Entrevista de Julio Severo


 

O entrevistado desta semana da UBE é o escritor evangélico Júlio Severo. Considerado um dos pioneiros da blogosfera cristã e também um dos mais influentes no Brasil, Júlio Severo é conhecido por seus posicionamentos contundentes contra o movimento homossexual e a ideologia esquerdista. Nesta entrevista concedida à UBE, Júlio Severo fala sobre sua conversão, internet, liberdade de expressão no Brasil, consciência política, e também sobre o papel do blogueiro cristão, a quem cabe, segundo ele, “abrir a boca e falar o que as mídias seculares e cristãs não querem falar”.

Leia a entrevista completa.

 

Anúncios

4 comentários em “Entrevista de Julio Severo

  1. nunca deixe de querer a vida pra vc
    porque naõ se resume em unica tentativa

  2. Queridos Irmãos,

    Admiro o currículo do Ir. Júlio Severo, sua bagagem acadêmica e suas experiências nesta esfera do conhecimento. Tenho contudo algumas observações acerca da forma como ele trabalha quanto Evangelista Blogueiro. Saliento que não sou o dono da verdade.

    1.Ele alega que seu BLOG emite as impressões pessoais, contudo percebe-se que não poucas às vezes, “as verdades por ele defendida, soa como absolutismo cristão”;

    2.A defesa de alguns “pontos de vistas por ele defendida” são empunhadas como se fosse uma luta genuinamente “cristã coletiva e não passa de um ponto de vista e de uma impressão pessoal dos fatos” (conforme ele mesmo coloca na entrevista);

    3.O a forma como ele aponta as situações, evidência certo sarcasmo, intolerância, falta de docilidade cristã e muitas vezes, o que ele diz, o denuncia como alguém que não tem família, como alguém que não é pai, dada à inconseqüência das colocações, ele expõe a própria família. Esquecendo-se de que: “aquele que é casado cuida de como agradar a família”… Ele pode até te ter um chamado, uma vocação, um ministério específico – BLOGUEIRO, mas, é preciso buscar equilíbrio, ética, respeito e sentimento cristão, com os que erram, pecam, falham…

    4.Alguns posicionamentos são CONDENATÓRIOS, SENTENCIAIS. Ele não consegue se isentar do que é pessoal do que é divino.

    5.Percebe-se ainda em sua entrevista, que ele se levanta “como salvador da Pátria”, “aquele que foi levantado para defender a igreja “pura”, “sem mácula” e se coloca “na posição de quem não foi contaminado” pelas ideologias mundanas e como único cristão responsável em falar a verdade, com representatividade mundial (WEB);

    6.Fala ainda que a INTERNET não é do diabo, o que eu concordo. Mas, não são poucas as vezes que vemos cristãos sendo verdadeiros ciberdemônios, acusando e se posicionando como ESPADAS DA JUSTIÇA. Eu não posso defender o meu ponto de vista como sendo o ponto de vista de Divino!

    7.O BLOG mantido por ele é cristão com propostas cristãs ou um BLOG de direita com ideologias de direita para “conduzir a ferro e fogo a nova visão da igreja”? E assim que se apresenta – pelo menos é minha impressão! As vezes ele esquece que a VOZ de Julio NÃO É A VOZ DE DEUS e MUITO MENOS DA IGREJA.

    8.O conceito que ele tem de direita e de esquerda é pífio!
    Quando se trata de definir sistema demonizado, ele até cita alguns versículos, contudo esquece que TODO SISTEMA É CAÍDO! O pecado original atrapalhou tudo em nosso sistema, não só o sistema, mas também as ideologias (quer sejam de esquerda, quer sejam de direita, centro esquerda ou direita, emfim, tudo)! O problema não é Lula é o Diabo! O mau é a sodomia, não o e não o instrumento desta – o sodomita.

    9.Nunca houve na história do Evangelho, onde este povo não tenha participado da política local. A nossa Teologia Judaica Cristã, sempre nos permitiu ver um povo político quer seja no Velho Testamento, quer seja no Novo Testamento. No Brasil, a única vez que os evangélicos calaram a boca foi no período do REGIME MILITAR! Neste período, os líderes que se consideravam “DE DIREITA”, denunciavam pastores, líderes, famílias inteiras (irmão viu!). Muita gente teve que deixar sua terra e se exilar fora do País. Outros, foram escondidos por Padres em túneis e cavernas em baixo de igrejas católicas prá não morrer. A bem da verdade, até hoje este período deixou resquícios do “Cala-boca” em nossa cultura “igrejeira paroquialista”.

