ESPECIALISTAS DENUNCIAM FARSA DE DOCUMENTÁRIO SOBRE “A TUMBA DE JESUS”


ESPECIALISTAS DENUNCIAM FARSA DE DOCUMENTÁRIO

SOBRE “A TUMBA DE JESUS”

Filme exibido no Discovery Channel e produzido por James Cameron é ironizado por cientistas e classificado como “bobagem” por arqueólogos

 

Um documento exibido no Brasil no canal da TV cabo Discovery Channel em 18 de Março, e que foi transmitido na TV americana em 26 de Fevereiro, afirma ter identificado o túmulo onde foram enterrados Jesus Cristo, seus pais, Maria e José, e Maria Madalena. Intitulado The Lost Tomb of Jesus (O Túmulo Perdido de Jesus), o documentário foi produzido por James Cameron, director do filme Titanic, e pelo arqueólogo Simcha Jacobovici para o canal, com três anos de preparação. No entanto, a comunidade científica ironizou o seu conteúdo, classificando-o como “falso” e “apenas um chamariz publicitário para um futuro livro a ser lançado pelo cineasta”.

O suposto túmulo, do qual originou o documentário, foi encontrado em 1980 no subúrbio de Talpiot, em Jerusalém. Na ocasião, os arqueólogos encontraram dez caixões (repositórios de ossos) e três crânios. Em alguns dos esquifes havia inscrições que foram traduzidas como “Jesus, filho de José”; “Judá, filho de Jesus”; “Mariamne”; “Maria”; “José” e “Mateus”. Testes de DNA nos resíduos dos ossos verificaram que não havia parentesco entre os ossos de Jesus e de Mariamne. Com isso, Cameron concluiu que ambos só poderiam ocupar a mesma tumba se fossem casados. Além disso, passou a defender que Mariamne seria o nome verdadeiro de Maria Madalena. Em outras palavras, o documentário de Cameron e Jacobovici tenta relacionar os nomes encontrados aos da família da Jesus e argumenta que Jesus e Maria Madalena foram casados e tiveram um filho (Judá).

Após o lançamento do documentário a comunidade científica no Brasil e no exterior manifestou-se contrária aos argumentos de Cameron e Jacobovici. Em opinião unânime, especialistas afirmam serem absurdas as teorias apresentadas. Sem considerar a tentativa de colocar em dúvida a ressurreição de Cristo, os arqueólogos afirmam que, histórica e arqueologicamente, é impossível Cameron e Jacobovici provarem tais factos.

 

Comunidade científica ironiza

 

Historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos principais especialistas brasileiros sobre a vida de Jesus, André Chevitarese afirma que é preciso encarar com muito cepticismo o anúncio da descoberta da suposta tumba de

Cristo. Segundo ele, Jesus seria virtualmente invisível para um arqueólogo de hoje. Em entrevista ao site G1, Chevitarese explica que “não só ele (Jesus), como quase toda a primeira e segunda geração de cristãos eram pessoas periféricas, gente muito simples, de origem rural, que seriam incapazes de deixar restos materiais claros de si mesmos” por não terem condições financeiras de terem uma tumba como a de Cameron mostrou.

Sendo assim, os ossários apresentados por Cameron, no dia 26 de Fevereiro, como o local do último descanso de Jesus, sua mãe Maria e sua suposta esposa Maria madalena, estaria muito acima das possibilidades financeiras de alguém como Ele. A decoração em alguns dos ossários aponta para uma família da classe média alta, e não para camponeses da Galileia.

Para o professor Chevitarese, é preciso ficar sempre com um pé atrás diante de um anúncio como esse. “A impressão é que se está diante de um fenómeno: uma emissora de TV simplesmente querendo criar polémica em torno do tema. Qualquer trabalho científico sério precisa trabalhar com hipóteses, que podem ser testadas ou refutadas. O problema é que, nessas belíssimas teorias que são criadas, a resposta já vem pronta e os factos simplesmente são forçados a se encaixar na conclusão desejada”, critica o historiador. Na entrevista, Chevitarese comparou esse tipo de esforço à trama do romancista Dan Brown no livro O Código Da Vinci.

Segundo André Chevitarese, o túmulo de onde vieram os ossários, achado em 1980 num subúrbio de Jerusalém, não é o primeiro a conter a inscrição “Jesus, filho de José”. Outro ossário com esses dizeres veio à tona em 1926, e causou os mesmos rumores, até que se percebeu que era extremamente comum entre os judeus do primeiro século dC pessoas com o nome de Jesus e filhos de algum José.

Amos Kloner, arqueólogo israelita que descobriu a tumba em 1980 e a documentou como a sepultura de uma família judaica, está convicto d que não há provas para sustentar a tese de que o túmulo é de Jesus. Em entrevista à agência de notícias France Press, Kloner, que é professor do Departamento de Arqueologia e estudos da Terra de Israel na Universidade de Bar-llan, em Tel Aviv, enfatiza que não há possibilidade de se apropriar de uma história religiosa e transformá-la em algo científico. “Insisto no facto de que é uma tumba comum no século I antes de Cristo”, disse Kloner, acrescentando que “os nomes eram uma coincidência e o filme é uma bobagem”.

Em relação à tese em que Jesus e Maria Madalena podem ter tido um filho chamado Judá, Kloner ridiculariza, afirmando que não há registos históricos disso e, portanto, é impossível de ser provada. Kloner enfatiza que não há possibilidade de o túmulo pertencer à família de Jesus. Segundo ele, Maria e José não poderiam ter uma tumba familiar em Jerusalém. “Eles eram uma família paupérrima. Posso dizer positivamente que não aceito a identificação como pertencendo à família de Jesus em Jerusalém. Não aceito, nem historicamente, nem arqueologicamente”, afirmou o arqueólogo durante a entrevista.

