DEBATE: BÍBLIA EM MANGÁ


Fonte: Blog dos quadrinhos

Capa da versão da Bíblia em quadrinhos, produzida no Reino Unido e lançada agora no Brasil pela editora JBC

TEMAS PARA DEBATE

O que você acha dessa idéia?

É algo inocente, indiferente?

É uma forma de pregar o evangelho de uma forma contextualizada?

Existe algo por traz disso?

Deixe a sua opinião.

Anúncios

38 comentários em “DEBATE: BÍBLIA EM MANGÁ

  1. Valmir,

    Vejo esta iniciativa como uma jogada de marketing, uma tentativa de se emplacar uma literatura com apelo diferente, um oportunismo literário na onda de outras do tipo: Jesus o maior psicológico que existiu… e por aí vai…

    Considerando que Jesus disse: “Quem nao estiver contra nós é por nós” devemos analisar até que ponto estas “figuras – mangás” estao a favor do Cristianismo genuíno conforme exposto nas Escrituras Sagradas.

    Em Cristo.

  2. Eu gosto da idéia, Inocente ou indiferente, não sei pois poucas são as editoras que se preocupam com os leitores, poucos lançam Dvds e Cds pensando nas pessoas que irão comprar. Usamos a Bíblia em Quadrinhos, a Bíblia para crianças e agora a Biblia em mangá… a questão não está em contextualizar a mensagem, mas em quem fez, não a editora, mas o Cuidado Teológico usado no projeto.

    Temos visto erros nas músicas cantadas pelos músicos “gopeis” erros na pregação de muitos, ninguém é perfeito mas o cuidado faz parte e ajuda a diminuir erros.

    Eu vou comprar e depois ler… e após ter lido escrevo sobre o que acho do conteúdo.

  3. Então, fica complicado deixar qualquer opinião sem uma prévia avaliação do material, mas, partindo da premissa de que seja um material com fidelidade biblica, não vejo problemas, a restrição reside na falta de fidelidade biblica, se houver.
    Vou comprar, ler e volto para deixar minhas impressões.

  4. Olá irmão Valmir, ha alguns dias publiquei essa notícia no blog NTC News(http://ntcnews.blogspot.com/2008/08/editora-jbc-lana-bblia-em-mangt.html)

    E também comentei sobre ela.

    A meu ver, se for apenas ser uma forma de contar histórias bíblicas tudo bem. Agora querer ser uma BÍBLIA EM QUADRINHOS, aí isso deve ser fortemente descartado.

    Obs: um aluno da escola dominical comentou sobre este mangá, e que existe certos elementos por demais estranhos nesta “bíblia”.

    A meu ver isto deve ser visto com cautela. Para depois não vermos nossos adolescentes levando isto para o culto.

  5. Eu adorei a idéia! Acredito que é uma ótima forma de trazer um pouco da atenção dos apreciadores de mangás para a palavra de Deus!
    Muitos mangás hoje em dia trazem ensinamentos de perdição para as pessoas e as inflenciam negativamente. Assim acredito que quando um desses apreciadores for ler esse mangá, pensando que é algo convencional, poderá conhecer um pouco mais da Palavra de Deus… e quem sabe no que pode dar isso.
    Também fico feliz pq isso pode dar impulsão a mangás que tenham Deus como centro da história ou que contem histórias de protagonistas que tem que encarar grandes desafios, mas vai superando-os com sua Fé em Deus (e não na deusa Atena ou Buda, que é o que vemos em muitos mangás).
    Enfim, acredito que essa nova estratégia pode se tornar um meio de levar mais pessoas a Cristo!
    Amém!

  6. Estava ciente desta produção já a um tempo. Infelizmente não li, e assim fica, como outro amigo citou acima, difícil julgar. Agora, pela inovação, dou nota 10. Como também já foi dito, o estilo mangá e o anime japoneses são divertidos, mas transmitem mensagens péssimas, fruto principalmente da ‘miscigenação’ ou mesmo ‘sincretismo’ que os autores japoneses fazem, utilizando elementos de sua própria cultura com amplo referencial ocidental. Além da violência e pancadaria em si, que normalmente se espera mesmo encontrar nos gêneros citados, há uma ênfase em espíritos, demônios e coisas assim. Sabemos que o Japão não é um país cristão, e por isso eles usam essa simbologia de anjos e demônios de uma forma mais ‘liberal’ que nós. E aí está o perigo. Por isso é interessante produzir material ‘sadio’ utilizando o estilo, para que tal material alcance os fãs do gênero, e de HQs em geral.