    10.A questão não é votar ou deixar de votar, a questão é saber votar! Todas as duas situações inspiram cuidado – VOTAR É UM RISCO, NÃO VOTAR É OMISSÃO, logo omissão é pecado. Este posicionamento do Ir. Júlio Severo é um tanto esquizito! E incitar “seus evangeliconautas”, a seguí-lo é meio HENRICRISTO – personagem que manipula se dizendo filho de Deus e dono da verdade!

    11.Em toda bíblia, em todos os tempos, por todos Profetas, Apóstolos e o próprio Jesus Cristo, falou da corrupção da Terra, do Sistema, do Estado, da Religião, da Igreja e seu pseudos-métodos doutrinário, evangelístico e outros… a missão de anunciar dos riscos, a corrupção, não é função de BLOGUEIRO. É função da Igreja que embora estando doente, fadada, em péssimas condições… continua sendo o corpo de Cristo até quando ELE quiser! A Net, através do E-mail, do Blog, é apenas uma forma também de fazer isto. Só não, podemos confundir a Missão. Eu tenho medo de todo e qualquer exclusivismo que evidencie homens, ministérios, pontos de vistas… isso sim prá mim é demonismo moderno!

    12.Eu não entendo quando o Ir. Júlio Severo, fala contra a IDEOLOGIA DA INCLUSÃO (nesse contexto a palavra foi mal utilizada), complementada em seguida por diversidade sexual… “A Inclusão foi expressão de Cristo através do Ap. Paulo (Efésios 1.10,11)”.

    13.Falar sobre ideologias, medidas estatais e políticas partidárias, na versão do Ir. Júlio Severo, como sendo dever cristão, foge em muito da proposta de Reino e Evangelho da Graça proposto por Jesus Cristo no IDE… Pregai… Batizai…

    Quero acreditar (e prefiro) que não seja mais um oportunista disfarçado de salvador da Pátria, usando um biblicismo raso querendo um espaço na mídia. Rogo a Deus que o oriente, proteja e o ajude a cuidar de sua família e da educação de seus filhos.

    Respeitosamente.

    Rev. Ielves Camilo – Recife/PE.

  3. ASSUNTO: JÚLIO SEVERO e FAMÍLIA

    Querido Irmãos ,

    (após assitir o vídeo e refletír sobre outras reportagens comentadas por ele mesmo, acrescento algumas obeservações),

    Tomei conhecimento e acredito que com muito atraso, o que se anuncia em vários sites, blogs e meios de comunicação da net, sobre o que alegam e do EXÍLIO DO Ir. Júlio Severo e família, sob a citação no Ministério Público – no Brasil, por prática de HOMOFOBIA. E que por este motivo está sendo procurado(?)

    1. Como pode um cidadão ser condenado (ou estar sendo procurado) pela Justiça, por um CRIME AINDA NÂO TIPIFICADO NO CÓDIGO PENAL?

    – Se não a LEI, logo não foi aprovado (até onde se sabe, está em tramitação) como a fundamentar o crime e como pode existír a condenação?
    – Ele está (foi) exílado ou optou (condicionado pelas circuntâncias) pelo exílio para poupar a sua vida e família?

    – Será que não há nehum advogado Cristão (ou não Cristão), que interpele por ele?
    – a OAB, o que diz do caso? Se assim for, “quanto ao exercício da cidadania, o caso é grave”!

    2. Ainda que haja Pressão, Lobby, Perseguição por ativistas do segmento, corre-se o risco de Agressão, Maldade, Vandalismo, Ato Contra a sua Integridade Fsica, pessoal e familiar. Mas, exílio por questão da Justiça Brasileira?!

    – Meus irmãos, existem “ainda” Advogados sérios (Cristãos ou Não), e que Deus pode usar como instrumento de Sua Justiça!

    – Existem “ainda”, Deputados Estaduais, Federais e Senadores sérios (Cristão ou Não), que possam agír para a Glória do Nome do Senhor, através de um abaixo assinado!
    – Para onde foi a nossa fé e em que está fundamentada:

    * Será que pode em seus efeitos?

    * O coração do Rei (do advogado, do Deputado, do Senador do Presidente da República), está na mão do Senhor, este, Ele enclina… (Será que ainda cremos nisto?)
    * Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-ie-ei… (Será que DEus responde mesmo?)
    * Se este povo que chama pelo meu nome… (isto é pro dia de hoje?)

    a) Não estou defendendo a Justiça Brasileira – É limitada e precisa de reformas urgentes pois o nosso Código está absoleto, caduco e não reflete a realidade atual e nem satisfaz como J U S T I Ç A.

