VERSÍCULOS BÍBLICOS INTERPRETADOS EQUIVOCADAMENTE


Vote no blog

Por Valmir Nascimento Milomem

É muito comum em meio a preleções e ensinos bíblicos, ouvirmos oradores destilando versículos bíblicos sem, no entanto, saber o seu real significado. O pastor Ciro Sanches Zibordi escreveu um brilhante livro sobre o assunto “Erros que os pregadores devem evitar“, editado pela CPAD, trabalho este que indico a todos quantos queiram se livrar das exposições e interpretações equivocadas da Bíblia e dos jargões evangélicos infundados. Faça uma visita ao blog do Pr. Ciro: www.cirozibordi.blogspot.com

Nesta oportunidade listarei dois versos bíblicos que têm, não poucas vezes, recebido interpretações equivocadas:

  • Letra assassina

“… porque a letra mata e o espírito vivifica” II Cor. 3.6

Freqüentemente tal versículo é utilizado no sentido de se desvalorizar os estudos e o conhecimento, especialmente o secular. Segundo tal inferência, a letra em questão, diz respeito a letra do conhecimento.

Recentemente, inclusive, tomei ciência de uma “festividade” de novos convertidos em que o tema foi exatamente tal passagem bíblica, baseado nesse pensamento genuinamente equivocado.

Não é preciso muito conhecimento bíblico-teológico para se depreender do texto sob análise que Paulo está fazendo referência à letra da lei, e não ao conhecimento. Veja-se que o capítulo em que o versículo está inserido tem como tema principal a diferença entre o ministério do Antigo e do Novo Testamento, fato este que pode ser plenamente verificado nos versículos posteriores, onde Paulo escreve:

O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas este ministério veio com glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor de seu rosto, ainda que desvanecente” v. 7 – NVI

Ao comentar aludida passagem bíblica, a Bíblia de Estudo NVI, explica:

“Letra é o sinônimo de lei como padrão exterior, diante da qual todas as pessoas- por serem transgressoras – constam como culpadas e condenadas à morte. Por isso é apresentada como “o ministério que trouxe a morte” e o “o ministério que traz condenação” (v. 7,9). Por outro lado, o Espírito que dá vida é o Espírito do Deus vivo”, que, cumprindo a promessa da nova aliança, escreve a mesma lei no interior, ‘em tábuas de corações humanos”.

Ademais disso, a Bíblia se interpreta nela mesma. Nesse sentido, em nenhuma ocasião a Palavra de Deus desvaloriza o conhecimento, pelo contrário, ela incentiva todo cristão a buscá-lo.

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”. II Pedro 3.18

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo e ele crescerá em entendimento”. Provérbios 9.9

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual” Colossenses 1.9

Portanto, a letra do conhecimento não é “assassina” como pensam alguns, pelo contrário, “assassina” é a interpretações errônea.

Coisas que serão acrescentadas

 

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e ………… vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33

Antes de demonstrar o erro que geralmente é ocasionado em referência ao versículo bíblico em Mateus 6.33, peço a você que complete o pontilhado acima com a palavra ou as palavras que estão ausentes. (sem consultar sua Bíblia, é claro!).

Pronto?!

Pois bem, quando faço esse pedido para meus alunos as respostas mais comuns são: Todas as coisas, todas as demais coisas. Qual foi a sua resposta?

Essa é uma típica passagem bíblica em que as palavras que a compõe não são devidamente observadas. No subconsciente da maioria das pessoas o versículo bíblico seria completado com “Todas as coisas ou todas as demais coisas”, resultado exatamente da quantidade de vezes que ouvimos tal expressão em nosso cultos ou ensinos. Porém, nenhuma dessas expressões apresentadas estão certas, pois, segundo Mt. 6.33 as palavras ausentes são: “todas estas coisas”. Se você acertou, meus parabéns!

Existe muita diferença no sentido do versículo caso os termos sejam alterados?

Sim, e muita diferença. Vejamos:

A partir de Mt. 6.25 Jesus começa a falar acerca dos cuidados e inquietações que afligiam os seus seguidores ( e todos nós cristãos, de uma forma geral). Ele diz:

“Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mt. 6.25

Cristo, portanto, estava fazendo menção às necessidades básicas de todo o ser humano: Comida, bebida e vestimenta.

