Chuck Colson diagnostica “coração” do problema da igreja


https://i1.wp.com/timesonline.typepad.com/photos/uncategorized/chuck_colson.jpg

por Michelle Vu, Correspondente do Diário Cristão

WOODBRIDGE, Va. – Igrejas saudáveis respiram uma cultura saudável, mas os problemas da igreja podem levar a desgraças sociais, disse o líder ministerial Chuck Colson na terça-feira.

Baseando-se nessa lógica, Colson, o fundador da Prison Fellowship, procurou identificar a raíz dos problemas actuais da igreja durante a sua palestra sobre “Preaching and the Public Square” (A Pregação e a Praça Pública) na XIX Conferência Nacional Anual sobre Pregação.

É claro que nos preocupamos com o mundo. É claro que nos preocupamos com tudo o que acontece na sociedade, incluindo a política, mas é melhor que coloquemos a nossa própria casa em ordem porque o que nós vemos no colapso cultural da América ao nosso redor hoje em dia e no mundo Ocidental está mesmo à nossa porta,” argumentou Colson, que foi um dos assessores principais do ex-Presidente Richard Nixon antes de ter sido preso por causa do escândalo Watergate.

Colson acredita que a raiz dos problemas da igreja é que os Cristãos não sabem no que acreditam.

“Eu penso que isso está no coração dos problemas da igreja – nós substituímos a verdade pela terapia,” disse ele.

“A maior parte das pessoas são basicamente ignorantes,” disse ele referindo-se à falta de conhecimento dos crentes em relação à sua própria religião.

Para demonstrar o seu ponto de vista, ele relembrou ocasiões nas quais perguntou aos seus amigos para explicar a trindade ou a um grupo de anciãos de igreja “maduros” para explicar as doutrinas da igreja, e descobriu que todos eles procuravam “atabalhoadamente” dar respostas mas não conseguiam dar uma resposta satisfatória.

Da mesma forma, durante o seu discurso ele pediu a um grupo de notáveis Cristãos que incluía teólogos de universidades respeitadas para explicarem o que é o Cristianismo.

Mais uma vez os Cristãos não conseguiram dar uma resposta apropriada. Um dos inquiridos disse que o Cristianismo é “amar a Deus de todo o coração, com toda a alma e com toda a mente,” ao que Colson respondeu, “isso é um mandamento e não o que o Cristianismo é.”

“Nós assumimos que as pessoas no púlpito o compreendem e que as pessoas nas igrejas também o compreendem, mas elas não compreendem,” concluiu Colson.

O autor e comentador de rádio Cristã comentou que nem sequer uma pessoa respondeu como ele esperava – que o Cristianismo é uma religião ou uma relação com Deus. De acordo com Colson, o Cristianismo é a Palavra e de seguida recitou João 1: “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.”

Saber o que é o Cristianismo e as suas crenças é importante numa altura em que os Cristãos são confrontados com desafios sociais como a engenharia genética, o fascismo Islâmico, e um ateísmo mais agressivo.

Colson disse que começa cada manhã com o jornal New York Times de uma lado e a Bíblia do outro para que como Cristão possa “olhar para tudo na vida do ponto de vista Bíblico.”

“Nós temos de comparar sempre o que a Bíblia diz e o que a cultura diz,”
aconselhou ele.

Ele também realçou que aos Cristãos não é apenas dada a Grande Comissão – que não é fazer convertidos mas discípulos – mas também a eles é delegada a comissão cultural de “trazer a verdade e a majestade de Deus para aguentar contra tudo.”

“Nós não podemos defender a nossa fé nem a podemos viver se não sabemos o que ela é,” concluiu Colson.

Fonte: Diário Cristão

Divulgação: ComoViveremos

Anúncios

5 comentários em “Chuck Colson diagnostica “coração” do problema da igreja

  1. Anchieta,

    O que existe é uma enorme falta de compreensão dos fundamentos do cristianismo, seu propósito e toda sua estrutura. Basicamentre, o cristianismo é considerado como uma religião privada, em que cada pessoa deve usá-la somente na igreja, esquecendo-se de sua aplicação no mundo secular.

    Considero Colson um dos grandes pensadores cristãos da atualidade, ele tem resgatado o discurso do Schaeffer acerca na necessidade do compreensão do cristianismo bíblica, e a importância da sua inserção em todos os extratos da sociedade, sob pena de ficar relegada ao igrejismo.

    Grande Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s