Cultura Racional II


UNIVERSO EM DESENCANTO: UMA COSMOVISÃO DESENCANTADA II

Segunda resposta para Maurilio Galindo

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”

Jesus Cristo

 

Maurilio,

Em sede de preliminar manifesto felicidade por você ter considerado a “pesquisa” desse subscritor sobre o significado da palavra seita como sendo muito legal. Atitude nobre da sua parte, principalmente no contexto desse debate. Poucas pessoas teriam o mesmo posicionamento. Continuemos nesse tom, confrontando idéias e não atacando pessoas!

Entanto, apesar de tal felicitação, não considero a primeira resposta a ti como sendo uma – pesquisa – no real sentido da palavra. Foram somente alguns pequenos apontamentos acerca do tema em comento.

Dando continuidade ao embate, peço a devida vênia para transcrever e analisar em determinadas ocasiões alguns de seus comentários.

Maurilio disse:

“Mas continuo afirmando que qualificar a Cultura Racional como seita é na verdade fruto do desconhecimento do conteúdo da obra, só podendo ser manifestado tal qualificação por leigos, mas que fazer? Explicado já está e de forma bem clara.”

Depreende-se de seu comentário que apesar de todas as evidências apresentadas, especialmente aquelas as quais demonstram que a CR possui todos os elementos de uma religião/seita, você continua acreditando que qualificar a CR como seita/religião é resultado do desconhecimento do desconhecimento do conteúdo da obra.

Ora, as provas foram colhidas exatamente no livro UD. As passagens não foram criadas por nós, ao contrário, foram simplesmente retiradas do livro. Ou seria necessário fazer uma análise sistemática, capítulo por capítulo, frase por frase, para então demonstrar que a CR é evidentemente um religião sectária?

Veja-se que uma simples investigação do trabalho da CR é suficiente para desbancar o seu posicionamento, que dirá uma robusta e acurada perquirição de toda enciclopédia(como você diz)?

A pergunta que eu faço é a seguinte: se eu demonstrar todas as incoerências da CR você está disposta a abandoná-la?

Maurilio disse:

Critério sociológico, um social, uma sociedade mal informada, muito mal informada do que é a Cultura Racional.”

Critério etimológico, uma etimologia que nunca esperava que tal conhecimento viesse à humanidade, por isso nunca criou uma palavra que designasse ou definisse corretamente a Cultura Racional”.

 

Nesse ponto é perfeitamente possível vislumbrar outra característica preponderante das seitas presente no pensamento na CR. Geralmente uma seita vê a sociedade como inimiga ou adversária, de forma que os conceitos por ela produzido (sociedade) não são aceitos pelos seus adeptos. Nem mesmo quando se trata de etimologia de palavras. Será que a matemática de 2 + 2 = 4 também é um erro?

Maurilio disse:

“Salvação = retorno da humanidade ao seu verdadeiro mundo de origem, o Mundo Racional, lugar de onde viemos e para onde vamos por meio do desenvolvimento do raciocínio. Sendo este desenvolvimento feito em vida, o que não tem nada a ver com religiões que pregam suas benesses eternas após a morte. Então, são coisas bem diferentes.”

Novamente o mesmo problema e distorção da CR. Pegam palavras do vocaculário religioso e tentam dar outra conotação para ela segundo o seu entendimento. Desde quando um cultura propriamente dita tem interesse em temas como “o retorno da humanidade ao seu verdadeiro mundo de origem”. Como dito, uma cultura é caracterizada não com uma revelação que alguém recebeu disso ou daquilo. Culturas não prescrevem condutas, elas descrevem comportamentos. Coisas diferentes!

 

Maurilio disse:

“Cosmovisão, a Cultura Racional não tem nada disso, de tentativa de responder perguntas tais como: de onde vim, para onde vou, como vim e como vou, quem somos, o por que assim somos e como podemos deixar de assim sermos sofredores e mortais nesta vida, não, nada de tentativas, a Cultura Racional responde, para isso que ela veio à Terra, para dar a solução definida e definitiva de toda essa existência material na qual estamos submersos e escravizados.”

Eis aqui um comentário interessante. Segundo você mesmo afirma a CR possui uma cosmovisão, com efeito, ela responde (eu afirmo que tenta responder) as perguntas cruciais do ser humano sobre origem, propósito e destino.