Na seqüência, o Mestre demonstra aos seus ouvintes como Deus provê todas estas necessidades, dando exemplos da natureza como as aves do céu e os lírios do campo. Ainda, diz para não andarem preocupados ou inquietos, afinal, o Pai celestial bem sabe de todas as necessidades do homem (v.32). Exatamente nesse ponto é que Jesus pede para buscarmos primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas seriam acrescentadas.

Assim sendo, a expressão [estas coisas] está se referindo àquilo que Jesus havia dito inicialmente, ou seja, às necessidades básicas e fundamentais de todo ser humano (comida, bebida e vestimenta). Se utilizarmos os termos “Todas as coisas ou todas as demais coisas” estaremos extrapolando o que a Palavra de Deus diz, dando vazão a expectativas equivocadas. Infelizmente, valendo-se dessa interpretação desvirtuada é que alguns pregadores da prosperidade dizem que se buscarmos o reino de Deus e a sua justiça, todas as demais coisas nos serão dados, dando, inclusive, exemplo de casas, carros e empregos milionários.

Ora, Jesus foi enfático. Ele se ateve às necessidades básicas do homem. Ele não nos prometeu mais do que isso. Agora, se Deus (pode) nos abençoar além dessas necessidades, aí é outra história. Ele é poderoso. Ele é o Criador. Entanto, não está obrigado a nos servir como se fosse o mágico da lâmpada, que segundo o conto, concede desejos a todos quanto a encontrarem.

Para corroborar essa verdade bíblica, lanço mão das palavras de Paulo:

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” Filipenses 4.19

Veja-se bem, Paulo também está falando sobre necessidades.

Na área jurídica, especificamente no Direito Civil, existe uma distinção entre benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias, que pode servir como parâmetro para nossa análise.

Benfeitorias são obras realizadas pelos homem com o propósito de conservar (necessária), melhorar (útil) ou embelezar (voluptuárias) a coisa principal.

Portanto, ações necessárias são aquelas empreendidas com o objetivo de não deixar que a coisa vem a deteriorar ou perecer. Em referência ao homem, Deus nos dá as condições necessárias para a nossa vivência, as quais representam-se pela comida, bebida e vestimenta.

Ações úteis são aquelas que ajudam ou facilitam o uso da coisa. Aplicando-se ao homem, um exemplo de utilidade seria o carro, que facilita sua locomoção e o “auxilia” nos trabalhos cotidianos. E as voluptuárias são ações para dar embelezamento na coisa principal, como exemplo, cite-se um relógio rolex ou uma gravata italiana caríssima.

Vote no blog

 

 

70 comentários sobre “VERSÍCULOS BÍBLICOS INTERPRETADOS EQUIVOCADAMENTE

  1. Gostei muito da análise das passagens. O irmão mencionou pequenos detalhes que precisam ser observados.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

  2. Acredito que muitos líderes estejam precisando rever seus conceitos em relação ao versículo de Mat. 6:33, como outros. Pois o que vemos hoje são verdadeiros sanguessugas, que não querem comprometimento com Deus mais sim aquilo que Ele pode nos proporcionar.
    A bíblia se transformou no evangelho da auto-ajuda e prosperidade.

  3. Gostei muito desse eswtou ñ sabia dessas informações c/ certeza tem muito sentido, vou estudar muito sobre isso. Obrigado.

  4. Otimas observações, caimos na mesmice de ouvir e passar a msg sem ler o contexto. Creio que quando buscamos o reino, o Senhor nos suprirá nas necessidades elementares.

  5. gostaria de saber o significado de proverbios 5 quanto a MULHER ESTRANHA !E PARA QUE NAO DE SUA HONRA A OUTROS.

    PAZ EM CRISTO

    BETE

  6. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

  7. Parabens!
    O seu trabalho é nobre pois traz cristalinamente a real interpretação da palavra de Deus. Antes de conhecer seu trabalho eu já havia pregado em nossa igreja sobre esse tema na mesma linha do seu pensamento.
    Abíblia lhe dá respaldo para denunciar as hipocrisias e aberrações que temos visto nos dias atuais em Mat. 23-23, 25-45,quando O Sr. jesus denuncia o pedado de omissão dos fariseus e muito bem interpretada por Tiago 4-17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
    Pregam que o cristão que adoece é porque não conhece a palavra de Deus. No entanto os maiores servos de Deus como Isac ficou sego. O que é a segueira senão uma enfermidade? “No mundo Tereis aflições…”
    Que Deus o Bençoe.