De acordo com o especialista, existem muitos nomes populares e comuns no primeiro século antes de Cristo, inclusive Jesus e José. Kloner afirmou que, das 900 tumbas encontradas num espaço de 4Km na cidade velha de Jerusalém na mesma época, o nome de Jesus foi encontrado 71 vezes, e que “Jesus, filho de José” também foi encontrado muitas vezes.

Outro conhecido arqueólogo israelita, Dov Ben Meir, que escavou durante anos as ruínas da velha Jerusalém, também rejeitou os argumentos utilizados por Cameron e Jacobovici e disse que eles “não passam de tolice”. O professor L. Michael White, da Universidade do Texas, também diz ter dúvidas sobre a veracidade da descoberta. Segundo ele, é uma forma de tentar vender documentários. “Uma série de testes rígidos deveriam ser conduzidos antes que um ossário ou uma inscrição possa ser apresentado como antiga. Não é arqueologicamente sensato. Isso é uma fanfarra”, conclui.

 

Impossível desacreditar o cristianismo

 

Para o pastor Natanael Rinaldi, assim como aconteceu com o lançamento do livro o Código Da Vinci, e depois com o filme, esse documentário chega com o mesmo intuito: o de tentar desacreditar o cristianismo. “Essa é mais uma tentativa do Diabo de impedir o cumprimento da promessa de Deus no livro de Génesis 3:15, de levantar, da semente de mulher, aquele que esmagaria a cabeça da serpente”, atesta.

Rinaldi explica o que realmente está por trás do falso documentário: o desejo de tentar desacreditar a divindade de Jesus. “Se as dez urnas encontradas realmente guardassem os ossos de Jesus, isso significaria que Ele não ressuscitou. E se não ressuscitou, então o relato bíblico não passaria de lenda e, com isso, a credibilidade do cristianismo cairia por terra. Como é do conhecimento de todos os cristãos, o cristianismo repousa sobre os eventos ligados à morte e ressurreição de Jesus. É o que Paulo aponta como o verdadeiro cristianismo em I Co. 15:14: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a nossa fé”, lembra o pastor Rinaldi.

O pastor Esequias Soares lembra que a tentativa de negar a ressurreição de Jesus, que é a viga mestra e o pilar do cristianismo, é um procedimento que existe há muitos séculos e que nunca obteve êxito. “A Bíblia afirma que Jesus ’se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por um período de 40 dias’ (At. 1:3). Essas provas infalíveis e incontestáveis jamais puderam ser refutadas. As autoridades religiosas de Jerusalém lutaram muito para neutralizar essas provas e não puderam. Foram 40 dias e mais de 500 testemunhas”, destaca o pastor, reiterando que “se essa ressurreição não fosse física e nem um facto real, isso teria terminado por lá mesmo e nem sequer teria chegado ao nosso conhecimento depois de quase dois mil anos”.

Ainda de acordo com o pastor Esequias, tanto os apóstolos como as demais testemunhas pagaram um preço muito alto pelo que viram e testemunharam. “Foram perseguidos, presos, torturados e mortos porque afirmaram que Jesus estava vivo. Isso está também noutros registos históricos e não apenas no Novo Testamento. Quem estaria disposto a morrer por uma mentira tendo convicção dela? Talvez algum insensato, mas não tanta gente. Agora, surge do nada um cidadão sem prova alguma, e sem fundamento, dizendo que nada disso é verdade”, comenta o pastor Esequias, destacando que “as conclusões são absurdas e ociosas diante dos factos já apresentados2.

O pastor Paulo Romeiro reforça que muitos ataques contra a fé cristã já foram feitos e este não será o último. “Depois de afundar um transatlântico nas telas do cinema no filme Titanic, Cameron espera com este documentário afundar o cristianismo. Mas, a verdade de Deus que prevalece foi dita por Jesus: ‘As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja’ (Mat. 16:18)”, finaliza o pastor. Realmente, o documentário de Cameron naufragou desde o seu nascimento.

 

Texto extraído da revista “Mensageiro da Paz” de Abril de 2007

Anúncios

40 comentários sobre “ESPECIALISTAS DENUNCIAM FARSA DE DOCUMENTÁRIO SOBRE “A TUMBA DE JESUS”

  1. Há que se dizer que “A diferença entre o medicamento e o veneno é a dose”. Pastores, de um modo geral, são leigos e teatrais. No que toca à religião, praticamente só lêem a Bíblia e não tem formação em teologia, dai a gente ler um texto desses e encontrar exageros como a fala do pastor Natanael Rinaldi: “ … tentativa do Diabo …” …Só faltou mesmo gritar: – Heresia!

    Cai muito melhor uma opinião que venha bem embasada, que preze pela discrição, ou até mesmo uma diatribe, mas que demonstre erudição.

    No que tangencia aos peritos foram opiniões um pouco reticentes, mas de um modo geral, mais sólidas que as dos pastores.

    A apresentação do assunto por Valmir Nascimento Milhomem Santo, advogado, analista judiciário federal, colunista do jornal Mensageiro da última hora, e presbítero foi muito bem explanada e rica em detalhes.

  2. Vi o documentário;li o livro e gostei muito.
    Imagino que Jesus esteja gostando muito tb de
    ver, finalmente, os mitos que criaram sobre ele
    caindo diante da verdade. Tomara que a humanidade
    passea dar atenção aos ensinamentos de Jesus..
    e deixe de lado (ufa!)bobagens pagãs como sacrificios
    de sangue, carne no céu, nascimentos virginais etc..
    Jesus tem muita coisa boa pra ser descoberta em
    termos de ensinamentos. DEeus nos ajude que seja
    a partir de agora….livres (até que enfim) de
    bobagens dogmáticas originadas em folclore e
    interesses politicos. Um abraço

  3. SOU CATÓLICO MAS QUESTIONO MINHA RELIGIOSIDADE E COM CERTEZA O FATO DA IGREJA E SEUS DEFENSORES ILUSÓRIOS NÃO IRÃO JAMAIS ACEITAR O FILME OU OS ESTUDOS CIENTIFICOS. ALIAS, PARA ALGUNS A CIENCIA NÃO EXPLICA A RELIGIAO ASSIM COMO A RELIGIAO NAO EXPLICA A CIENCIA. ACEITAR QUE JESUS NÃO RESSUCITOU É QUEDA DO CRISTIANISMO.

