O Deus que procura o homem


deusprocura.jpg

O DEUS QUE PROCURA O HOMEM

Por Jossy Soares

Quando o Apostolo Paulo falou para os gregos do Areópago que Deus não está longe, afirmou que o mundo e tudo que nele há são coisas estabelecidas por Deus para que o homem perceba que Deus está perto e se interessa pelo homem.

Essa afirmação soou estranha àquela reunião de homens cultos e curiosos pois eles estavam acostumados a buscar explicações complexas em órbita de um deus distante, impessoal, que não se preocupa com o homem; deuses que exigem que os homens rastejem por eras e eras na busca de uma evolução espiritual inexistente.

Ao contrário de todas as religiões da terra, o Cristianismo apresenta um Deus misericordioso que procura o homem e se importa co ele. Um Deus que desceu em busca da humanidade. Um Deus dinâmico, amoroso, simples, manso e humilde de coração que clama: vinde a mim os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei (Mateus 11.28).

Enquanto todos os sistemas filosóficos e religiosos mostram o homem vagueando em busca da divindade, o Cristianismo mostra Deus procurando o homem. As religiões ensinam o homem procurar Deus tentando subir a um estágio elevado de espiritualidade através de penitências, sofrimentos, carmas, pseudo-reencarnações e outras tragédias do cansaço inútil. O Cristianismo traz o que há de mais sublime na revelação de Deus ao homem ao afirmar que o Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Vimos a sua glória como a glória do Unigênito do Pai cheio de graça de verdade (João 1.14). Essa é a maior demonstração de amor jamais vista. A Divindade se fazer carne! Deus desceu ao mundo para se tornar um de nós. O amor de Deus pelo homem é tamanho que ele se tornou homem também, deixando toda sua glória para vir a este mundo sofrer os mesmos dramas que atingem o homem, principalmente os pobres. Jesus provou de nossa miséria humana, de nossa pobreza, de nossas frustrações e decepções. Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados (Hebreus 1.17,18). Essa demonstração de amor de Deus por nós é a manifestação da graça. A graça é o grande diferencial. Ela só existe no Cristianismo.

A necessidade do homem de Deus é premente. Todos pecaram e estão destituídos da presença de Deus. Todos se tornaram inúteis. O homem não é só carne, ele também é espírito. A morte não significa o fim, mas o começo de uma realidade espiritual que o homem não pode evitar. Se partir sem Deus estará para sempre perdido. Essa insegurança leva o homem a buscar quem o possa salvar. Jesus garante que aquele que nele crer tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte par a vida (João 5.24). Isto é salvação. Esta salvação só foi possível porque Deus amou o mundo, Deus procurou o homem, Deus se fez carne e habitou entre nós, mas ainda: Deus deu a vida por nós.

A morte espiritual, resultado do pecado, é inerente a todos os homens. Por um homem entrou o pecado no mudo e pelo pecado a morte, porque todos pecaram (Romanos. 5.12). Pela graça de Deus, Cristo provou a morte por todos, sofrimento esse traduzido por paixão (Hebreus 2.9). Sem dúvida essa a maior manifestação de amor. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (João 15.13). Esse amor imensurável, inaudito soa estranho ao mudo da não-graça. Essa simplicidade do cristianismo incomoda pois o religiosismo humano requer soluções mais complicadas, ainda que ineficazes.

Dentre tantos poemas, Paulo Macalão foi feliz ao declarar: Muito além do nosso entendimento, alto mais que todo pensamento, glorioso em seu sublime intento é o amor de Deus, sem par.

Voltando ao Areópago de Atenas, vemos Paulo afirmando que o Deus desconhecido dos filósofos é o Deus que fez o universo e tudo que nele há. Um Deus tão grande em majestade, glória e poder que não pode habitar em templos feitos por mãos humanas (Atos 17.24/27). Mas esse mesmo Deus procura o homem colocando-se bem perto dele para que o homem, tateando, possa encontrá-lO. Deus se coloca ao lado do homem e diz: me toque e você será salvo. Como diz antigo Negro Spiritual Se isto não for amor o oceano secou, não há estrelas no céu, as andorinhas não voam. Se isto não for amor o céu não é real. Tudo perde o valor se isto não for amor.

Este mesmo Deus determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio de Jesus Cristo, o autor da Salvação. Todavia, Deus não leva em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam (Atos17.30). Tal como fez com o primeiro homem, no Éden, Deus pergunta: onde estás?

Jossy Soares é advogado e Coordenador Geral da Agência Pés Formosos (www.pesformosos.org). Escreve nesse blog

Anúncios

4 comentários em “O Deus que procura o homem

  1. “Cura Divina da AIDS!”