  8. Parabéns, as suas críticas referente a palavra de Deus são cabivéis a má intrepretações por líderes religiosos. Que o espírito Santo de ilumine.

  9. Em minha BEP, no referido versículo de Corinthios, eatá marcado a caneta, no local letra mata que sublinhei, DECÁLOGO. Este culto foi na igreja sede, onde o Pr Presidente do campo ensinou isso mesmo, em 96. Como sempre fui aluno atencioso, marquei isso e entendi que a letra “era” a Lei, o decálogo. Hoje, onze anos depois, após de ter a cabeça quebrada em um terrível acidente automobilístico (2 de Maio de 2006) , e não obter respostas salutares às minhas inquirições, vejo que a letra, até que me provem ao contrário, é a do conhecimento mesmo.
    Vejam que Paulo, antes Saulo, fazia tudo que o dr. Gamaliel lhe instruía, pois eram teólogos, tinham seu Talmud, e Saulo fazia o que aprendia, caça as bruxas. Hoje vejo que é parecido. Ezequiel fala que: “Eis que és mais sábio que Daniel, não há segredo algum… (28.3)”. Nós, em nossa teologia, temos o mesmo defeito de Tiro. Sabemos tudo. Com excessão “daquele dia”, pois Jesus disse que nem Ele sabia, porém ensinamos que Ele realmente sabia como Deus. Sua parte humana é que não tinha o conhecimento exato. O Gamaliel (a teologia hoje), realmente mata, pois nos torna independentes dEle, crendo, com Jesus falou, em ensinamentos de homens. O fato de usado o termo “nós”, é que sou um aluno de esclas bíblicas dominicais, de obreiros, ETAD, IBADEP, e atualmente curso o bacharel do ICP, do pr Antonio Fonseca. Tomemos cuidado. Vejamos aluz em nossa frente, e volvamos ao excencial: levar o evangelho a toda criatura.

    Fiquem no amor de Deus

    Elizeu

  10. SERÁ QUE O PASTOR ,PODERIA NOS DIZER COMO INTERPRETAR: ROMANOS 7:1-3, Mat 5:32
    19:9-10, Maec 10:11-12, Lucas 16:18, I Co 7:11, 7:39?
    Aguardo respostas.

    OBS: Por favor, USE SOMENTE A BÌBLIA, OK?

  11. Paulo é um grande exemplo de verdadeiro homem de deus pra nós, irmã Alzira. Veja que ele termina seu comentário em coríntios, dizendo:”segundo o meu parecer”. Ele nunca afirmou que Deus o impilia a escrever algo relacionado ao casamento, ou outros assuntos, nem ratificava algo como simplesmente lei, atadura, mordaça. E suas igrejas cresciam sendo ensinadas na palavra da revelação de Deus por Deus.
    Na bíblia de Estudos Pentecostal, Mt 19.9, o comentarista faz uma exegese afirmando que Deus permitiu o divorcio no AT por causa da dureza do coração dos judeus, por qualquer incontinencia. Porém Jesus explica que “Moisés ” escreveu, e nunca que Deus revelou a Moisés, ou que Moisés foi inspirado por Deus. Como o espaço é pequeno, irmã Alzira, entre em contato comigo, para nos aprofundarmos melhor na maneira como Jesus realmente ensina. diacers@yahoo.com.br

    Fiquem na paz de Cristo

  12. Klécia,

    O texto em questão diz respeito aos falsos profetas, onde Jesus, a partir do verso 15, fala aos seus discipulos para tomarem cuidado com os falsos profetas, que aparecem vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

    Os falsos profetas são aqueles que falam em nome de Deus e de Jesus, mas no fundo, não tem nenhum relacionamento com Ele. Alguns, inclusive chamam a si mesmos de messias. São difusores de falsas doutrinas e heresias bíblicas.

    No caso, Jesus diz que tais pessoas são conhecidas pelos seus frutos, ou seja, pelo resultado daquilo que fazem. Assim, o Mestre diz, no v. 19 que “toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo”.

