OS PENTECOSTAIS: ENTRE A FÉ E A POLÍTICA


RESUMO

Dentre os inúmeros movimentos sociais que surgiram na América Latina, destacam-se os pentecostais. De diversas origens missionárias, caracterizam-se pela ênfase no reavivamento espiritual, na conversão individual, na atuação do Espírito Santo e pela perspectiva escatológica. Se, ao longo do século XX, mantiveram-se isolados da esfera pública, a partir da década de setenta, em diversos países, passam a interagir na política institucional. Discutir quais são as suas bases doutrinárias e suas principais representações políticas é o objetivo do presente artigo.

ABSTRACT

This article intends to discuss the doctrine of Pentecostal groups and their main political representations. They come from several missionary origins and can be characterized by the emphasis on spiritual revival, on individual conversion, on the presence of the Holly Ghost and by the belief on eschatology. For a long time during the twentieth century, they were distant from politics. But, beginning in the 70’s, in many countries of Latin America, they decided to belong to political parties or political groups.
Keywords: Pentecostal groups; religious revival; political behavior.

Pesquisa feita por Etiane Caloy Bovkalovski de Souza, Doutoranda-Universidade Federal do Paraná/CNPq; Marionilde Dias Brepohl de Magalhães, Universidade Federal do Paraná

Ler pesquisa completa aqui.

Citação

SOUZA, Etiane Caloy Bovkalovski de; MAGALHAES, Marionilde Dias Brepohl de. Os pentecostais: entre a fé e a política. Rev. bras. Hist. ,  São Paulo,  v. 22,  n. 43, 2002 .  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000100006&lng=pt&nrm=iso&gt;. Acesso em: 06  Set  2008. doi: 10.1590/S0102-01882002000100006

Lá você encontrará a seguinte pérola de Edir Macedo:

Comece hoje, agora mesmo, a cobrar d’Ele tudo aquilo que Ele tem prometido (…) O ditado popular de que ‘promessa é divida’ se aplica também para Deus. Tudo aquilo que Ele promete na sua palavra é uma dívida que tem para com você (…) Dar dízimos é candidatar-se a receber bênçãos sem medida, de acordo com o que diz a Bíblia (…) Quando pagamos o dízimo a Deus, Ele fica na obrigação (porque prometeu) de cumprir a Sua Palavra, repreendendo os espíritos devoradores (…) Quem é que tem o direito de provar a Deus, de cobrar d’Ele aquilo que prometeu? O dizimista! (…) Conhecemos muitos homens famosos que provaram a Deus no respeito ao dízimo e se transformaram em grandes milionários, como o sr. Colgate, o sr. Ford e o sr. Caterpilar. (MACEDO, Vida com Abundância, p. 36)

E prossegue:

Ele (Jesus) desfez as barreiras que havia entre você e Deus e agora diz ¾ volte para casa, para o jardim da Abundância para o qual você foi criado e viva a Vida Abundante que Deus amorosamente deseja para você (…). Deus deseja ser nosso sócio (…). As bases da nossa sociedade com Deus são as seguintes: o que nos pertence (nossa vida, nossa força, nosso dinheiro) passa a pertencer a Deus; e o que é d’Ele (as bênçãos, a paz, a felicidade, a alegria, e tudo de bom) passa a nos pertencer. (MACEDO, Vida com Abundância, pp. 25,85-86)

Anúncios

Um comentário em “OS PENTECOSTAIS: ENTRE A FÉ E A POLÍTICA

  1. É moleza falar do Edir Macedo. Tem algum homem de Deus capaz de falar contra o superstar Marco Feliciano, entre outros? Creio que não, pois é dos nossos.

    É duro ser profeta de Deus realmente. Por isso Jesus repreende a mesma hipocrisia hoje: “Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas. Assim vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s