    SEREMOS RACIONAIS, NÃO EXISTE PAPAI NOEL, GNOMOS, ETC. O QUE EXISTE É O QUE SENTIMOS E O QUE VEMOS. É HISTORICO O QUE ACONTECEU COM A IGREJA. É SIMPLES. É SÓ PESQUISAR.
    A LÓGICA DA RELIGIAO E POLITICA É TRANSPARENTE, SÓ NAO VÊ QUEM NÃO QUER.

    OSSOS DE JESUS? SE FOR VERDADE, ACREDITO MAIS AINDA NO SER HUMANO SE AUTO AVALIANDO. E SE FOR FARSA, É PROVA QUE JESUS É APENAS UMA LENDA PRA JUSTIFICAR ALGUNS CONCEITOS.

  4. Que fé é essa que não pode ser testada. Um estudo mais aprofundado da personalidade de Jesus esbarra em clarríssimas dificuldades de registros da sua própria existência, existência essa narrada apenas nos evangêlios acieitos pela Igreja Católica como verdadeiros. E os evangêlios apócrifos, cujas autenticidades/antiguidade foram comprovados (maria madalela, judas e etc).
    A própria história da igreja católica vem baseada na concentração da informação, sendo ela responsável pelo período negro da história da humanidade conhecido de todos como Idade Média, não só concentração como manipulação das informações. O que dizer então de estudos sérios, produzidos por teólogos doutores ( livro O que jesus disse e o que Jesus não disse) sobre a manipulação dos evangelios com a mudança de seus textos ao longo dos séculos……
    Eu creio em Jesus, e nos seus ensinamentos, mas sua verdadeira histório está longe de ser conhecida e corretamente contada.

  5. Creio em Jesus e que foi um grande homem; seus ensinamentos são de grande valia para a humanidade… mas pelo amor de Deus, ele era um ser humano, com necessidades compatíveis com a sua natureza. É óbvio que nasceu, cresceu e morreu como qualquer outro de sua espécie; é o ciclo da vida e contra isso só lendas e contos encantados.
    Infelismente é natural do humano desde os primordios, romancear e exagerar ao transpassar um fato verídico, ainda mais quando se encontra admiração e fanatismo envolvidos nos sentimentos do narrador ou escritor, sem contar na manipulação politica da época.
    Não acredito que o fato de Jesus ter tido irmão, não ter nascido de uma virgem e nem ter ressucitado seja uma ameaça ao cristianismo, só é ameaça para os cofres do Catolicismo.
    Concordo plenamente com o ponto de vista de José Ribamar Dias.

  6. Essas pseudas descobertas, são mais uma prova de que a Bíblia realmente é a verdade, pois ela mesmo testifica que esses oportunistas, valendo-se da notoriedade da pessoa mais importante e discutida na humanidade em todos os tempos, viriam para tentar tirar lucros financeiros, inventando estorias e “fatos” para tentar desvirtuar a mente dos fiéis e pervertendo ainda mais a “razão” daqueles que não conhecem a Deus e não o querem, pois preferindo andar nos seus delitos seguem à passos largos para perdição àcerca destas coisas a Bíblia nos mostra que surgiriam falsos falsos mestres andando segundo a suas concupiscencia e enganariam à muito, se possivel os proprios eleitos.ainda bem que não é possivel !!! JESUS REALMENTE RESSUSCITOU.AMEM

  7. “TUMULO SECRETO DE JESUS, A FARSA”

    Na minha humilde opinião não passa de uma farsa, tentando invalidar os depoimentos e testemunhos nos evangelhos dos apostolos que viram Jesus ressuscitado.
    Jesus realmente ressuscitou, para a honra e a gloria do seu nome, uma coisa eu tenho certeza, Jesus esta vivo e estara assim eternamente, ele é o messias, o salvador e redentor da humanidade e nenhum documentario sensacionalista pode mudar isso.
    É preciso humildade para aceitarmos nossos pecados, pois todos pecamos e estamos destituidos da gloria de Deus, mas através de Jesus Cristo, alcançamos a graça e a misericorida e salvação de Deus, a verdade que Jesus é o unico que salva.
    A paz.

  8. O ser humano é muito hipócrita em acreditar que realmente “Deus” o fez a sua semelhança

  9. acredito que jesus, tenha sido um homem, UM HOMEM além de seu tempo, de carne e osso, nada mais que isto… tenho nojo da igreja católica por ter manipulado todos estes séculos as informações e ainda, trapacear para não trazer à tona, a verdade inquestionável, de que jesus se existiu como tudo afirma, nada mais era do que um ser humano… o homem cria deus a sua própria forma, para tentar de certa maneira, mantê-lo vivo pelos tempos e tempos, sendo uma forma de perpetuar sua existência na terra, nada mais que isto… Belo documentário, lógico, não perfeito, mas faz com que pensemos e repensemos nossa própria existência…
    Muito obrigado
    Marcelo

  10. É ridículo achar que Cristo ressuscitaria em carne, só uma pessoa leiga pra pensar isso.
    Se Deus é o criador de tudo; porque Cristo não poderia casar e ter filhos?
    Eu particularmente creria Nele da mesma maneira!