    Nascido em 20/8/1962 e criado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Venho de uma família de classe média toda voltada ao espiritismo. Sou filho de Marilu Scalzo Legey e Milton Pereira Legey (In Memorium), famoso compositor das décadas de 50 e 60, autor de várias músicas famosas, dentre elas: Fósforo Queimado, Rolei Rolei etc. Meu pai era irmão de Aloysio Legey, diretor de núcleo de vários programas da Rede Globo de televisão (Criança Esperança, Desfile das Escolas de Samba, Show da Virada etc.), do qual sou sobrinho e afilhado. Fiz faculdade de Letras(Port/Ing) e academia de artes maciais (Jiu-Jitsu/faixa-preta). Aos 18 anos, herdei do meu avô materno uma construtora, Arthur Scalzo & Cia Ltda. Fiquei rico, tinha poder, mulheres, carros, viagens etc. e tudo mais que o mundo poderia oferecer de melhor.

    “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mateus 6:19)

    Aos 21 anos, me tornei dependente químico e chegei a usar todas as drogas, tendo tido inclusive 3 overdoses. Com as drogas vieram a perda de caráter, da personalidade, a prostituição e a falência. Para tentar não cair de padrão de vida entrei na marginalidade e no mundo do crime, passando a comprar carros roubados, posteriormente roubando os própirios carros, emitindo cheques sem fundos, realizando golpes e participando de falcatruas. Fui preso, julgado e condenado a 23 anos pelos diversos crimes cometidos. Participei de diversas rebeliões, motins, greves de fome etc. Cumpri 8 anos em regime fechado em diversos presídios: Presídio Ary Franco (Água Santa), Instituto Penal Edgard Costa (Niterói), Presídio Hélio Gomes e Penitenciária Lemos Brito no extinto Complexo Penitenciário da Frei Caneca/RJ e 4 anos em regime semi-aberto no Instituto Penal Plácido Sá Carvalho no Complexo Penitenciário de Gericinó/RJ. Lá deparei-me com o Diretor Paulo Roberto Rocha, que tinha sido meu aluno de defesa pessoal quando fez prova para o DESIPE. Ele foi um dos precursores a incentivar o convênio para usar a mão de obra carcerária para trabalhar nas ruas, e posteriormente assassinado na Av.Brasil.

    Em 1998, conheci a pessoa que me mostraria a palavra de Deus, e que hoje é a minha amada esposa, a Missionária Verônica Legey, uma Varoa Valorosa que foi obediente ao Senhor e me ganhou para Jesus indo me evangelizar no cárcere.

    “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6)

    Em 2001, como falei, foi feito um convênio entre a Secretaria de Justiça, a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária e a CEDAE, pelo então Governador do RJ, Anthony Garotinho e o diretor da CEDAE/Zona Oeste na ocasião, Alcione Duarte. Consegui então, um emprego digno onde trabalhei até Dezembro/2006 na CEDAE.

    “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5: 20)

    Mas, depois de tantos pecados e orgias, colhi o que plantei. Descobri que estava com AIDS. Passei 3 anos tomando os coquetéis anti-retrovirais. Participei de uma campanha feita pelo Pastor Ricardo Barros de Belo Horizonte/MG, que tem o Ministério da cura…

    “Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades” (Salmos 103:3)

    Deus continua operando os mesmos milagres de 2000 anos atrás, Deus curou-me da AIDS. Tenho os exames comprovando a cura. Basta aceitá-lo, arrepender-se, converter-se dos maus caminhos e ter Fé, pois sem Fé é impossível agradar a Deus.
    Deus ainda me deu o Ministério do dom da Unção da Cura e Libertação, e para Honra e Glória do Senhor Jesus, temos sido usados como um canal abençoador de vidas por todos os lugares que passamos dentro e fora do Estado, para que o nome do Senhor seja Exaltado e Glorificado.
    Hoje trabalho só pra Deus, sou Ministro do Evangelho, consagrado e ungido como Pastor. Congrego na Assembléia de Deus Pentecostal Ministério das Últimas Horas – Recreio/RJ – Pastor Presidente: Sérgio Luiz Ferreira Alves.

    “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

    “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

    Este é apenas um resumo das maravilhas que Deus fez na minha vida. Convites para pregações, testemunho, palestras sobre dependência química, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), congressos etc, entrem em contato comigo:

    Pastor Gilberto Legey
    Tels.: (21) 2406-2255 ou (21) 9847-1444
    E-mail: gilbertolegey@cooperadoresdedeus.com;
    MSN: gilbertoscalzolegey@hotmail.com
    Site: http://www.cooperadoresdedeus.com

  2. Eu até iria comentar o texto, mas sendo bem sincero o que me pareceu mais digno de nota aqui é o NOME DA AGÊNCIA onde trabalha o autor:

    “Agência Pés Formosos”

    (www.pesformosos.org)

    (hein?! Deixa quieto…)

    Abraço a todos! Muita paz!

    P.S.: EDITOR, por favor responda aos meus comentários. Parece que eu tenho visitado mais o seu blog do que você!

  3. Oooh que bênção !!
    Amei o Textoo .
    Que o Deus de Jacò Te abençoe ricamente .
    Graça & Paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s