Acontece que toda e qualquer cosmovisão deve necessariamente enquadrar-se em pelo menos uma das classes de cosmovisões: a) Cosmovisões Teístas; b) Cosmovisões Ateístas; c) Cosmovisões Panteístas.

O primeiro grupo engloba as maneiras de ver o mundo que possuem no seu cerne a figura de um Deus/deus/divindade que pode ser conhecido pelo ser humano. No segundo grupo, contrariamente, não existe tal figura (Deus não existe). No último grupo, existe a figura de Deus/deus/divindade, porém, ele não pode ser conhecido pelo homem.

Invariavelmente as cosmovisões teístas e panteístas são representadas por religiões. Digo invariavelmente, pois, todas as cosmovisões que se enquadram nessas classificações possuem uma religião ou seita religiosa que ensina ou divulga as sua doutrinas. Exemplificando, no panteísmo tem-se o caso do hinduísmo e do budismo, no teísmo, as religiões judaísmo, islamismo e cristianismo.

No caso em análise, a CR acredita na existência de um ser superior, o qual denominam de RACIONAL SUPERIOR, e, da mesma forma, acreditam que o mesmo é cognoscível, ou seja, que pode ser conhecido, conforme se infere do seguinte texto:

“A verdadeira Fase Racional, quando todos vão entrar em contacto e se comunicarem com o RACIONAL SUPERIOR, recebendo todas as orientações transmitidas pelo RACIONAL SUPERIOR, para o seu equilibrio aqui nesta vida.” CR. Pg. 05, 18º vol.

Feitas tais anotações, em consonância com as palavras do sr. Maurilio, a CR amolda-se nas qualificações de uma religião. Entretanto, eles preferem se auto-denominar como sendo uma – cultura.

Tal posicionamento até parece brincadeira, lembra-me o caso da criança que ao ser pego de surpresa pelos pais, após uma traquinagem, com a roupa toda suja de chocolate, e com todas as provas contra ele, ainda diz. – Não. Não fiz nada!

Da mesma forma é a CR. Tudo indica trata-se de religião sectária, mas ainda insistem: – Não somos!

Maurilio disse:

“A Cultura Racional é um conhecimento que veio à Terra para ligar o ser humano em vida à eternidade, em vida todos ligados à energia da origem e desligados destas duas energias desequilibradas e degeneradas que faz o ser humano agir, muitas vezes, pior do que a mais mortal das feras”.

Opa, Maurilio, esse argumento é meu. Quem disse que a CR é religião sou eu. Mas você, neste parágrafo, está dizendo o mesmo! – “ligar o ser humano em vida à eternidade”. Peraí, se for assim, vamos terminar o debate por ausência de pensamentos conflitantes. Risos!

Maurilio disse:

“Os estudantes da Cultura Racional quando em suas divulgações usam roupa branca porque o branco é a cor que simboliza a paz, a fraternidade e a concórdia universal, nada a ver com bíblias seja ela de que religião for. Nada a ver. Por a Cultura Racional ser um conhecimento de paz é essa a exclusiva razão da utilização de tal cor.”

Tá certo. Parece ritual mas não é! Vou fingir que acredito! Ainda, por favor, peçam aos dicionaristas (na pessoa dos editores) Luft, Aurélio e demais, para mudarem o conceito da palavra ritual em suas respectivas obras. Parece-me que estão equivocados!

Maurilio disse:

“Cultura Racional não realiza reuniões de modo algum no sentido religioso, reúnem, os estudantes, para divulgarem para todos que o que sempre imploraram já está na Terra, os livros Universo em Desencanto. Reúnem-se, alguns, para festejar datas de aniversários referentes à Cultura Racional, o que é feito com muita alegria, muita leveza, muito prazer, então tais reuniões festivas, são para festejar mesmo, festejar esta grande dádiva do nosso mundo de origem para nos tirar desse mar de lama e sofrimentos e tudo de forma bem natural.”

Idem comentário retro. Parece culto mas não é!

Maurilio disse:

“A Cultura Racional é realmente uma lavagem cerebral (…)”

Dispensa comentários!