    Sem comentários

  11. rcvazzoller@hotmail.com. não concordo não ha meios de que há provas de que jesus foi casado e teve filhos é lametavel saber pessoa que se diz tanto da bilblia falar tanta bobajem

  12. Ufa! Ainda bem que existem pessoas que acreditam que Jesus ressuscitou! Se não o Cristianismo já era né?!

    NÃO!!! O cristianismo nasceu no Éden! Desde Abraão, passando por Isaac, Jacó, José… A promessa que foi feita no Éden foi consumada! Vocês pensam que o Cristianismo teme às teorias feitas pelo homem? Ele existe há milhares de anos. E sua ciência que explica tudo, até hoje, não consegue explicar como Jesus conseguiu mudar o mundo e ser o mais memorável dos homens…

    Se tentarmos entender sua natureza divina através de pensamentos ateus, nunca veremos o quanto Ele nos amou, dando sua vida por todos… Naquela sexta-feira muitos falavam as mesmas coisas que vocês dizem hoje, e mesmo assim Ele foi até o fim. Disseram que o Cristianismo iria acabar, mas Deus disse que sua palavra existe para sempre! E assim é até hoje, e para sempre! Disseram que Jesus era só um homem, mas Ele mostrou um Amor maior, o amor de Deus… As leis da ciência regem um mundo de explicações pra tudo, mas não explica o vazio que se sente quando ficamos sozinhos, não explica como que evoluimos e ganhamos uma alma!

    E irônico pensar que Jesus era só um homem, quando Ele mesmo disse que é Deus, e quando Ele mesmo cumpriu toda profecia, ao pé da letra… Pra que aquele que nEle crer tenha a vida eterna! Mesmo você que hoje duvida dEle…

    É só procurar um pouco mais na internet, a tumba descoberta é do século I, ANTES DE CRISTO! As inscrições na entrada têm caligrafia e revestomentos diferentes da época de Jesus… Vocês querem tanto um argumento pra criticar, que esquecem de ver tudo a respeito antes!!!

    Que Deus abenções todos, inclusive os ateus!!!
    JESUS CRISTO REINA!!!

  13. Disse Jesus, nem só de pao viverar o homem… Muitas pessoas comem e bebem e no outro dia ainda tem a mesma necessidade. O vazio existente no homem é a falta de ouvir a palavra de Deus…o que causa solidao, depressao, falta de algo… Nada preenche, Jesus sim… é inesplicavel ter ele na vida, vc nao tem !? Vai ficar perdendo tempo em conhecer Jesus, só ele dar a vida eterna, o caminho é o todo maravilhoso o filho do magnentissicimo Deus… Se você nao crê na bíblia e nao a usa, seria melhor envia la a um nao cristao, que pode usa la de maneira positiva. Eu amo meu Jesus… Tem pessoa que gasta sua saúde só para ganhar dinheiro e depois gasta o dinheiro com a saude. Gaste um pouco da tua saude com Jesus a verdadeira felicidade é o senhor. Porque a vontade de Deus pode ser oposta ao nosso desejo de satisfazer algum desejo da carne, nao é o que você crê que lhe dá força, mas em quem crê. O que lhe impede de ir na igreja ? Orgulho, amigos é falta de conhecimento de Deus? Muitos sao orgulhosos demais para admitirem que tem problemas e que precisam de Deus. Há os que ficam com medo de perderem os amigos ou se tornarem alvo de gozaçoes. Mas a grande maioria nao vai à ígreja por falta de conhecimento de Deus. Sabem que estao errados, que têm pecado contra Deus e o proximo. Que precisam de ajuda espiritual, e ainda assim preferem ficar onde estao, acomodados… O grande problema desse mundo é que os tolos e fanaticos estao sempre tao convencidos e os mais sabios estao sempre tao cheios de duvidas… Jesus sempre será a verdade amem… Glorias a Deus

  14. Porque Jesus não poderia ter ressucitado com um corpo celestial e deixado o antigo na tumba?

  15. Queria que o Pr. Esequias apresentasse tais registros históricos dessas prisões / condenações por acreditarem em Jesus e que ele tenha ressucitado… Se nem Jesus tem registros históricos algum, qto mais prisões / condenações em nome dela… acho que ta na hora do povo acorda e percebe que algo deve ta errado nessa “Estória” toda… Comprovar a existência de alguém com um livro escrito e decidido sobre votação o que ia ter nele 500 anos após sua suposta morte e ascenção é demais né?

  16. A fé é algo livre, que não se explica, mas se sente. Muitos Ateus, agnósticos, e outros tentam por fim as crenças. Mas vejam, passados vários séculos, Jesus permanece. Acreditar nele não quer dizer ser um maluco, fanático, podemos ter fé e sermos pessoas sensatas, sou formado em história, estudo psicopedagogia, e estas linhas mais antropológicas, não afetam em nada a fé que possuo. Uso uma frase da bíblia.”Céus e terras passaram, mas a minha palavra não passará”. Acreditar que a bíblia é algo inventado, é mais incrível do que acreditar em muita de suas verdades. Mesmo após vários anos, a bíblia continua atual. Muitas pessoas acreditam piamente, que tudo tem que ser explicado pela ciência, mas não tem jeito, nem tudo pode ser explicado por ela. Sei que muitos torcem, e muito, para que farças como estas da tumba fossem compravadas, para poder dizer, tá vendo essa história de Jesus é fantasiosa. Lamento para vcs, ao invés de ficarem tentando desacreditar aquele que é sem dúvida a pessoa mais importante que passou pela terra, busquem viver os ensinamentos dele, pois garanto a vocês que se a humanidade fizesse isso, nossa vida seria bem melhor.

  17. A ciência e a fé são opostos interdependentes.
    O homem que não conhece a Deus não conhece a si mesmo, assim não pode conhecer toda a verdade que o rodeia…
    Atravez da ciencia está provado sobre a tolice do diretor James Cameron, ser diretamente voltada a causar polêmica.
    Independente da crença do mundo em relação a ressurreição ou não ressurreição de Cristo, os cientistas e arqueologos mostram que tudo oque J. Cameron alega, é mentira… pois ele alem de estar indo contra a fé, esta indo CONTRA A CIENCIA… resumindo… J.Cameron, é apenas mais um imbecil que se diverte tentando jogar lenha numa fogueira que ja virou cinzas a muito tempo, devido as inumeras provas cientificas e arqueologicas que provaram tudo ao contrario do que ele disse no seu estupido documentario. E assim, da pra ver que ele é um verdadeiro palhaço que não tem oque fazer…(.)