    É enganosa, perversa, é frouxa com os ímpios, é torcida para interesses escusos e próprios, e nunca se manifesta em favor do justo (Habacuque 1.4). Qual a novidade que pode ser acrescida dos tempos do Profeta Habacuque até aquí? Qual a dúvida ou novidade meus irmãos? Será meus irmãos, que queremos que aconteça diferentemente do que foi predito por Deus através dos Profetas para o nosso bem e alerta? O que nos foi acrescentado pelas denúncias dos BLOGUEIROS, que a bíblia não tenha dito? Devemos tomar cuidado para não desviarmos o foco do que é a nossa responsabilidade, e exaltarmos como ato heróico a ação e atitude do irmão “A” ou o irmão “B”. JESUS CRISTO É O SENHOR PARA GLÓRIA DE DEUS PAI. É bom refletír e discernir acerca dos últimos tempos!

    – No Reino de Deus, Servo é Servo nunca herói! Somos todos co-participantes da alegria e das dores em Cristo Jesus:

    * Lucas 17.9,10 – Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servo inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
    * Lucas 18.7,8b – Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. …

    * João 13.16 – Em verdade, em verdade vos digo o servo não é maior que o seu Senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o envou.

    * O Próprio Ir. Júlio Severo, sabe O QUE É VIVER O EVANGELHO DA GRAÇA: I Pedro 4.15-19; 5.4 … sofrimento, dificuldades, provações e privações, contudo, a promessa que estarmos a proteção, a provisão e a do Pai…

    Falo da JUSTIÇA CELESTIAL e vejo que nem por ísso devemos esquecer que: É DEUS QUEM NOS JUSTIFICA. QUEM INTENTARÁ ACUSAÇÃO CONTRA OS ELEITOS DE DEUS? E AINDA, “eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símples como as pombas”…

    E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa serei levados à presença de Governadores e de Reis, para lhes servír de testemunho, a eles gentios… Mateus 10.16,17,18)

    b) Não estou defendendo o Sistema Político – Nossas Cidades e Estados da Federação ou seja, Câmaras de Vereadores, Assembléias de Deputados Estaduais e Federal, bem como o nosso Senado Federal, vivem em extrema penúria moral (com raras excessões, pois ainda existe homens sérios na política (Cristãos e não Cristãos – embora eu não tenha nenhum parente ou representante pessoal lá… ou onde quer que seja. Não tenho cargo Político e nem tão pouco meus parentes). Não é sem necessidade que a BÍBLIA MANDA QUE OREMOS PELOS QUE ESTÃO INVESTIDOS DE PODER – Carta do Ap. Paulo aos Romanos.

    3. Quanto ao Vídeo do Filosófo em sua defesa:
    (Algumas considerações pessoais)

    3.1. Prá vergonha nossa e Juízo divino, Deus levanta o Dr. Olavo Carvalho (alguém alheio ao nosso ciclo igrejeiro – Não alheio a Deus e a sua sensibilidade), para socorrer e gritar em favor de nosso irmão Júlio Severo, e ainda, para exortar, conclamar, atender, se sensibilizar, intervir, nesta causa.

    Será que este povo que se diz “povo de Deus”, está insensível a voz do Espírito Santo? Será que perdemos a “audição Espiritual” divina? Que Deus abençoe o Dr. Olavo, que com sua instrumentalidade se permitiu ser usado por Deus.

    3.2. Quanto a nós, servos de Deus, cremos que Deus pode e usa quem Ele quer:

    a) Corvos para alimentar seu Povo … “Quando a viabilidade do socorro humano, era inviável”!
    b) Inimigos para trazer Juízo sobre seu Povo … “Quando estes estavam em uma vida de profunda rebeldia e distantes de Sua promessa”!
    c) Serpentes para nos picar em nosso deserto … “Quando em nossa caminhada de deserto, ouvidamos sua orientações e enduremos nossa cerviz”!
    d) Prostitutas para esconder-nos e proteger-nos … “Para cumprir Seus propósitos na vida de seus escolhidos”!
    e) Samaritanos para nos prestar auxílio … “Quando nossos Sacerdotes e levitas nos ignoram”!

    – Em quais desses ESTADOS ESTAMOS?

    Eu faço esta pergunta meus irmão não para ser chato e nem melhor do que ninguém (e muito menos julgar ou trazer juízo divino sobre o povo de Deus) para analisarmos que:

    1.Fomos chamados de desorganizados!
    2.Fomos exortados a base de uma linguagem chula (não estou julgando o Filósofo, gostaria e refletíssemos) e em tom jocoso!
    3.Fomos cobrados por não fazermos nada (do que adianta dizer Senhor… Senhor!)!
    4.O Filósofo, nos canclamou a tormamos vergonha na cara!
    5.Dr. Olavo, ainda diz que: “Temos uma dívida com o irmão Júlio Severo”! Eu entendi o contexto do desabafo e agonia do Doutor. Mas, quanto igreja do Senhor, vamos refletir e considerar:

    a) Qual é a dívida? Temos um dever Cristão, não uma dívida!
    b) Em que ou em quem está apoiada a nossa fé? A reputação do Evangelho e a nossa horra não está no Ir. Júlio Severo e muito menos na situação que ele no momento está vivendo (Icor.2.5), a nossa reputação, honra e fé, está em Jesus Cristo!
    c) Se devemos alguma coisa é para Deus ou para o Ir. Júlio Severo?

    d) Ninguém melhor do que nós sabemos que se a “provações”… foi permitida por Deus;
    se há perseguições, Deus estará sempre no comando;
    se há lutas, privações, sofrimentos, etc., tudo está sob o comando de Cristo Jesus! No mundo tereis aflições…

    Meus irmãos, o Dr. Olavo Carvalho, não tem obrigação de conhecer a doutrina da Igreja, e com ímpeto amoroso e dever cristão o fez. E somos gratos (quanto cristão), por seu amor, carinho e dever moral possível.

    Aos BLOGUEIROS, segue a nossa simples orientação:

    Devemos tomar cuidado para não tirar o foco da CRUZ DE CRISTO!

    Quem recebeu alguma coisa, senão de Deus, através dos seus meios e instrumentos na história da Igreja? Tudo vem de Deus…

    Devemos tomar cuidado, para não estarmos produzindo SALVADORES DA PÁTRIA e ÍCONES, a semelhança do período das trevas!

    Precisamos ficar alertas para não estarmos produzindo CULTO A PERSONALIDADE! Precisamos entender e rememorar que chamar a atenção da Igreja, tem seu lugar próprio (o que não é na WEB) I Tim. 5.20;

    Muito cuidado, quando em nossos BLOGS, emitimos juízo de valor sobre qualquer coisa (I Cor. 5.9-11) em especial, quando se tratar de erros, deslizes, pecados, escândalos envolvendo irmãos (I Cor.6 – “todo capitulo” Roupa suja se lava em casa!);

    Não devemos perder o nosso foco evangélico e doutrinário (I TIM.4.16);

    E ainda, entender que a nossa justiça, não produz a Justiça divina (Tiago 1.20; Hb. 10.31).

    Diante do exposto, não defendi e nem quis dizer que não devemos fazer nada. E ainda, não defendo que devemos ficar com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar!

    I. O que pode ser feito?

    1º. Como está o Irmão Júlio Severo e a família?
    2º. Tem uma conta?
    3º. Está precisando do quê?
    4º. Já há uma mobilização?
    5º. A Igreja dele ou todos nós juntos faremos uma mobilização para enviar manutenção (alimento, dinheiro)?

    Tudo sem alardes, propagandas, sem trombetas e ufanismo. Tudo conforme a Palavra de Deus (que a mão direita, não veja o faz a esquerda).

    II. Em relação aos Projetos e Ações Políticas:

    1º. Quem promove o abaixo assinado?
    2º. Quem conclama o povo?
    3º. Quem vai a Brasília levar (apresentar) o abaixo assinado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal?
    4º. Quem acompanha o processo e faz a Pressão (Loby)?
    5º. Quem de confiança na Câmara Estadual/Federal e no Senado, temos de nossa confiança?

    •Meus irmão, se não formos unidos e organizados (como os ativistas, como os Gays, como a OAB, como a CNBB, onde chegaremos?), como definir e chegar há algum lugar? De nada adiante, falar, falar… de não se mobilizar.
    •Embora não seja este o nosso foco (I João 1.15-17), quanto “embaixadores de Cristo”, vamos marchar para glorificar o nome dele!

    Com temor e tremor,

    Em Cristo Jesus,

    Vosso conservo,

    Rev. Ielves Camilo – Recife/PE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s