (10 x o número de gripe suína). Para o antropólogo, isso se motiva principalmente pelo fato do “discurso midiático ser um discurso espetacular”. Na avaliação dele, os veículos de comunicação tratam de assuntos que fogem do comum, daquilo que é conhecido.”

Portanto, pela lógica, a prioridade seria acabar com a dengue. Mas, nos últimos dias, a “gripe suína” tem dado mais ibope.

E Agora, Como Viveremos?

 

Anúncios

3 comentários sobre “A mídia, a gripe suína e o sorriso do mosquito da dengue

  1. Gostei da Postagem, é uma pena que a população brasileira é muito influenciada pela tão sonhada “GLOBalização, e enquanto isso, a realidade passa despercebida.
    Parabéns

  2. Segundo Bertolli, “apesar de não ter casos confirmados no Brasil, a gripe acaba sobrepondo a atenção dedicada à dengue, que só no estado da Bahia matou 49 pessoas e no Brasil registra 50 mil casos (10 x o número de gripe suína). Para o antropólogo, isso se motiva principalmente pelo fato do “discurso midiático ser um discurso espetacular”. Na avaliação dele, os veículos de comunicação tratam de assuntos que fogem do comum, daquilo que é conhecido.”

    Portanto, pela lógica, a prioridade seria acabar com a dengue. Mas, nos últimos dias, a “gripe suína” tem dado mais ibope.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s