ENTREVISTA CONCEDIDA PARA A UBE


ENTREVISTA DA SEMANA – PB. VALMIR MILOMEM

UBE Quem é o Pb. Valmir Nascimento Milomem e o que faz?

PB. VALMIR MILOMEM – Sou um simples servo de Deus que apesar de todas as falhas humanas busca sempre estar na presença de Deus. No âmbito acadêmico, sou formado em Direito com pós graduação em Direito Agroambiental. Atualmente trabalho como Analista Judiciário Federal, com atuação na Justiça Eleitoral. Resido em Pontes e Lacerda, cidade do interior do Estado de Mato Grosso, distante 420 quilômetros da capital Cuiabá. Como sempre costumo dizer, moro mais perto da Bolívia do que do Brasil. Congrego na Assembléia de Deus, liderada pelo Pr. Moisés Dias de Oliveira, onde exerço meu presbitério e coordeno a Escola Bíblica Dominical. Sou casado com a fisioterapeuta Carla Marcele Milomem e pai do Vinícius, os quais amo de paixão. Sou colunista do Jornal Mensageiro da Última Hora e colaborador esporádico de revistas como Defesa da Fé (ICP) e Ensinador Cristão (CPAD).

UBE – Como foi seu primeiro contato com blogs?

PB. VALMIR MILOMEM – Sempre tive grande fascinação pela leitura, escrita e pela internet. Assim, em meados de 2002 comecei a escrever artigos para serem publicados em sites cristãos. Naquela época, desenvolver homes pages era algo somente para profissionais, assim, eu buscava os melhores sites evangélicos e enviava meus artigos e ensaios para serem publicados. Por volta do ano 2004 comecei a desenvolver uma página na internet por meio do Geocities. Entretanto, o sistema requeria grande dispêndio de tempo o que então levou-me a suspender temporariamente a sua manutenção. Naquela mesma época, como sempre buscava ferramentas para fazer minhas publicações na net, principalmente dos artigos que eu escrevia para jornais evangélicos, fiquei conhecendo essa ferramenta chamada blog. Naquele contexto, pelo menos no Brasil, os blogs não eram populares, pelo contrário a visão era negativa. Os blogs eram considerados simples “diários virtuais” de pessoas que não tinham o que fazer. O tempo passou e eles começaram se popularizar nacionalmente, passando a ser utilizados como grande canal de comunicação e divulgação de notícias. Assim, no final de 2006 criei o meu primeiro blog, na plataforma blogger. Aí sim, um sistema de fácil manuseio, dinâmico e democrático, que me possibilitava publicar meus textos e pensamentos sem a necessidade de conhecimentos complexos de informática. Tempos depois, mudei de plataforma, passando a usar o wordpress.com.

UBE – Qual a importância dos blogs para o irmão?

PB. VALMIR MILOMEM – Os blogs têm grande relevância no meu dia a dia. Consulto blogs não somente como passatempo da internet, mas, sobretudo, como meio de informação e aprendizado. Pela graça de Deus temos sido abençoados com uma boa quantidade de blogs cristãos e que a cada dia cresce ainda mais. Mas além da quantidade, somos agraciados também com a qualidade dos trabalhos, onde é possível aprendermos muita coisa, com abordagens que vão desde geografia bíblica, defesa da fé, hermenêutica e vida cristã; além, é claro, de blogs especializados em notícias e educação.
Além do mais, os blogs têm me possibilidade conhecer pessoas maravilhosas e que possuem o mesmo foco, e que apesar de ser um amizade “virtual” produz frutos reais para as nossas vidas. Mas o interessante é que a partir dessa rede de relacionamentos oriundos na internet, com pessoas dos mais variados Estados do nosso país, é possível vez ou outra nos encontramos em qualquer parte desse imenso Brasil. Foi o que aconteceu recentemente comigo, ao encontrar o Pr. Esdras Costas em Cuiabá – MT. Embora nos conhecêssemos somente pela net conversamos por um longo período como se fossemos velhos amigos. É isso o que nos fascina na blogosfera cristã: conhecer pessoas, aprender, trocar idéias, ver opiniões distintas.

