BLOGS NO BRASIL


Época

A revista Época dessa semana traz como capa a matéria “80 Blogs que você não pode perder”, a demonstrar que o fenômeno da blogosfera, pelo menos por enquanto, está longe do fim. 

Minha crítica quanto à matéria reside no fato de que – mais uma vez – na escolha dos temas dos blogs foram privilegiados os assuntos ciência e tecnologia, comportamento, cultura, variedades e política, sem qualquer menção ao assunto religião ou espiritualidade.

Ainda sobre esse assunto, recentemente entrei em contato com o Edney Souza, responsável pela organização do Campus Blog, solicitando a inclusão de um painel com o tema “blogueiros evangélicos“, ou sobre religião, afinal, como ele mesmo afirmara, o objetivo do campus blog era demonstrar todos os segmentos da blogosfera tupiniquim. Como resposta, e de forma muito gentil, o Edney disse que “blogueiros evangélicos” era um tema que teria parcialidade e que eu deveria contactar “outras vertentes” a fim de balancear o painél. Ou seja, entende-se que os blogueiros evangélicos são muito parciais em sua opiniões, como se os demais não o fossem.

Alegra-me o fato do crescimento da blogosfera no Brasil como fenômeno da democracia da informação e expansão das idéias e opiniões de pessoas até então desconhecidas e que não fazem parte do mass midía. Por outro lado, preocupa-me que esse crescimento tem sido influenciado somente por um grupo de mais ou menos 20 “blogueiros de ponta” os quais ditam as tendências desse fenômeno. Creio sinceramente que existem excelentes blogs além daqueles mencionados na revista, alguns inclusive melhor, entretanto, como não fazem parte da equipe dos bam-bam-bans, acabaram ficando de fora.

 

Anúncios

11 thoughts on “BLOGS NO BRASIL

  1. Prezado Valmir:
    Graça e Paz,
    Ainda que a blogosfera navegue em um teriotório livre, como o é a internet, não podemos esquecer que o mundo jaz no maligno, e nesse caso, as influências negativas contra o evangelho por ele lançadas, também permeiam nesse espaço virtual, e serão utilizadas pelos mesmos que assim agem na grande impressa.
    Isso é lamentável, no entanto, queriam ou não, aqui estamos para fazer nossa parte.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

  2. A Paz Valmir.

    Isso não e nenhuma novidade mesmo. façamos nossa parte e esquecemos esse mundo pois dele nada de bom sai. Ainda mais para nós que pregamos o Cristo Verdadeiro, não precisamos sair em revistas precisamos sim alertar os internautas sobre o reinado de Cristo que e mais importante.

    Paz e força.

  3. Pr. Carlos Roberto.

    Disse tudo.

    Continuemos a fazer o nosso papel como sal no meio dessa blogosfera. Acredito que os blog possuem um poder de influência muito grande, que às vezes não conseguimos medir, e um desse blogs é o Point Rhema mantido pelo irmão.

    Deus o abençõe!

    Valmir

  4. O. Marcos,

    O que me deixa intrigado é que sempre que fazem matérias sobre a blogosfera as mesmas figuras são lembradas. No caso, não se trata de defender que esse ou aquele blog deveriam aparecer nas matérias, entretanto, existem vários outros blogueiros, cristãos ou não, cujo trabalho deveriam ser evidenciados, mas não são.

    Como disse, a blogosfera cresceu, porém, parece estar sendo “dominado” por algumas poucas pessoas. Isso no âmbito secular.

    Naz paz

  5. Não fechei uma porta, apenas sugeri que o encontro fosse ecumênico, o Campus Party não pode favorecer uma determinada religião ou determinado partido político ou determinado time de futebol ou uma determinada empresa, todas as organizações são bem vindas e tem direito ao seu espaço.

    Em todos os outros painéis estão sendo colocados “concorrentes” lado a lado, não há porque no caso da religião ser diferente.

    Independente de existir um debate na grade de conteúdo vcs podem promover um encontro de blogueiros evangélicos dentro do evento. E caso se comprometam a fazê-lo ajudo a divulgar.

    Segue a minha resposta na íntegra para o Valmir já que parece que ela foi mal compreendida:

    “Olá Valmir,

    Uma das preocupações de cada painel é trazer um conjunto de participantes com diferentes pontos de vista e opinião, para um painel envolvendo o tema religião funcionar de forma democrática seriam necessários integrantes de diferentes religiões discutindo aspectos em comum como a forma de divulgar, fidelizar, organizar etc…

    Se você conhecer outras organizações ficaria muito grato de promover um encontro ecumênico.

    Mas independente da existência desse painel em específico gostaria muito de ver integrantes da UBE interagindo com as demais “blogosferas” com certeza os tema tratados podem ajudar os blogs cristãos a crescerem na rede.