    Isso NÃO implica dizer que Cristo ressussitou, mas implica dizer que James Cameron nunca teve provas sobre as bobagens que ele diz…`
    É como alguem pensar que vivemos na “matrix” e que o Bob Esponja é real e vai governar o planeta, e simplismente criar um documentario apenas baseado em ideias “sem pé nem cabeça”, esperando que a fé de muitos seja abalada.
    Sou Cristão… e se nem a ciencia consegue provar sobre ressurreição ou não ressurreição de Cristo, alguém acha mesmo q o crianção J.Cameron palhaço midiatico consegue provar? hahaha.. faz-me rir.. hahaha

  18. O trabalho de reportagem apresentado pela Discovery (entidade seríssima) me levou a pensar e a acreditar ainda mais na ressurreição de Jesus. Acho que a matéria apenas apresenta um lado muito obscuro da vida de Jesus. A própria Bíblia é omissa e não descreve quase duas décadas dos seus dias na Terra. A própria ciência já provou que sua morte se deu com 34, e não 33 anos como se acreditava até então. Se Jesus, casou ou não, teve filhos ou não, não muda (pelo contrário, corrobora ainda mais) o fato dele ter sido homem como qualquer um de nós, pois se não fosse assim, apenas um Deus, sua vitória sobre a morte não teria sentido.
    Jesus venceu a morte superando todos os dilemas de um homem comum, e sofreu muito mais, como sabemos, através dos relatos bíblicos. As novas facetas de sua vida, londe de desmistificá-lo, evidenciam o seu trabalho e a vitória sobre a morte. Ainda mais: esclarecem temas ainda antes confusos, como a afirmação “Filho, eis ai tua mãe; mãe, eis ai o teu filho”. Pra mim, se era Madalena e Judá, ou não, não altera nada. Continuo acreditando e crendo nele. Ou agora, após a reportagem, ainda mais.

  19. Ei amado, acorde, Jesus sofreu por vc,suportou aquela cruz que era p/ ter sido sua,ele te limpou dos pecados e te deu livre acesso ao Pai…
    Jesus ressuscitou, ele vive, ele reina p/ sempreeeeeeee

  20. Acho que primeiro de tudo devemos, tentar sermos homens do presente, a verdade é que tudo em nosso mundo é matéria e neste mundo material, fomos criados e condicionados desde o nosso nascimento. Portanto não devemos excluir a necessidade de comprovar por meios materiais a existencia tudos os fatos, acho o mais lógico, pois se so vivemos para a matéria, nada mais logico de que provarmos a existencia de Jesus e a sua existencia com provar irrefutaveis.
    Observo que provas escrita muito tempo após e comprovadamente passíveis de terem sido manipuladas, não valem.
    Pois vejamos bem se não há o esqueleto, pois na verdade ele era um ser humano de carne e osso pois, bebia, falava e era tocado, ora bolas se isso era verdade apesar dele ser um ser HUMANO especial, isto eu acredito.
    Novamente sem as paixões, pois elas me levam pensar que estamos torcendo por um time de futebol, quando por causa dessas baixas paixões os seres humanos se matam, ora bolas quantas vezes os religiosos que nos legaram o a dita Biblia que muitos apaixonados cegamente só creiem nela, pois foram responsáveis por guerras e mais guerras e milhares ou milhões de mortes através da história, alegando que estavam defendendo as verdades deixadas por Jesus.
    Tudo mentiras, só pensavam em seu bem estar e no dinheiro.
    Creio eu que Jesus deve estar de saco cheio, pois se não, esta com um peso muito grande com tantos pedófidos e irresponsávis em grande parte das religiões que o encabeçam com lider das mesmas.
    Caramba se não há corpo e nenhum de voces o viu vivo provavelmente não deve ter existido pois senão quando um crime for cometido e o corpo desaprecer, o criminoso não pode ser condenado, e pelo que eu sei tudo que está escrito e não aparece prova material é cahmado de lenda.
    Ora bolas, quer dizer que se há evidencias, da pra ve que todos até os historiadores e cientistas tremem e querem pelo que me parece preferir acreditar que elas não existem.
    Primeiro, acho que para a ciência seria terrível comprovar a existência de um ser humano tão especial.
    E para os beatos seria até mais terrível pois acho eu que iriam entrar em parafuso e ficarem doidos. Pois se há corpo ai sim ele existiu e o mais grave não foi para o céu, ficou na Terra e morreu como qualquer outro ser humano que fala bebe etc…
    O que eu quero dizer é que pode até ter havido o Sr Jesus, ser humano especialissimo, tentando orientar uma massa de ignorantes que me parece ainda ainda não terem morrido pois apesar de seus ensinamentos, ainda continuam os mesmo de dois mil anos atrás.
    E outrra coisa pior há outras religiões que seus lideres existiram comprovadamente. Pergunto e ai Maria e José como ficamos o que é mais verdade o que existe ou que é lenda????
    Devemos ter muito cuidado quanto as nossas paixões pois ela nos cega e podemos dessa forma sermos facilmente manipulados.
    Bem não pessem que sou ateu ou atoa, acredito sim que existe, deem o nome que quiserem, uma força unica e primordial que muitos tem a vergonha de dizer seu nome que é Deus, o nome não importa.
    Creio que houve seres humanos especiais, que aqui estiveram como grandes lideres para cada um em sua epóca tentar alinhar os seres humanos, tentando diminuir a predominancia e a força do espirito animal latente nos seres humanos e controlar a miséria a fome a dor e as desgraçaos provocadas pela força animal quando dominante no ser humano.
    Creio que não devemos monosprezar as orientações deixadas por estes seres especiais, pois vejo que o domínio do espirito animal em nós seres humanos, ainda é muito maior do que o espirito divino ( aquela energia positiva que há em nós).
    Creio que o Deus único e supremo está no comando de tudo.
    Levo-me a crer também que que tudo que o homem crer ser a verdade é passageira, pois cada vez mais que a ciência progride, mais ela nos mostra quanto antes ignorantes eram os estudiosos que devendiam afirmações ou verdades que eles mesmo dia a dia derrubam por Terra.
    Então acho que niguém é um melhor que o outro e sim, temos sim caracteristicas que nos diferenciam, aptidões cpompletadas pelo outro, inteligência, paciência, rapides, etc., não temos todos os quisitos necessários para sermos completos ao ponto de não dependermos uns dos outros, isto foi feito para podermos uns aprendermos com o outro, e temos que agradedecer a Deus estas diferenças pois isto tudo faz com que a todo momento aprendamos mais e mais.