    Para a interpretação desses dois versos é importante tb fazer a leitura dos versos 21 a 24, de forma que o julgamento sobre tais pessoas será no futuro, onde todos haverão de se apresentar ante o Senhor, e os falsos profetas serão condenados, pelo que Jesus lhes dirá: – Nunca vos conheci, apartavi-nos de mim, vós que praticai a iniquidade.

    Espero ter ajudado.

    QQ coisa, envie-me e-mail comoviveremos@gmail.com

  13. A exposição de Mt 6.33 foi muito boa. A “crentalhada” se habituou a apenas ouvir, mas não meditar na Palavra. Como os “teólogos” da prosperidade sabem o que o povo quer ouvir, vão lançando as setas, na certeza de que pelo menos em seus arraiais não serão confrontados (aliás, eles detestam confronto). Para eles, falou, tá falado, não importando se é heresia ou não.

  14. Mateus 6:3 é um dos favoritos de quem prega a prosperidade ,como estamos vendo.

    Sem falar de Malaquias 3:8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.”

    Usam um contexto totalmente diferente pra justificar as suas investidas.

    Parabéns pelo Blog.
    Que Deus te suporte pra que continue com esse trabalho!

  15. o envangelho tem de ser pregado a todo mundo por nos ,ou por as 2 testemuhas e os 144.000.

  16. Seus escarecimentos muito me ensinaram e peço permissão para interpelá-lo acerca de um texto, no mínimo, curioso: O cap. 28 de 1Samuel, nos vs. de 7-20 deixa uma lacuna para debates polêmicos, sugerindo para os espíritas uma autêntica “sessão espírita”. Não entendo porque Deus, considerando Sua pré-ciência, não foi enfático, evitando tais debates que, creio eu, em nada edificam, revelando de forma explícita, que a visão da vidente era, na verdade, um mero demônio disfarçado e não o próprio Samuel ali falando com Saul. Na expectativa de seus comentários, de já eu agradeço. Ah! Só mais uma dúvida: crianças que morrem são salvas ou não. Particularmente, eu creio que sejam.
    Que Deus continue abençoando o senhor!

  17. Bom dia.
    Meu nome é Anna Karollyna meu casamento esta marcado pro dia 07 de fevereiro, gostaria de pedir as orações de vcs sobre o meu casamento,somos jovens,tenho 18 anos e stamos voltando para a vida crista agora e nao queremos nos desviar.
    Sou grata Deus pelas maravilhas que ele tem feito em mina vida.
    Grata desde ja.
    Fiquem com Deus.

  18. Boa noite,

    Meu nome é Laerte e eu gostaria de saber o significado de Mateus 25,14-30.
    Obrigado, e fiquem com Deus.

  19. Parabéns pela abordagem. Infelizmente, a maioria do nosso povo, com a anuência dos líderes, não está se importando com o que diz a Palavra. Um dia desses, ouvi falar de um anúncio na entrada de um templo que diz o seguinte: “O tempo da palavra já passou. Estamos agora no tempo do mistério.”

  20. Gostei muito da explicação sobre o versiculo em questão bom seria se outros irmão também tivesse acesso a esta explicação, eu já havia observado esta confusão nas pregações.

  21. Gostaria que o irmão me informasse uma relação de livros para o estudo do fim dos tempos ou seja do livro do Apocalipse. Tenho desejo de estudá-lo, mas não sei como começar. Preciso de uma orientação e tembém se o Senhor sabe de algum site para estudo. Obrigada

  22. Acho que o irmão Elizeu precisa renovar a sua mente com a palavra de Deus .Buscar a verdadeira revelação da palavra.

  23. a paz a todos, lindas explicações, pena que algumas pessoas por falta de tempo, ou quem sabe um curso sério, ou ainda quem sabe dificuldade de asimilação, ainda não ocnseguiram entender nadissima de nada sobre o que foi dito, haja visto nosso irmãozinho que ainda postou textos sobre tiro como se ele fosse uma pessoa comum com conhecimento comum rss pena mesmo…isto mostra que não é apenas ler, apenas estudar,para algumas pessoas é preciso um professor por perto coladissimo e com real conhecimento para que certas coisinhas que se encrostam em “nossas” mentes possam sair e dar lugar ao que é certo,ao que é bíblicamente correto, infelismente, e digo porque tenho visto muito isto, não raro algumas pessoas ou por terem aprendido de maneira errada com pessoas realmemte influentes, ou por que têm realmente dificuldade de asimilação, ou ainda porque não lhes interessa aprender o certo ja que o que importa é o que elas acham e não o que esta realmente escrito, irmãos, rss como é dificil!!! você pode mostrar na bíblia, texto e contexto…exegese exaustiva, homilética, hermeneutica, dicionários, etimologia …e ainda assim se o que vc esta mostrando não for o que aquele pessoa acha certo, não adianta rsss ela não vai concordar.
    ai aconselho você, eu, dar um sorriso…e sair de fininho, sabemos que foi mostrado o certo…contra fatos não existem argumentos…esta pessoa não precisa mais de estudos bíblicos…precisa sim de se converter…e muita oração.
    a paz a todos