    Em tempo: uma editora nacional, creio que a Naós se não me engano, lançou a história de Sansão em mangá, com produção de um estúdio brasileiro. E prometem mais por aí.

    Valmir, um abraço!

  7. O que penso a respeito disso é que tudo vale para propagar a palavra de Deus a este mundo que jás no maligno.

  8. Bem… Quando não era convertido, gostava muito de mangá. Assisti todos os episódios de Cavaleiros do Zodíaco na época. Claro que hoje, conhecedor da Palavra, não me arrisco a assistir isso, pois em nada me edifica, e ainda traz uma salada de mitologia, miticismo e nova era embutida. Certamente leria uma bíblia destas. Como já foi dito aqui, desde que não haja distorções bíblicas, penso seria mais um meio para evangelizar. Imaginem quantas pessoas poderão conhecer o evangelho através desta bíblia. Deu uma passeada por algusn fóruns de mangá, e li comentparios de que alguns estão bem interessados e esperando versão desta bíblia. Segundo li num site, esta versão foi aprovada pela Sociedade Bíblica do Brasil, pois os textos estão de acordo com a Palavra de Deus, inclusive traz o Novo Testamento na íntegra. Eu quero comprar uma! Assim poderei analizá-la. Já li a Bíblia Romanceada, da idota Mundo Cristão, e confesso que gostei muito. Mas é importante conhecer a bíblia PELA PRÓPRIA BÍBLIA, pois qualquer versão de bíblia traz algumas liberdades artísticas, invensões, e até heresias (Tanto a bíblia romanceada, como qualquer desenho ou filme da bíblia não condizem totalmente com as escrituras). É preciso conhecer a bíblia para poder identificar isso.

    ===============
    Janes Roberto da Costa
    Cuiabá-MT

  9. Creio que a intênção de modifica a aparencia da biblia para que os jovens e adolecentes se sinte mais modernos é boa, poremjesus disse:
    ” Porquanto qualquer que, entre esta geração adultera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjjos.”
    Mc. 8.38
    e além do mais , temos que está vigilante com as mensagens ocultas!

  10. Eu apoio a iniciativa! É uma nova opção! oras, vejam : Nós dominamos a música, nós dominamos a Literatura, nós até temos certo apoio na politica, mas nós, os Servos do Deus Vivo e verdadeiro, ainda deixamos nossas crianças assistindo a TV em casa enquanto nós vamos ao trabalho, e assitindo a Tv globo, a rede record, ou algum canal fechado. Nós temos que dominar a Tv também! e o cinema, e as HQs e os Mangás! por que não!? é nosso dever evangelizar e manter nossas crianças e jovens firmes no caminho! talvez, nós adultos, nao precisemos de ver um filminho uma vez por mês, claro que não… Mas e seu filho? sua irmã? voce, jovem? não quer ver um bom filme, ou um bom anime agora mesmo? e que bom seria se existesse um a nova opção – animes evangélicos de rodo! pensem nisso… sou o irmão Diego, faço pedagogia na UNICAMP, e escrevo uma serie de livros, narrativas evangélicas no estilo anime evangélico, que nem mesmo existe! Deus vos abencoe!

  11. A JBC me garantiu que o angá da Biblia é fiel ao livro! Mas é claro que ESTE mangá tem como objetivo o lucro… Mas é um começo! É um começo! Se criarem histórias mais criativas com foco cristão verdadeiro, ou evangélico, eu compro e leio e até assisto! Mas… tem que ter qualidade de produção! Sem qualidade na produção, a leitura fica comprometida! É a fusão enredo ungido e qualidade de produção!

  12. Bem, como o Diego disse, é uma opção. Acho que seria uma bela oportunidade de alcançar pessoas pra Jesus. Claro que só o mangá em si não seria suficiente, que somente a palavra tem este poder e eficiência (conversão por shows, desenhos, etc.. Pra mim, gera um crente firmado na areia, sem base sólida. Somente a palavra firma um crente na rocha), mas despertaria a curiosidade e seria uma semente lançada no coração de muitos jovens. Também já spnhei muito e gostaria que houvesse uma séria de desenhos bíblicos. Um asérie continuada, capítulo a capítulo, sobre toda a bíblia. Isso seria realmente fantástico. Também, desenhos com temas cristãos seriam igualmente bem-vindos.