  21. Gostava que apesar de todas as provas apresentadas plos autores do documentario que todos se questionassem sobre o sentido de enterrar Jesus numa tumba familiar.
    Se de facto fosse só uma invenção dos apóstolos, que Jesus tinha ressuscitado e subido aos céus, Qual o sentido de enterrá-lo numa tumba familiar com todos os nomes familiares ainda por cima em Jerusalém, correndo assim o risco de ser descoberta tal mentira??!
    Não me parece…
    Vejamos o caso de Moisés que só para não haver culto à sua tumba foi enterrado em local incerto, imagine-se no caso tão enorme mentira fazer algo assim e correr o risco de ser descoberto não faz sentido!

  22. Sou catolico e vou morrer catolico Vendo este Documentario eu so posso dizer uma coisa que as profecias Biblicas estao se cumprindo ao pe da letra Jesus disse que antes da tua Segunda Vinda a esssa terra haveria de acontecer todas essas coisas, querras conflitos brigas de Religioes Cadastrofe Terremotos Inundacoes tudo isso posso dizer sao as dores que estao no mundo, para que tudo isso seja exterminado da terra e so todos nos vivermos o mandamento do amor ao proximo e respeitar as leis Divinas estariamos vivendo num mundo melhor, sem intrigas, sem odio, sem violencia sem maldade uma so fe esta terra ja seria um paraiso. Saudacao de Sao Francisco de Assis Paz e Bem a Todos.

  23. O mercado financeiro da Fé movimenta uma quantidade de dinheiro que é de provocar inveja a muitos banqueiros.
    Sou um homem de fé e acredito que o homem ainda entenderá qual o seu objetivo neste planeta que é a sua casa natal. Esta casa que é desrespeitada, depredada e explorada. Nós ainda somos o pior animal que a habita, o mais rebelde, o mais porco, o mais destruidor, o mais etc…. etc… O que você pensar terá a mão suja do homem destruindo seu habitat.
    Quando aparece algum homem tentando por ordem na casa ai começa o problema! Chega a turma do “vamos nessa”. A turma “eu morro por você”. A turma do “vou descolar um grana com este otário”. A turma do “conta outra que este filme eu já conheço”…. e assim por diante.
    A única verdade que existe em toda história do homem é que ele nunca acreditou nele mesmo. Ele sempre precisou de alguma bengala para apoiar sua pseuda racionalidade. Inventa deuses de todos os tipos e formas para satisfazer sua vaidade pessoal e convencer a outros que o meu é melhor que os outros.
    Argumentando. Impondo. Matando.
    Estamos nessa novela há milênios e provavelmente ainda iremos ficar por muitos, ainda, esperando que o Messias venha reunir as tribos de Judá.
    Neste blog leio textos céticos, textos fanáticos e textos promocionais( o meu se encaixa no promocional). A pergunta que não se cala dentro de mim é a seguinte:
    Quanto de respeito eu tenho na casa que habito?
    Quanto de respeito eu tenho pelo ser que está ao meu lado?
    Quanto de respeito eu tenho pela vida que brota a cada dia neste planeta?
    No momento em que eu conseguir responder estas simples perguntas, certamente não irei precisar mais de nenhum Messias para me orientar, mas por enquanto, Um ainda é muito pouco.
    Tenho que aprender muito com as formigas.
    Tenho dito.

  24. So agora eu pude assistir ao filme, “O Tumulo Esquecido de Jesus”.
    Sou Catolico Cristao, acredito e tenho fe em Jesus. Quanto a Tumba ser de classe media, pessoas que tinham dinheiro e que criam em Jesus, poderiam muito bem ter construido o tumulo para a familia.
    E o fato de ressuscitar com o espirito, nao e valido? Tem que aparecer de carne e osso?
    Vamos aguardar mais, a tecnologia atual esta melhorando a cada dia e tenho certeza que que tudo sera evidenciado, como Deus e Jesus quer para todos nos.
    Nao importa ele ter sido casado, ter tido filhos, o que importa e que ele veio e esta ate hoje conosco.
    Abcs.

  25. Talvez não seja competente para falar da infinidade da glória de Deus, mas tenho convicção que é mais fácil encontrá-lo nas coisas singelas, o Homen busca provas imcompreensíveis para nosso pequeno discernimento, inteligência ou razão.É impossível compreender fenômenos hipotéticos que atravessaram séculos e sofreram mutações, mas quem sente Deus, seu amor, sua alegria, seus milagres não tem dúvida da sua presença e de seu propósito.Os conceitos históricos são hipóteses baseadas em hipóteses, o ser humano conhece parte da mentira, Deus é a verdade.