  24. Deus abençoe sua vida,é de grande valia esta observação,pois na maioria das vezes as pessoas pensam somente em buscar seus interesses.

  25. primeiramente quero te parabenizar pelo trabalho otimo que voce esta fazendo eu sou do ministerio filadelfia gosto muito dos cultos de doutrina que o pastor faz toda quarda

    quero saber de um versiculo que se encontra em corintios 10:13 qual é o seu significado eu acho lindo esse versiculo

    muito obrigado beijos edna sales

  26. irmao valmir realmente tem muitas pessoas que nao estao lendo a biblia e sim sendo lidos por ela interpretando trechos errados e trazendo ao pulpito das igrejas a teoria da prosperidade. eu mesmo ja cheguei a ouvir de um pastor que quem nao da dizimo nao vai morar no ceu. eu repreendi na ora pois era uma reuniao de obreiros entao eu pedi a palavra e por isso voce ja sabe o que aconteceu nao e mesmo.

  27. A profecia de Paulo para carcereiro, crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e a tua casa, tem sido transmitida para a igreja de Cristo como se fosse uma promessa para todos os cristãos. No entanto Jesus disse: estarão dois numa cama, um será deixado e outro levado.
    Paulo adverte; quem sabe mulher se salvarás o teu marido, ou quem sabe marido se salvarás a tua mulher…
    Num precisa nem de arregalar os olhos para ver…
    Quisera muitos mais versículos bem explicados…
    Abraços. Guiomar.
    Abraços

  28. Prezado irmão, é dolorido ouvir pregadores “famosos” cometerem erros tão terríveis nas interpretações dos textos bíblicos, muitas vezes insistirem no assunto porque houve repercussão (alvoroço de glória a Deus) no meio da congregação e insultarem aos que não fizeram parte do mencionado coro.
    Numa festividade de grande porte numa bela e famosa Igreja de Belo Horizonte, ouvi com tristeza quando o pregador disse que Ana levou Samuel ao templo e (usando palavras que não vou repetir) falou coisas desaforadas para o sacerdote Elí. As pessoas foram ao delírio (não estou exagerando) e fiquei perturbada com os insultos que me foram dirigidos assentada no banco da frente. Me tranquilizei quando olhei para um certo professor de teologia, homem de comunhão com Deus e experiência com o rebanho do Senhor, que estava com a Bíblia aberta e balançava a cabeça negativamente ouvindo o acontecido.

  29. Graça e paz da parte de Deus.
    Sou pr no DF, e quero dizer ao imão que amei isso tudo, e espero que muitos dos meus colegas de ministério o leia também. Nunca ouvi em todo o meu tempo de pastorado tanto erro de interpretação biblica,principalmente a falta de uma boa hermenêutica biblica. Gostaria de comunicar-me com outros pastores, para juntos compartilharmos de nossos conhecimentos biblicos, que embora limitado nos edificará muito.Um abraço de todo coração no amor de Cristo a todos

  30. Fico feliz ao jovens proeminentes como o doutor e pastor Valmir, vejo que ele tem sido um canal de bênção na obra do Snehor, para poder esclarecer aos menos esclerecido a palvra com toda a sua verdade, um grande abraço.

  31. louvo a deus pela sua atitude meu irmão, eu sou amante das escrituras continui com essa força graça e paz querido moro em são paulo mais sou dai.fk na paz.

  32. para estudar a palavra de Deus no Instituto Rhema tem que se pagar uma mensalidade alta, não viável ao meu orçamento. Fiquei so no desejo de aprender mais, pois tenho sede e fome do conhecimento de Deus, disse isso a coordenadora do curso e ela foi implacavel: são 10 mensalidade e 8 meses de curso por ano. Só estuda a biblia no Rhema quem pode pagar. “De graça recebeste de graça dai” Palavra de Deus!