  13. Oi, galera!

    Comprei e estou lendo o mangá. Os autores são crentes no Senhor e deixam claro que a Bíblia em mangá é só uma adaptação das história bíblicas e não deve ser tratada com substituta à Biblia Sagrada original. O mangá é cheio de referencias biblicas, nos “quadros quer saber mais?” .
    Material muito bom para evangelismo, principalmente para alcançar quem gosta de mangá.

  14. Janes, eu também, assim como você gostaria que houvesse uma série que contasse as histórias bíblicas, capítulo por capítulo.
    Os EUA gastam fortunas produzindo séries e filmes que despertam um sentimento de auto-suficiência humano, ensinando em seus temas a independência de DEUS, como por exemplo: Heroes, Smallville, X-Men. Inclusive até a Rede Record já se tornou adepta desses modismos, inventando aquela novela risível, recheada de mutantes esqusitos e toscos. O problema nisso tudo é a mensagem que esses filmes e essas séries passam: o homem, graças ao processo evolutivo, pode um dia, não precisar mais de DEUS, visto que somos os animais mais evoluídos – segundo o que eles pensam – podemos nos sobrepôr em relação a todas as coisas no mundo e até a nos julgarmos como sendo deuses.

    Se alguém produzisse uma série que contasse as histórias bíblicas, mas que fosse do ponto de vista protestante e pentecostal – por que não? – tenho a certeza que iria ser uma forte influência a ganhar almas para Cristo. Mas pode ser que esse meu sonho seja exagerado demais. Ainda mais que o mundo atual faz de tudo para atacar vorazmente os valores cristãos. Tenho a certeza também de que se uma série como essa fosse ao ar, seria bastante difícil continuar as gravações, visto que receberia afrontas por parte daqueles que tentam impôr suas idéias pós-modernistas na sociedade.

    Mas quem sabe? Só a DEUS pertence saber o que pode acontecer amanhã. 😉

  15. nao por que na biblia fala para nos pregar o evangelio para todo mundo tem pessoas q gostar de manga ai pessoas ler uma biblia de manga jja vai apreder apalavra de deussssssss

  16. Eu li e gostei. O Mangá foi feito por um teológo que também tem formação em Design e por outra pessoa que eu não lembro. O trabalho contou com o apoido de intituições e isso é legal!

  17. na minha infancia curti mangás, se realmente isso emplacar vai ser legal, he,he,he… Contanto q siga a bíblia, não com sensacionalismos…

  18. A tendência das opiniões aqui são neutras e/ou positivas (maioria). Foi deixado claro aqui que o que importa é a pregação da Palavra e a fidelidade da mesma – os autores já foram mencionados também. Só peço que para aqueles que lêem a Bíblia cautelosamente, sejam mais consistentes e fidedignos na interpretação dela, pois dizer que este mangá se enquadra no verso de Marcos 8.38 – “se envergonhar de mim e de minhas palavras” – é um absurdo! Ainda bem que o comentário do amigo xxxx corrige este erro.
    Em relação ao que disse “(o mangá) visa o lucro” afirmo que, qualquer negócio é criado para que dê lucro. QUem irá manter uma fábrica de Bíblias apenas para operar no Ponto de Equilíbrio (termo de gestão econômica) – quando não tem nem lucro nem prejuízo? É quase impossível aferir tal situação devido à instabilidade do mercado. Sendo assim, a SBB deve ser altamente punida!

    Pensemos mais antes de criticar, pessoal! O mundo já anda tão cheio de heresias e de raciocínios “leves”…

    *Perdão pelas expressões! Não dá pra ficar calado quando vejo algo tendencioso e ilógico, principalmente, quando se trata do Evangelho.

    A paz, o amor e a sabedoria de Cristo a todos!

  19. ops… troquem no meu texto anterior o “xxxx” (final do 1º parágrafo) por “Victor” e/ou “Lekio”.