  26. então me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal,que sai do trono de deus e do cordeiro
    no meio de sua praça, de uma e outra margem do rio,está a árvore da vida´que produz doze frutos,dando o seu fruto de mês em mês,e as folhas da ávore são para a cura dos povos.nunca mais haverá qualquer maldição.nela estará o trono de deus eo cordeiro.Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face e na sua fronte está o nome dele.Então já não haverá noite,nem precisam eles de luz de candeia,nem da luz do sol,POR QUE O SENHOR DEUS BRILHARÁ SOBRE ELES, E REINARÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS!!!
    AMÉM!!!!(apocalipse 22:1-5)
    creio que jesus voltará para buscar os seus, estou me preparando para isso.Pois a história desse mundo está chegando ao fim.
    os que acreditam devem correr atráz da verdade e se preparar para a grande glória de deus!!!
    e os que não acreditam também devem se preparar,porém para o sofrimento eterno!!!Deus não deseja isso pra niguém,só basta seguir a verdade de acordo com a bíblia!!
    ele nos promete um novo céu e uma nova terra onde não haverá nem pranto nem dor!!
    PENSEM NISSO!!
    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS!!! AMÉM!!

  27. em cristo nem uma palavra e nessesaria .em belial nenhuma palavra e suficinte .joao(11:25)

  28. Oras, bolas! A biblia é uma farsa. A vida de Jesus é lenda. Apenas isso. Ele nunca existiu. É mais uma lenda uma divindade solar. Parem com isso e vivam a vida e ponto final.

  29. Com certeza Jesus existiu, é como temos hoje é tivemos ao longo de nossa história muitos lideres carismaticos, Jesus foi um grande homem sabio e que se indiguinou com o cenario do tempo em que viveu, e lutou por uma vida melhor , pela libertação de seu povo, e assim como Lutero criou uma religião baseada em uma já existente, aparando aquilo que achava que era errado. Mas no caso de Jesus, ele se autodenominou Filho de Deus ou o proprio Deus, na epoca de Jesus (históricamente) existiam vários milagreiros (como vemos hoje em várias igrejas), que faziam chover, curavam e etc… e na epoca se denominar Deus, ou enviado de Deus era passivel de punição, com a propria vida ninguem se atrevia. Assim com seus ensinamentos suas palavras e com suas atitudes ele conseguiu tocar muitas pessoas, e se tornar o homem que ele é, mas acho que ele nasceu de uma relação entre um homem e uma mulher, cresceu , casou , teve filhos e morreu .

  30. Porque sempre se afirma que Jesus e sua família eram pobres? Naquela eépoca a maioria das coisas(mesas, cadeiras, bancos, casas e até cruzes) eram feitas de madeiras, o que leva a crer que quem trabalhava com madeira(carpinteiro) no mínimo ganhava bem. Portanto porque Jesus não pderia ter uma vida boa financeiramente falando e não poder ter uma tumba de “classe média”? Se ele casou ou teve filho não atrapalha em nada a sua conduta(casamento não é um defeito, não acha?). JESUS É COMPLETO!

  31. Jesus existe, mais não é descartado a ideia que Ele teve um filho.
    Sendo que é dito que o verbo si fez carne e habitou no meio de Nós.
    Jesus foi Homem como Nós, sendo assim sentiu desejos e nessecidades como tal. Isso não quer dizer que Ele não é Deus. Sendo que o proprio Deus, permitiu que Seu filho estifece aqui na terra e entendesse nossas nessecidades e desejos para fazer-se cumprir a profecia.
    Ele pode ter muito bém si casado e tido filho, só assim entederia nossas nessecidades.
    Sua ressureição pode ter cido espiritual, ou como si explicaria um Deus de carne e osso nos Céus.
    Acredito que Deus é Deus e Jesus e seu filho unigenito, mais nem por isso acredito que seu corpo Humano foi para o seu.
    E em relação a familia de Jesus ter cido pobre e não ter dinheiro para Fazer um tumulo Familiar, isso pode ser explicado com a seguinte hipotese:
    Os dissipolos recebiam doações e com essas doações podem ter muito bém comprado um tumulo para a Familai de Jesus.
    Acredito em Deus e em Jesus e seu que só Ele é o caminho e a VIDA. Mais como ja si sabe não existe relatos concretos e os pergaminhos exisstente não estão ao nosso poder.
    Deus seja Louvado para sempre, Amém….

  32. Exelente o filme nota 10.Isso mostra que o ser humano realmente está evoluindo: Até quando vamos acreditar em contos de fada e “santinhos” desenhados por pessoas que nem os conheceram?
    Os Judeuses foram assassinados no seu próprio país por serem seguidores de Jesus, depois na Alemanha por terem traido Esse mesmo Jesus.
    Será que a Alemanha de hoje tem a mesma opinião daquela época? ou era apenas um homem que os odiava tanto?
    Vejam os terroristas como são dominados pela religião para serem terroristas.
    Os Saserdodes da época do inicio do cristianismo não poreriam ter personalisado a Bíblia de acordo com os seus interesses naquela ocasião?
    Porque algumas pessoas teem medo da verdade?
    Os cientistas de hoje possuem recursos moderno para provar muitas coisas.
    Em tudo se acredita: Dinossauros, idade da terra, do sistema solar , evolução do homem pré histórico de milhões de anos atrás etc. e não acreditam em um achado de 2 mil anos? POR QUE?
    E por que querem fazer com que os outros também não acreditem? qual interesse?
    Chega de enganar as pessoas com teorias erradas, vamos abrir a mente e evoluir essa é a missão do ser humano.

  33. MUITO BEM JOSÉ CARLOS,
    CONCORDO PLENAMENTE COM VC
    ASSISTI O DOCUMENTÁRIO E ELE É ÓTIMO
    FATOS REAIS. TEMOS QUE TOMAR POSSE DESTA BENÇÃO, E CADA DIA MAIS O SER HUMANO SER SÁBIO, SE TODOS ACOMPANHASSEM A TRAGETÓRIA DE CRISTO, O MUNDO NÃO ESTARIA ASSIM.
    DROGAS, ASSASSINATOS, TERRORISMO, PEDOFILIA, TUDO MUITO ABSURDO. VIVEMOS HOJE NUM MUNDO DOENTE.