UBE – Comente um pouco sobre o seu blog pessoal

PB. VALMIR MILOMEM – Atualmente sou editor de dois blogs: Comoviveremos e Ensino Dominical. O primeiro é homônimo do livro de Francis Schaeffer (Como Viveremos) e também do brilhante trabalho em conjunto de Charles Colson e Nancy Pearcey (E agora, como viveremos?), obras essas que abordam a cosmovisão cristã, ou seja, a forma de ver o mundo com as lentes cristãs. Escolhi esse título pois ambas as obras foram importantes para a minha carreira cristã. Como escrevi em meu blog, li essas obras pela primeira vez quando estava na faculdade, e isso foi importante para o meu crescimento espiritual e embasamento para a defesa da fé cristã no ambiente acadêmico. Assim, o blog Como Viveremos é o espaço onde publico meus textos sobre cosmovisão e defesa da fé cristã, bem ainda, postagens sobre evangelismo, fé e espiritualidade. O EnsinoDominical é um blog que surgiu em virtude do meu apreço pela Escola Bíblica Dominical e pela constante busca de subsídios para as lições bíblicas. Assim, criei esse espaço com a intenção de disponibilizar complementos para as lições da CPAD em um único local, com vistas a facilitar a aulas dos professores. Ocorre que ele cresceu de um forma tal que eu nem imaginava. Com poucos dias no ar passavam de mil visitantes diários, e esse número foi crescendo com o decorrer dos dias, chegando a dias com mais de 4 mil acesso diários. Somos gratos a Deus por isso, principalmente por saber que o blog têm contribuído com centenas de professores no Brasil afora que amam a EBD e buscam meios para ensinar a Palavra de Deus.

UBE – Quais blogs acessa com maior frequência?

PB. VALMIR MILOMEM – Acesso todos os blogs que constam na minha lista de favoritos e aqueles associados ao UBE – União de Blogueiros Evangélicos, especialmente o blog do Pr. Altair, Pr. Geremias do Couto, Pr. Esdras Bentho, Pr. Ciro Zibordi, Silas Daniel, Geração que Lamba, Victor Hugo, Point Rhema, Belverede, Olhar Cristão, Achologia, Apologia, Forte Homem Fraco, Júlio Severo, Liberdade é pensar, Teologia Pentecostal, Sinergismo, Pavablog, Norma Braga, “O tempo, o mores”, etc, etc, etc. (e vários outros etc..)

UBE – Quais as perspectivas com o blogueirosevangélicos?

PB. VALMIR MILOMEM – O blog da UBE – União de Blogueiros Evangélicos foi criado exatamente com a intenção de congregarmos em um mesmo espaço pessoas que acima de tudo amam a Cristo e estão dispostos a testemunhar a fé cristã na internet por meio de seus blogs. Ficamos felizes com os resultados até aqui alcançados, afinal temos recebido o apoio de muitos irmãos blogueiros que têm aderido a essa idéia. Temos como meta intensificar ainda mais esse projeto, torná-lo conhecido e contar com a participação de outros aliados, posto que acreditamos na sua importância e no potencial dos blogs. Devemos compreender que o mundo inteiro quase que praticamente está ligado à internet. Pessoas de influência e formadoras de opinião acessam constantemente o mundo virtual. Assim, nós cristãos, com as facilidades oferecidas pelos blogs, nas diversas ferramentas disponíveis, precisamos expor nossos pontos de vistas sobre as questões que surgem na sociedade.

UBE – Dê uma palavra para os blogueiros e para a blogosfera evangélica e faça suas considerações finais:

PB. VALMIR MILOMEM – Digo ao colegas blogueiros uma palavra de incentivo e outra de alerta. Como incentivo digo aos colegas para acreditarem que tudo quando é escrito em seus blogs terá um retorno. Às vezes pensamos que os blogs são vistos por poucas pessoas, e, portanto, não está surtindo nenhum efeito, assim, a primeira coisa que se faz é deixar o blog de lado. Eu também já passei por isso, uma espécie de “crise de identidade do blogueiro”. Nesse momento é importante revigorar as forças e postar, postar e postar. E como alerta, digo que apesar da importância dos blogs, como mencionado, não podemos fazer da blogagem a razão última do nosso existir. A internet é uma ótima ferramenta, porém, se não soubermos administrar nosso tempo corremos o risco de deixar nossas outras atividades de lado e com isso esquecer da família, Igreja e outras coisas mais. Assim, bloguemos com sabedoria!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s