  20. eu amo a cultura japonesa, e sou amante de manga e anime,,,, e estava esperando justamente por isto,,, pode até serr uma jogada de marketing mas como missionario que sou tenho em mente o aculturar do cristao claro nunca saindo dos parametros biblicos,, porem se inventasem um modo criativo desses para cada cultura do mundo, o trabalho missionario seria mais facil,,, e com serteza se eu for algum dia para o japao eu poderei ultilizar do manga como uma forma efetiva de evangelizaçao ,,, ainda mais sendo o japao a naçao que mais le no mundo, e 70% da leitura jovem é o manga…..

  21. Desculpe ai Valmir e o pessoal q deu o seu parecer. Mas a propria distribuidora de biblia tem seu interesse de lucrar com a venda de biblias. Cada dia inventa uma biblia com versão nova e biblia de estudo com a intenção inquestionavel de venda e lucrar com isso. o que eles mais fazem eh jogada de marketing para levantar a venda de biblia. Quem não tem mais de uma biblia em casa q atire a primeira pedra. A SBB e outras empresas de biblia tb tem seu lado vilão. Eu acho fantastica a ideia dessa biblia em mangá, não sei pq vcs estão reclamando hum… pensando bem estão reclamando pq não eh produzida pelas ditas empresas brasileiras de biblias. Ai ficam desconfiando como si somente as empresas de biblia eh q sabe a verdade. Biblia eh biblia. A intenção do cara eh venda e lucra como a de qualquer um mas tb divulgar a palavra de Deus de uma forma diferente e original. Eu quero saber quem eh a pessoa que cria alguma coisa para sair perdendo. Si fosse assim as empresas de biblias iam distribuir as biblias totalmente gratuitas em vez de vende-las. O capitalismo está ai vivo. Só para terminar essa Biblia em mangá foi aceita pela instituição internacional Biblica. O escritor e criador eh um teologo.

  22. Eu comprei, e os caras que fizeram a Biblia explicam que fizeram o projeto para que as pessoas, principalmente os jovens se atraissem um pouco mais por Jesus e entendessem melhor as escrituras, que vamos admitir que não é tão facil de entender, ainda mais para um novo convertido, gostei do projeto não vi nada de ruim, é que nem um livrinho de desenhos biblicos pra criança, mas esse é para os jovens.

  23. Eu gosto da iniciativa, também sou um desenhista e desejo ardentemente produzir um quadrinho evangelico!

  24. Bem, assim como o Victor disse, este quadrinho é uma boa ferramenta para evangelismo. Comprei as duas versões dela (AT e NT). É um resumo do resumo do resumo do resumo. Muito curto, apenas retratando os principais acontecimentos de forma rápida e direta. Ela não é 100% fiel a bíblia, principalmente se tratando de um mangá, onde, por exemplo, os guerreiros dos povos inimigos de israel mais parecem monstros do que pessoas, e o estilo dos personagens (Me parece que é Josue que se parece como Hiei do Yu-Yu Hakusho, rsrsrs), mas não traz heresias ou desvios. Deve-se levar em conta que o público alvo são aqueles leitores de mangás que pouco ou nada sabem sobre a bíblia, que jamais leriam ela, e que com este trabalho, poderão até procurar conhecer melhor a as histórias mostradas na HQ (ja que elas vem com referências).
    Então… Vale a pena conferir! =D

  25. Comprei o Mangá Messias publicado pela Vida Nova para meu filho de 10 anos. Foi a primeira vez que ele se interessou por algo do gênero. E o que é uma benção é o fato de ele estar lendo. Até levou para escola e mostrou à professora e aos colegas que se interessaram também. A linguagem é clara. Para quem passou muito tempo assistindo Pokemon, Dragão Ball, Cavaleiros do Zodíaco, tenho que parabenizá-los pela iniciativa. O público infanto-juvenil que é bombardeado com programas, livros e revistas nada construtivos, necessitavam de algo como este mangá que traz a vida de Jesus numa linguagem com a qual eles se identificam.

  26. O conteúdo escrito na revistinha é enxuto e rápido .
    Não tem longos textos . Pra quem não gosta de ler é ótimo,porém…na lateral das páginas indica os textos bíblicos indicando de onde foram extraídas as histórias . Os desenhos internos da revista foram feitos dentro de um prazo supercurto ,por isso o desenhista economizou em muito nos traços e abusou das sombras . O destaque tanto da bíblia em mangá NT e VT fica para a capas belamente ilustradas .