    []´s”

  6. Prezado Edney,

    Em referência à participação dos blogueiros evangélicos no Campus Blog o objetivo não seria promover a doutrinação teológica de ninguém, a intenção era e é promover um diálogo com os outros tipos diferentes de blogosferas, com a troca de conhecimentos.

    Não adentro ao mérito sobre a forma utilizada por vocês para promover os painéis, com a oitiva de lados divergentes dos mais variados assuntos; ocorre que em relação à religião, e dentro dessa visão pluralista e ecumênica, seria preciso dar voz também aos espíritas, muçulmanos, judeus, etc… O que entendo inviabilizaria a proposta tornando-se mais uma espécie de debate; mas acho que não seja esse o foco.

    Além do mais, a UBE – União de Blogueiros Evangélicos deve ser vista também como um fenômeno da blogosfera brasileira, pois conseguimos unir mais de 1000 mil blogueiros dentro de um mesmo propósito, e isso, entendo, poderia ser levado em conta.

    Quanto a ter sido mal compreendido. Creio que não. Penso que são pensamentos divergentes sobre um mesmo objeto, e que por meio do diálogo vamos moldando o assunto.

    Abraço!

    Valmir

  7. Valmir, creio então que não precisam de nenhum aval meu, basta irem ao encontro, participarem das atividades e naturalmente trocar idéias e conhecimentos com os demais participantes não só da área de blogs como de todas as demais áreas do evento.

    Acho que ambos estamos nos compreendendo mal, não sei se entendi exatamente qual a presença que vc quer para os blogs evangélicos no evento, mas estou interessado em dialogar e entender como posso ajudar.

  8. Graça e Paz!!!

    Com relação a liberdade de expressão…

    Li na Revista Época da semana passada:
    “O filósofo argentino Alejandro Rozitchner defende uma educação ateísta a seus três filhos e diz já saber o que falar quando um deles lhe perguntar sobre Deus. “Vou dizer que é um personagem como o Buzz Lightyear ou o Woody do Toy Story.” Ele e a mulher, a psicoterapeuta Ximena Ianantuoni, escreveram o livro Filhos sem Deus, recém-lançado no Brasil.”
    “As pessoas sempre educam os filhos de acordo com suas crenças. Nós vamos educá-los por nossas convicções. E achamos que a fé não é algo saudável para eles”, afirma Rozitchner, que se refere aos filhos como “os três ateuzinhos”.

    O livro do casal foi lançado semanas atrás na Bienal do Livro em São Paulo/SP… Além gerar uma repercursão expressiva, O LIVRO VENDEU PRA VALER!!!

    Sinto-me desafiado quando leio essas reportagens rss…
    Em 1º lugar a defender minhas CONVICÇÕES, e em 2º lugar a NUNCA ME CALAR!!! Isso tb inclui o UNIVERSO WEB!!!

    Muitas vezes ficamos constrangidos em expressar nossa FÉ em público, por vergonha ou por medo da opnião alheia!!!

    Quero só trazer a memória o que está escrito em S. Mateus 10:32-33 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”

    De forma nenhuma quero ser terrorrista, mas lembre-se do DEUS que te amou primeiro, e se sacrificou por você… EM PÚBLICO!!!
    Será que expressar nossas convicções é mais constrangedor do que morrer em uma CRUZ???

    Estou aprendendo algo durante meu tempo no Evangelho… A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO (S. Mateus 12:34).

    Se está difícil se expressar, com certeza é por que seu coração ainda NÃO está cheio de Deus (simples né rss). Portanto tomemos vergonha na nossa cara e estreitemos o nosso relacionamento com o nosso Senhor, pois o que BUSCA, ENCONTRA (S. Lucas 11:9).

    Quero lembrar o que o Apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas no cap. 6 verso 9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não
    desanimarmos.”

    NUNCA PARE DE EXPÔR SUA FÉ!!!

    Abraços!!!

    Julião Signorini – Jesus Freak!
    http://pancadanocao.blogspot.com

  9. Edney,

    “Quem não se comunica se estrumbica”, já dizia o velho guerreiro. Nesse foco, acredito que houve descontinuidade no diálogo a fim de aferirmos os termos da participação da UBE no evento.

    De toda e qualquer sorte o e-mail foi dirigido a você na condição de responsável pelo Campus Blog, caso em que o seu “aval” seria no sentido de nos indicar a possibilidade da realização de um painél sobre religião ou blogueiros evangélicos.

    Abraço.

  10. Caro Valmir, vindo de quem vem não me surpreende a falta de blogs evangélicos na lista dos 80 blogs da Revista Época.
    É uma pena, mas ainda há discriminação contra nós, evangélicos, em todas as áreas da sociedade.
    Mas vamos responder fazendo nosso trabalho, evangelizando, pregando e falando, ou melhor escrevendo, sobre o que Jesus fez e fará na nossa vida.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s