Maurilio disse

Hoje, quando uma pessoa que vinha buscando respostas para sua existência e encontra a Cultura Racional aí é só alegria, por isso se diz que todos estão felizes e contentes, porque é muita alegria junta se deparar com aquilo que sempre buscou mas que nunca pensou ser possível vir até nós. É pura, felicidade, alegria e contentamento, mas isso só sabem os que estudam a Cultura Racional.

 

Eis um comentário que merece plena atenção.

Muitas pessoas estão realmente buscando a felicidade, muitos inclusive estão procurando por ela em lugares completamente inusitados. Alguns até pensam que a encontraram. Uma aparente e momentânea alegria!

Ocorre que a verdadeira felicidade não pode ser alcançada somente em nós mesmos. Alguém, externo à nós, é quem deve abrir as portas para a encontrarmos. E para nós, o responsável chama-se Jesus Cristo.

Porém, a felicidade em si é um conceito vazio e sem sentido. A verdadeira felicidade é resultado não de um vida abastada e repleta de dinheiro, ao contrário, é o fruto de um vida salva e liberta da opressão e do cansaço espiritual. E isso somente quem pode fazer é Cristo.

Disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Essa é a verdadeira felicidade.

E como Jesus conseguiu isso: Morrendo na cruz!

Como receber essa salvação e libertação?

Aceitando-o como Senhor e Salvador!

Fraternalmente

Em Cristo. Nosso Senhor e Salvador

Valmir Nascimento

www.comoviveremos.rg.com.br

 

Anúncios

10 comentários sobre “Cultura Racional II

  1. Gostaria de perguntar ao sr. Valmir Nascimento porque entao, o salvador nao evitou as mortes daquelas pessoas que morreram do devastador TSUNAMI. Crianças, idosos, pessoas simples e humildes. Espero uma logica resposta…

  2. Universo em Desencanto, desencanta o mundo das falsas verdades, e lhe prova e comprova a verdade das verdades, não somos seitas, doutrina ou religião, isto é regido pela fase do pensamento e da imaginação, na fase do encanto, religiões tão pouco nos ligamos a isso, tão pouco desejamos transformar os livros Universo em Desencanto em mais um comercio para exploração, assim como se reergue as religiões a custa do dinheiro de incautos pessoas de fácil manipulação devido ao seu estado de atraso e ignorancia do que realmente existe por detras de muitos piratas da fé.
    Cultura Racional não ataca ofende ou humilha mas mostra a verdade, neutralizo suas palavras pois que um estudante de Cultura Racional sabe que a fase das religiões já se acabaram, e naturalmente todos sairão desse primarismo rumo ao encontro com o verdadeiro Deus, ele não criou nada disso e não precisa de nada disso.

  3. A CULTURA RACIONAL e o melhor que tem neste mundo e para saber isso somente se aprofundando no conhecimento, pois lendo pocas paginas dos LIVROS UNIVERSO EM DESENCANTO, nao se pode fazer um julgamento ainda mais com ele formado antes mesmo de ter feito um real estudo daquilo de que se trata e sempre melhor atacar aquilo que nao entendemos ainda mais se vai contra nossos pensamentos.Se DEUS todo poderoso nos deu a intiligencia e para usa-la e desenvolve-la, a CULTURA RACIONAL, trato sobre tudo pra que tenhamos em nos mesmos a Cultura de nosso ser.Nao devemo criticar nada temos que tratar tudo e todos com o maior respeito, e atravez deste conhecimento adquirimos o conhecimento e conseguimos assim nos conhecermos, a nos respeitarmos, assim cuidamos e tratamos tudo e a todos oa nosso arredor da maneira que deve e tem que ser respeitando e amando, sendo assim nao se pode ser contra nada, ainda mais a um Conhecimento de tamanho beneficio a humanidade, alem do mais conhecimento e necessario em todas as areas da vida!!! Abramos nossa mente para que nao tenhamos o defeito da ignorancia, o saber salva seja ele na parte medica, pois um medico tem que estudar muita assim sao em todas os pontos de nossa existencia!!!
    Muito obrigada por esta oprtunidade!!!!

  4. Cultura Racional é para ser estudada, para sentir o conhecimento. Universo em Desencanto não é um livro para ser lido “em diagonal”.

  5. Salve Valmir !

    Recentemente fui perguntado do porquê de minha resposta em seu site afirmando que a Cultura Racional é uma lavagem cerebral.