  33. OLA PASTOR , E DOUTOR , DOU GRASAS A DEUS , POR ELE LEVANTAR PESSOAS DE ESTUDO , E QUE SI DEDICAM A PLAVRA , NAO TENHO NEHUN TIPO DE FORMASAO , SCOLAR , A NAO SER QUARTA SERIE , MAS POREM , FICO MUITO INDIGUINADO COM MUITOS PASTORES , QUE OLHAM PARA O NUMERO DE PESSOAS QUE ESTAO FREQUENTANDO A IGREJA , E NAO SI PREOCUPAO , QUANTAS ESTAO SENDO SALVAS , POIS SO QUEREM O SUSESSO , , INFELISMENTE HOJE , POSTAOREAR UMA IGREJA , ESTA SENDO LEVADO , COMO PROFISAO , , NAO COMO UMA RESPONSABILIDADE , DE BUSCAR ALMAS PARA O SENHOR , MORRO NOS ESTADOS UNIDOS , A SETE ANOS , ASEITEI JESUS AQUI , TENHO CONGREGADO EM IGREJA QUE TEM GRASAS A DEUS SEREDADE COM A PALAVRA TEMOS ESTUDOS DE TEOLOGIA , ENSINO BIBLICO DOMINICAL , PARA , OBITERMOS , BASE , E ESTRUTURA , PARA DEFENDERMOS NOSSA FE CONTRA FALSOS PROFETAS QUE , POR AI TEM MUITOS INFELISMENTE .
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENSOANDO , E TE DANDO FORAS , ESPIRITUAIS , FISICA , , QUE DEUS CONTINUE TE USANDO , NAO DEIXE QUE A FAMA ENTRE EM SEU CORAÇÃO ,, POIS NADA DO QUE VC TEM E SEU , MAS SIM VEM DE DEUS , ELE DA ELE TAMBEM TIRA DE NOS , SE NAO USARMOS , PARA , O PROCLAMAR DE SUA OBRA , QUE A PODEROSA DE DEUS ESTEJA COM , VC E A GRASA DIVINA ESTAJA TE DANDO SABEDORIA CADA DIA MAIS , DEUS TE ABENSOE EM NOME DE JESUS , AMEM ….

  34. gostaria de saber o significado do versiculo de corintios que diz: que o corpo seja entregue a satanas para que o espirito seja salvo.

  35. gostei muito da materia que deus continue iluminando o seu ministerio e abencoando a sua vida;uma ovelha me fes uma pergunta,e eu gostaria da sua ajuda,e ficarei muito grato se o senhor puder me ajudar,a pegunta foi esta jesus so tres cegos e porque,eu fiquei de pesquisar,e fiquei alegre ler o seu comentario honesto espiritual iterpretando texto muitos iterpretam desonestamente e nao vem o problema que causam;agradeco desde ja,fique na paz meu amADO,fico esperando sua resposta.

  36. PAZ QUERIDO, LENDO A INTERPRETAÇÃO DE MATEUS 6:33 , ” BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS”, PERCEBI QUE DENTRO DO CONTEXTO SUA ANÁLISE É PERFEITA, MAS GOSTARIA DE SABER SE NA EXEGESE O PRONOME “ESTAS” PODE SE REFERIR AO PRÓPRIO REINO E JUSTIÇA QUE AO MEIO ENTENDER É O QUE NA VERDADE SERÁ ACRESCENTADO.

  37. Nossa cada vez que que “fuço” este blog, encontro mais coisas interessante que serve para nossa edificação, mais uma vez parabens, execelente explicação sobre Mt 6:33, estamos vivendo tempos em que se fala muito em dinheiro e pouco em almas. Fique na paz!!!!🙂

  38. baseado em Mt 6.33 – que se a pessoa buscasse primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, as demais coisas (o que haveis de comer, de beber, de vestir, de saúde, de emprego etc) seriam acrescentadas. Mas observando detalhadamente o pronome demonstrativo, a referência imediata é “reino de Deus e sua justiça”. Assim, o que é acrescentado não são “outras coisas” ou “demais coisas” (comer, vestir, beber, moradia, saúde etc), mas aquilo de maior valor, pois não existe algo mais valioso do que o reino de Deus e a justiça de Deus. ISTO é o que deve ser acrescentado em nossas vidas. ESTA é a promessa de Jesus que é cumprida em todas as circunstâncias.