  27. MUITO BOM! simplesmente oq eu poso dizar desta obra. eu de primeira fiz uma baita vista grossa em cima da resvita, mas logo a ideia caiu por terra. gostei bastante das abordagens e das ilustrações. pena que ainda há pessoas que cismam em afirmar que se trata de uma forma de criar uma imagem/idolo de Cristo. se formos pensar assim, não podemos assistir a filmes da paixão de Cristo, haja visto que é somente um homem tentando se passar pelo filho de Deus, mas na verdade, está apenas retratando a vida terrestre do nosso amado Jesus. recomendadíssimo. e logo logo entro no ramo dos mangás gospeis (também desenho mangá)
    fiquem na paz

  28. eu acha uma otima ideia e um otimo estimulo para jovens e adolecentes lerem a Biblia

  29. Eu acho q é um modo de chamar a atenção da juventude a conhecer a palavra de Deus.

  30. .A verdade não está em saber que o silêncio é a ausência do barulho, mas está em acreditar que o silêncio é um grito de apelo te pedindo para fazer o que é certo. [ Tiago 4:17 ] [ Provérbios 3:27,28]
    1 JOÃO 3:17,18
    17 Mas, todo aquele que tiver os meios deste mundo para sustentar a vida e observar que o seu irmão padece necessidade, e ainda assim lhe fechar a porta das suas ternas compaixões, de que modo permanece nele o amor de Deus?
    18 Filhinhos, amemos, não em palavra nem com a língua, mas em ação e em verdade.

    O sacerdote e o levita discutem religião, enquanto o bom samaritano ajuda o necessitado que eles acabaram de ignorar… Atos 10:34,35 / Tiago 1:26,27 / 3 João 1:4 / Lucas 10:30-37

    Existem duas coisas que tornam um homem verdadeiramente covarde:
    Conquistar uma mulher sem ter a intenção de amá-la, e ler a bíblia sem a intenção de praticá-la.
    Pois o verdadeiro homem, não é aquele que conquista várias mulheres, mas sim o que conquista uma só mulher, várias vezes.
    E o verdadeiro cristão não é aquele que usa a bíblia para influenciar as outras pessoas, mas sim aquele que deixa a bíblia influenciá-lo em todas as suas atitudes.
    Se você lê a bíblia, empenhe-se em ler a praticar os seus ensinamentos, e lembre-se:
    “A sua vida pode ser a única bíblia que alguém vai ler”

    NeoqJav

  31. Adorei a ideia e tô louca pro meu pai comprar o meu!Leio mangás e assito animes.E quem criticar e esfrego na cara mesmo que ele assiste novela das oito da globo que só ensina trairagem . Ao menos essas produções japonesas passam uma mensagem positiva tipo “nunca desista”E tipo:é bem mais fácil incentivar um amigo não crente e otaku a comprar um mangá,que aceitar aquelas Bíblias pequenininhas da capinha azul-escura.

  32. Quando vi a reportagem sobre essa publicação num site, fiquei interessadíssimo em ver seu conteúdo. Quando eu era criança, meus pais deram a mim e à minha irmã uma Bíblia em quadrinhos e levei diversas vezes para a Igreja. Em relação ao mangá, é mais uma ferramenta que pode ser útil para a divulgação do Evangelho, sim, assim como a Internet (se não este site não existiria…), os ritmos musicais de modo geral, o cinema (vejam os filmes “A Virada”, “Desafiando os Gigantes” e “Fireproof”), entre outros. Quanto às heresias, estamos vivendo I e II Timóteo 4, no tocante a tantas palavras que são mais para massagearem o ego dos ouvintes do que para conduzi-los à verdade.

  33. neoqjav achei sem proposito a maior parte do q vc falou, realmente temos q viver em santidade
    vivendo o que está escrito na palavra de Deus.
    Mas Jesus nos disse “qm não é contra nós é por nós” e ” ide e fazei dicipulos de todas as nações”, que nem a maior parte das pessoas que fizeram comentarios, disseram q é uma forma de quem não conhecem a palavra de Deus, conhecer algo. Essa pode ser uma forma de evangelismo, de vc começa a trabalhar com uma pessoa que não gosta de ler a biblia porque não entende ou por outros N motivos.
    Não sei vc interage com jovens, eu tenho 17 anos, se eu levar o manga pra muitos amigos q tem a msm idade garanto que vão se interessar muito mais em ler e ver o q Deus faz, do q se eu ficar falando apenas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: