Simpósio sobre Darwinismo


via O Tempora, O Mores

Vai acontecer no Mackenzie em abril desse ano.

A realização da segunda edição do Simpósio Internacional “Darwinismo Hoje” se justifica, não somente por causa do 150º. aniversário da publicação do livro de Darwin “A Origem das Espécies” em 2009, como também por causa do sucesso do I Simpósio.

Realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com o objetivo de promover um amplo debate sobre as interpretações do Darwinismo, do Design Inteligente e do criacionismo, o I Simpósio atraiu a atenção da mídia, dos estudiosos do assunto e de todos os interessados em questões como a origem da vida e o seu funcionamento.

O II Simpósio trata basicamente dos mesmos temas, mas avança um pouco, ao ampliar o número de palestrantes e debatedores representantes do Darwinismo, do Design inteligente e do criacionismo. Dessa forma, o Mackenzie procura manter o espírito da Academia como o local adequado para o debate, para o contraditório.

Não se pode mais, diante do avanço científico e das recentes descobertas da bioquímica, insistir-se numa única teoria como a explicação exclusiva da realidade. É necessário que todas as vozes sejam ouvidas nessas questões fundamentais, que tocam praticamente em todas as áreas do conhecimento e nos mais diversos setores da nossa vida.

O evento realizar-se-á nos dias 13 a 16 de abril de 2009, nos campi São Paulo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As inscrições para participação estarão abertas a partir de 20/01/2009 até a data do Evento. Os participantes receberão certificados de participação

Detalhes e inscrições aqui.

Vejam algumas das palestras:

– Dr. John Lennox (Design Inteligente): “A Origem da Vida e os Novos Ateus”.

– Dr. Aldo Mellender (evolucionismo): “Darwin Ontem e Hoje – 150 anos de Origem das espécies”.

– Dr. Paul Nelson (Design Inteligente): “A Árvore da Vida de Darwin”.

– Dr. Gustavo Caponi (Evolucionismo): “A Origem das Espécies – O livro”.

– Dr. Marcos Eberlin (Design Inteligente): “Fomos Planejados – A maior descoberta de todos os tempos”.

– Jornalista Maurício Tuffani – “Tendências da Mídia quanto ao ensino de Design Inteligente nas Escolas e Universidades Públicas e Privadas”.

– Ms. Adauto J. B. Lourenço – “Criacionismo”.

Todos os palestrantes são nomes de peso aqui e no exterior. Entre eles destacamos Dr. John Lennox, professor de matemática na Universidade de Oxford, que se tornou conhecido pelos debates com ateus famosos, como Richard Dawkins. Veja no Youtube vídeosdesses debates (foto).

O II Simpósio promete receber atenção da grande mídia por causa do “ano de Darwin” e por causa da polêmica sobre o ensino de criacionismo nas escolas confessionais acontecido no final do ano passado.

Anúncios

5 comentários em “Simpósio sobre Darwinismo

  1. É uma iniciativa louvável, entretanto, as diversas interpretações ainda encontram-se em desigualdade. Por quê deixar o criacionismo em clara desvantagem?

  2. É verdade, Humberto! Eles escolheram apenas um apologeta do Criacionismo para debater com os ateus. Isso mostra que na verdade o debate não será equilibrado. Há inclusive uma tendência para o lado dos defensores da teoria do Desing Inteligente. Oremos para que Deus ajude o irmão Adauto Lourenço.

  3. Muito interessante esse Simpósio. Gostaria de participar, no entanto não moro em São Paulo. E como os colegas acima disseram estamos em desvantagem numérica, pelo menos.

  4. Que pena este simposio! Do jeito que esta ate parece que existe apenas duas posicoes possiveis. Ou voce e’ crente e aceita o criacionismo/intelligent design ou voce e’ ateu e aceita a evolucao.
    Se a ideia e’ divulgar, porque nao chamam alguem que seja crente e tambem aceita a evolucao? Assim, as artimanhas dos defensores do intelligent design seriam facilmente expostas para o publico leigo.

  5. Tenho informações de que a ciência está sob camisa de força,nos EUA. O “Intelligent Design” não tem espaço no stablishment cientifico; já ocorreram muitas demisões simplesmente pelo fato de cientistas memoráveis citarem o ID como uma proposta viável. Formaram um muro colocando um ponto final no diálogo e na liberdade em plena pátria da livre manifestação de idéias. Professores, jornalistas e cientistas com Phd foram demitidos. Leia reportagem em:
    http://designedarwinismo.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s