  34. Assisti ao “documentário”, deu vontade de ri, feito num porão de um Prédio em Jerusalén, sem testes das ossadas, sem inscrição nitidas das caixas, suposições em cima de nada, e o que é pior, sem exames de DNA, Carbono 14, etc; além de que milhares de caixas como esta existem aos milhares. O esforço para passar o engodo, contado nessa estorinha pelo ganancioso Cineasta Cameron, foi ridículo. Olha e me surpreendo que tem pessoas que ainda acreditam nisso, e o mais lamentável, não param para pensar que os Judeos teriam e seriam os primeiros a querer provar isso, só quenão ofazem para não passar o atestado de idiotas. Vejam em momento algum se provou nada, inclusive, a estórinha de Chapeuzinho Vermelho é mais confiável. Me admirrei desse canal passar uma coisa mal feita dessas, pra mim perdeu a credibilidade totalmente, sem a minima noção do ridículo. Se formos a um grande cemitério de Rio e S. Paulo eu monto qualquer estorinha com o nome de qualquer personagem da história brasileira, faço o carbono 14 dos caixões e não faço dos ossos. Aqui não estou falando em fé e religião, apenas que não provaram NADA, muito pelo contrário passaram atestado de enganadores dos incautos, porque tem que ser muito tolo pra acreditar na farsa montado pelo cineasta, é mais um filminho e um livrinho a vista para ganhar dinheirinho né!

  35. Na verdade, há de se elogiar a imaginação dos cineastas. E seus esforços também. Contudo, penso que, a despeito de suas mirabolices, e da precipitação de se provar o improvável, são incapazes de explicar o essencial de Jesus Cristo: a beleza da sua Doutrina. Doutrina, aliás, que Ele pouco se importou em escrever, pois sabia, intimamente, que a mãe História o deporia em seu favor, frente a incredulidade dos homens. A beleza da Doutrina de Cristo Jesus é que nos dá, efetivamente, em nossos corações, a legimitidade da sua Autoridade Celestial. E o que dizer dos milagres? Onde encontramos relatos milagrosos nos ensinamentos deixados por Gandhi ou Buda? (com todo o respeito que devoto a esses homens). E, finalmente, há de se considerar a magnitude da bondade de Deus: o livro arbítrio é algo tão singular que Ele nos permite que até duvidemos Dele. Mas, os ditos que professamos é que nos submeterá, derradeiramente, ao seu Julgamento.

  36. Existem varias istórias sobre o assunto ,mas será que tudo que vemos ,que assistimos e que lemos ,são verdades ? O que de fato pode ser verdade ,se vivemos atraz de fatos que não fazem parte do nosso cotidiano? Então porque lemos ,assistimos e vemos coisas do passado ,que fazem com que sejamos cada vez mais descreentes. Será que temos saida crêe ou não crêr .

  37. Em hipótese nenhum podemos acreditar num absurdo como este. Jesus Cristo deu provas de sua autenticidade diante de todos. Perante os discípulos e sua mãe Maria, Jesus subiu ao céu prometendo um dia voltar. Muitos interesses existem por trás desses documentários e devemos está de olhos bem abertos.

  38. Ótimo documantário; É possível existir o túmulo da família de JESUS, mas não seria coerente os apóstolos afirmarem a ressurreição e depois de ter sido arrebatado para o céu deixarem seu corpo em uma caixa com o nome escrito nela. A caixa pode ser apenas simbólica, (representando a sua presença). ou não deixaram o corpo ali. ou ainda sua ida ao céu foi apenas espiritual. Tudo é válido.
    Sou Católico, Apostólico Romano, graças a DEUS; Mas gente, o novo testamento foi escrito décadas após a morte de JESUS; O Cristianismo foi aceito no ano 311 e a Biblia formada muitos anos depois: Pensem nisso.
    Cada um acredita, ou faz os outros acreditarem no que lhe interessa, principalmente os pastores; Pois religião da dinheiro pra burro (espertos).
    Os americanos enganaram o mundo por 40 anos que foram na lua em 1969.
    Hoje teem provas contrárias: falta de estrelas no escuro do universo, sombras em quatro (4) posições diferentes na mesma foto, bandeira se movendo com o vento onde não tem atmosfera, pegadas dos astronautas no solo lunar, (impossível, pois onde não há atmosfera não há umidade e não formam pegadas) etc.
    Alguem destruiria uma fita gravada com a viagem dos seus sonhos ?
    Pois destruiram as 14 fitas de todo o trabalho feito em estudio (queima de provas de que realmente não foram)
    Hoje, não iriam à lua. E com aquela tecnologia medíocre da época até o som e imagem eram instantâneos nossa como eram avançados, nem imaginavam que há um atraso
    de transmissão para enganar melhor.
    Em pleno século XXI existem idiotas que acreditam que foram mesmo.
    Outros acreditam em coisas de 2.000 anos atrás só porque está escrito.
    ACREDITO: DEUS é uma força espititual superior a tudo, e JESUS seu enviado para mostrar o caminho até ele e as pessoas precisavam ver, ouvir, tocar para acreditarem
    Parem de ouvir a opinião dos “espertinhos” que sobrevivem nas custas dos “bobinhos” e leem a Bíblia, tirem suas próprias conclusões seguindo seus corações: só assim serão livres para receber JESUS quando ele voltar pois ele não deixou religião (comercio).

  39. muitos bla,bla,bla,mas sem conhecimento da biblia,lembre-se que a sagrada bilblia,so se entende com a presensa do espirito santo,pode ser teologo,cientista,seja quer for se nao ter a uncao de Deus jamais vai entender as cousas do altissimo.JESUS disse errar por nao conhecer as sagrada escrituras,o homem fala dele mesmo,coisas carnais,busca a sabedoria deste mundo,portanto meus irmaos em cristo vigiar nao se deixe levar por fabulas enganosas,nao de ouvido a escritores tolos que nao tem nada de DEUS.mas sim de ouvido a palavra do nosso pai.olha o diabo anda em derredor bramando como leao querendo dragar todos aqueles que procura fazer a vontade de deus.DEUS SEJA LOUVADO AMEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s