Pais obedeceis a vossos filhos?


Por Wilson Ribeiro Ferreira
via Agência Pés Formosos

 Todos nós sabemos do grande potencial dos adolescentes de nossos dias. E podemos observar isso na conclusão das etapas escolares que nunca foi tão breve, fazendo com que adolescentes de 15, 16 e 17 anos já estão preparados” para entrarem numa faculdade; São eles quem resolvem nossos problemas no que se refere a eletro-eletrônicos (computador, celular, MP3, Ipode, Iphone e outros); Internet, vídeo game e afins parecem intenções de seu corpo, onde muitas coisas são realizadas ao mesmo tempo.

No entanto, as habilidades notáveis dos adolescentes são insuficientes para que eles consigam desvencilhar-se das dificuldades que o mundo nos apresenta. A revista Veja da semana atrasada (18 fevereiro de 2009) diz em sua capa: “… eles são os reis da era digital, decidem o que a família vai comprar, custam caríssimo, mas estão mais desorientados do que nunca”.

Tanta informação, tanto conhecimento, tantas oportunidade, mas nossos adolescentes ainda estão desorientados.  A mesma revista Veja trouxe uma enquete realizada entre adolescentes de 13 a 19 anos mostrando que 75% dos adolescentes já “ficou” ou namorou; que 49% já não são mais virgens; a primeira relação sexual acontece em torno dos 14 anos; que 40% das garotas usam pílula anticoncepcional, 49% dos meninos dizem que as meninas têm o mesmo comportamento sexual dos homens.

A cada dia que passa os adolescentes vem se mostrando incapazes de assumirem as responsabilidades da vida moderna. Eles não tem limites quanto ao usos de seus gadget, não são seguros quanto ou que querem, se sentem só  se não for contatado por seus amigos, não pensam em revolução como a juventude dos anos 60 e 70, e quando pensam no futuro, preferem pensar apenas em ganhar dinheiro e isto de forma pragmática.

Mas por quais motivos os adolescentes se afastaram de ideais e da moral? Por qual motivo os adolescentes “crentes” menosprezam a vida de devoção e vivem exclusivamente para eles mesmos? A resposta trazida pela revista Veja é: Por falta de pais e mães competentes. A revista diz ainda que a maior culpa dos pais de hoje está no fato de eles não saberem dizer “o velho, bom e sonoro NÃO”, e a incapacidade dos pais exercerem autoridade deixando os adolescentes sem responsabilidades.

Diante desse quadro os cristãos devemos apoiar-nos naquilo que a Bíblia diz. Infelizmente para muitos de nossos adolescentes a Bíblia é um livro “chato” como a maioria dos livros, e ultrapassado. Mas por qual motivo a Bíblia para muitos adolescentes não tem significado? Porque os pais erraram em sua orientação espiritual. Hoje encontramos adolescentes “se matando” de tanto estudar para um vestibular futuro, mas que no decorrer da semana não abre a Bíblia uma vez se quer. Vemos adolescentes com agendas super lotadas com atividades como escolinha de futebol, piano, balé, inglês, violão, canto, estudos, academia, etc., e que ainda arruma tempo para Orkut, MSN, Ipod, MP3 e afins, mas são super negligentes quanto a vida de oração, participação nas atividades da UPA ou qualquer outra coisa que carregue o sinônimo IGREJA.

Diante desse quadro, quando nossos jovens encontrarão tempo e ânimo para ler a bíblia e participarem das atividades da igreja?

Quando os pais assumirem a responsabilidade de conduzir seus filhos no cainho da salvação. Quando os pais fizerem valar a mensagem bíblica em suas próprias vidas para que assim os adolescentes vejam e aprendam; quando os pais acordarem para o fato de que estão produzindo um ótimo profissional que viverá sua vida eterna no inferno.

Filho, obedecei os vossos pais no Senhor, pois isso é digno (Ef 6.1). Todos nós conhecemos essa passagem bíblica, mas o grande fato levantado por nós, é que a grande parte da desobediência dos adolescentes de hoje se dá em virtude da displicência dos pais quanto sua responsabilidade de serem pais, educadores e modelo de vida cristã para os de sua própria casa.

A tarefa não é fácil, nunca foi! Precisamos reassumir nossas responsabilidades e assim conduzir nossos filhos no caminho que eles devem andar.

Que Deus nos ajude a sempre dizer: “Eu e minha casa servimos ao Senhor”.

 Wilson Ribeiro Ferreira é líder da Igreja Presbiteriana Bethânia

 

Fonte:
Portal Igreja Presbiteriana Bethânia em Jataí – Goiás
Anúncios

Um comentário em “Pais obedeceis a vossos filhos?

  1. Precioso irmão Wilson Ribeiro, essa realmente foi uma palavra de alerta, para nós os pais, tenho dois filhos exatamente na idade de 15 e 17 anos. E tem sido um grande desafio desenvolver neles o interesse pelas coisas espirituais. Diante do Trono da Graça tenho pedido sabedoria para fazer o que é correto como pais, apesar de toda força contrária imposta pelo reino das trevas através da mídia. Essa é uma batalha que temos enfrentado dia-a-dia. Continue com palavras abençoadoras como essas, principalmente quando disse:”Quando os pais fizerem valar a mensagem bíblica em suas próprias vidas para que assim os adolescentes vejam e aprendam; quando os pais acordarem para o fato de que estão produzindo um ótimo profissional que viverá sua vida eterna no inferno.” O assunto é seríssimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s