  39. Valmir,
    Relendo esta página ví o pedido da irmã Alzira e o comentário do irmão Elizeu… Fiquei tão preocupada com ela que decidi perguntar a você se pessoalmente deu a resposta a esta irmã. Guiomar.

  40. Muito bem, irmão!
    Se faz necessário o esclarecimento de muitas coisa, uma vez que nem todos conseguem entender corretamente a Bíblia. E ainda para piorar isto, tem alguns que ensinam equivocadamente seus ouvintes.
    Já ouviram pregadores dizendo que Noé pregou para as pessoas durante a montagem da Arca, e que ouviu delas palavras zombeteiras? Pois é! É a ficção Bíblica ensinada pelos filmes, que acabam nos ouvidos de crentes preguiçosos demais para ler e consultar a Bíblia, frente a situações como esta, entre outras.

    A Paz do Senhor, queridos!

  41. Sabe de uma coisa, a ciência, a evolução surgiu quando o ser humano deixo de guardar o sétimo dia da semana!
    Pois o mandamento de Deus que ordena a guardar o sábado mostra claramente que Deus é o Criador!
    Em seis dias ele criou tudo oque existe, o céu, a terra, o mar, o universo.
    Pois no sétimo dia ele descansou, abençoôu o dia de sábado e o santificou. Gênesis 2:1,2 e 3!

  42. Graças a Misericordiosa Providência Divina, hoje podemos contar com estudiosos de literatura, história e linguística que tem nos ajudado a melhor interpretar a bliblia, principalmente o antigo testamente, feito para o povo hebreu, que vivia uma outra realidade, mas algumas pessoas insistem que buscar fundamentar seus argumentos e ensinos nas leis civis mosaicas, como se alguem ainda hoje fosse apedrejar, ou trucidar alguem por causa de um equivoco. Até mesmo as passagens ditar evangélicas, sabemos foram terrivelmente deturpadas, embora ainda possamos enxergar o ensino moral inegualável do Grande Mestre Galileu, Nosso Senhor Jesus. Mas estudando melhor, podemos inclusive reavaliar conceitos antigos e impostos pela igreja dominante (e que insiste no conto infantil de que foi a única deixa por Cristo, como se ele tivesse deixado alguma instituição, quando não, apenas seu ensino divino, consolador e libertador). Sabemos que os Antigos Concílio pertubaram sobremodo as traduções, e que Lutero quando pode perceber não pode compartilhar, em uma atitude de coerencia, como é o caso a ser melhor analisar sobre o Deus Triuno, herança pagã, que ainda trazemos além de muitos outros conceitos que a primeira vista parece transgredir a Justiça Inabalável de Deus Todo-Poderoso.
    Acho que sua matéria, meu irmão, vem tocar em assuntos muitos interessantes. Queira Jesus te inspirar sempre.

  43. Há um estudioso, embora de outro segmento religioso, que nos traz informações muito interessantes. Trata-se do Senhor Severino Celestino, doutor em odontologia, profundo conhecedor do grego, latim, idish e aramaico (a lingua mais próxima da que Jesus falava na época). Não lembro o nome do livro, mas falava justamente sobre as traduções.

  44. Paz seja convosco.
    Gostei do que li nesta página, digo isto, não pelos “CERTOS e ERRADOS”, mas por entender que temos que estudar mais a palavra de Deus, não que eu seja negligente neste aspecto, mas sim por ver que quanto mais estudamos, descobrimos que pouco aprendemos.

    Deixo-vos o seguinte para meditação:
    1 João 2:26 e 27
    26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
    27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

    Que Deus vos ilumine a todos.

  45. boa tarde, eu queria saber melhor as interpretações dos versículos da Biblia Sagrada, por favor não tenho condição financeira para compra livro sobre as interpreções biblicas.
    Fico felis por ter conhecidos voces.
    fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo o nosso salvdor

  46. Oi amado, Deus te abençoe. II Cor.3:6, eu entendo neste versiculo que, a letra é o conhecer a lei, a Palavra do Senhor.É importante saber? Claro que é, mas nada adianta se soubermos toda a Biblia e não vivê-la. Temos que praticar aquilo que aprendemos do Senhor. Temos que ser obediente a Sua Palavra. Nâo podemos ser hipócritas, de passar a Palavra para as pessoas se nós mesmos não praticá-las. Obrigada pelo espaço, Deus abençoe a todos. Lena

  47. é uma pena que existam pessoas que acreditem que o velho testamento foi escrito para os hebreus, e para sua realidade, espero apenas que essas mesmas pessoas não acreditem nos dizimos e ofertas, de acordo com o que lhe é conveniente!

  48. E sobre o sábado, não vou dar opiniões minhas, mas assim diz o Senhor: Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar.Seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abencoou o di de sábado e o santificou. Êx: 20:8-11.

  49. bom paz do senhor para todos acerca destes verssiculos mau interpletados uma verdadeira eisexese(dar significado ao texto)seria bom estes “pregadores/ensinadores” da biblia sagrada seguir a recomendaçao de martinho lutero diante do grande teologo da igreja catolica john eck dizendo que este mergulha nas escrituras igual a aranha d”agua mergulha na agua,deveriam eles como cristaos examinar a escritura de forma profunda e pararem de inventar modismos e novas doutrinas, estranhas a luz da biblia sagrada e manter a pureza doutrinaria e doutrina conservadora que foi ganha com ,muito custo e até morte de alguns cristao (john huss e outros)gostaria de terminar citando lewis spery chafer no seu livro quando diz,que muitos os ministros de hoje(a cinquenta anos atras)nao possuem uma teologia sistematica ,o que seria algo imprecionante aos teologos de uma geracao atras.

  50. paz do senhor
    gostaria de ¨protestar¨ em relação ao comentário geralmente feito no final da sitação de I Co . 3,3 ¨…eu sou de Paulo; eu sou de Apolo¨ Geralmente se diz que os irmãos ,
    que dão mais trabalho são osque dizem que são de Jesus.
    Mas no contexto do versiculo, Paulo está dizendo que não temos que pertencer nem ao semeador nem ao que regou, mas a Cristo
    Na verdade este comentário usual dá cumprimento a Mc . 7 ,9 onde Jesus diz:
    ¨E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição¨

  51. Quanto a última explicação, além de Filipenses, Paulo também fala em 1Timóteo 6:7-8:

    “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
    Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”

  52. Concordo com o irmao Alvaro,devemos buscar o reino ,e a jusiça de DEUS……..nao devemos estapreoculpados em riquesas desse mundo.Aqui tudo passa.Devemos cuidar do nosso espirito,alimenta-lo da palavra.

  53. Que o nosso Deus eu creio em nome de Jesus que o Espirito Santo de Deus usou osenhor para alertar o povo , que só quer falar em properidade material e não cuida da sua vida espiritual para no momento que se coloca diante do Senhor para pedir uma benção esteja fazendo tudo aquilo que está em Isaias 61 vers. 1e 2 que diz nós fomos ungido pelo senhor para pregar o Avangelho da Salvação e o ano aceitavel do Senhor >Amem

  54. Olá!

    Ahhhh… então ERROS DE INTERPRETAÇÃO são possíveis até no texto da VERDADE MAIS CLARA já revelada ao homem?

    E pelo que parece são mais comuns do que eu esperava…

    Eu sempre achei que A VERDADE não precisasse de HERMENEUTAS, ou TRADUTORES… sempre achei que a VERDADE teria que ser ÓBVIA A TODOS, ou seria apenas UMA POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO…

    É isso mesmo?

    Abraço!

  55. Gostaria de saber aonde podemos afirmar por dentro da palavra de Deus, que cremação é pecado! Temos que seguir a bíblia e se ela afirma, então devemos seguir! Abraços fraternal e a Paz!

  56. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24×7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

  57. (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que acreditam na verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

  58. Parabéns? pela interpretação, muitos erros acontecem por falta de conhecimento de interpretação de texto, p q tem que ser lido todo o texto p/ que se possar se fundamentar no versiculo que vai pregar. como diz o proféta Oseias 4.6a: o meu povo foi destruido por que lhe faltou conhecimento, OS. 5.3 ai diz mais, conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR.

  59. A paz do Senhor gostei muito porque eu nunca tinha atentado para esse detalhe temos que realmente ler a biblia com bastante atenção e pedir sempre a Deus entendimento da palavra Deus te abençõe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s