    Respondi que minha resposta foi exibida de forma incompleta em seu site, e que minha resposta na íntegra é a que está abaixo.

    Então, para evitar tal interpretação pejorativa de minha resposta, gostaria que você exibisse minha resposta de forma completa.

    Obrigado por sua atenção e compreensão,

    Maurilio

    “A Cultura Racional é realmente uma lavagem cerebral, lava toda essa sujeira que por séculos vem imundiçando a mente do pobre ser humano, imundície essa que nunca possibilitou que a humanidade pudesse olhar uns aos outros como irmãos, por isso tantas guerras e trucidações e torturas e terrorismos e assassinatos e exclusão e por aí afora. É essa sujeira que é retirada da mente humana, que de tanto tempo que a carrega já se tornou até uma coisa natural para muitos e correta para outros tantos. Tão visível é isso como visível é o sofrimento que vai pelo mundo afora.
    A animosidade entre os seres é tão grande que até quando se reúnem para tratados de paz, porque não agüentam ver tanta mortandade, no mesmo tempo que estão confiando estão desconfiando. É a imundície mental.”

  6. cultura racional seita demoniaca, conheço pessoas que eram trabalhadoras com raciocinio psicologico completamente equilibrado. que quando entraram nesta idiotice acabaram tendo que ser enternadas como loucos, eu determino em nome de Jesus pelo Sangue de Jesus que vocês voltem para DEUS , O DEUS VERDADEIRO DEUS DE JACÓ DE MOISÉS DE ABRAÃO DE TODOS OS PROFETAS; NOSSO PAI CRIADOR DO UNIVERSO PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO FILHO UNIGENITO DO PAI , CAMINHO VERDADE E VIDA A SALVAÇÃO DO MUNDO. JESUS NÃO ROUBA A LIBERDADE DE NINGUÉM NEN A SANIDADE. EU NÃO TENHO MEDO DE VOCÊS DEMONIS ASSINOS VOCÊS SÃO DERROTADOS JESUS JÁ VENCEU VOCÊS PARTAM EM RETIRADA E NÃO VOLTEM NUNCA MAIS.

  7. Calma e equilibrio minha amiga, o poder de Jesus esta na Terra como disse, e se ele que é filho do barbudinho do homem do todo poderoso, esta vendo tudo e todos, porque tanta evocação?!
    Na palavra e na auto sugestão das igrejas e crenças esta o poder, poder de ter cada vez mais adeptos e trocados, mas tudo é tão pequeno para o tempo…
    E quando foi falado a uns 2 mil anos atraz va e fazei sua igreja, não era nada disto que esta vendo hoje, mestre Jesus pregava no campo e na rua.
    Saiba que a dona do pensamento é a dona do pensador.
    A Cultura Racional prova e comprova, e não sou eu um leitor de alguns anos e algumas milhares de horas de estudo que ira provar, leia que ele proprio prova e comprova.
    Emitir opinião mesmo parcial do que não conhece por inteiro é assinar atestado de desentendido.

  8. ” A maior prova de que nada sabemos é a multiplicação do sofrimento da humanidade”(12°historico, pg. 138)

    ” Estão muito adiantados, mas pouco evoulidos. A evolução traz o conhecimento do porque que assim são e do porque tudo assim é” (2°volume do historico, pg 58)

    ” A salvação esta acima de tudo e de todos. Os que conhecem Cultura Racional, pensam assim. Agora, os que não conhecem, pensam diferente, porque não conhecem! Os que não conhecem tem razão de duvidar daquilo que não conhecem.” (10° volume da tréplica, pg 84)

    ” Por isso é dever respeitar as convicções de todos, respeitar todas as convicções, porque a vontade é um dom natural de todos, e por isso é livre” (17 historico,pg 119)

    Palavras do RACIONAL SUPERIOR, nos livros UNIVERSO EM DESENCANTO.

    Como estudante de CULTURA RACIONAL, compreendi, o cidadão civilizado tem por obrigação CONHECER tudo o que ha no mundo, para então poder escolher o melhor para si mesmo.

    Te proponho um desafio tentador senhor Valmir estude a obra de mil livros, UNIVERSO EM DESENCANTO, conheça a historia do senhor MANOEL JACINTO COELHO( cavaleiro da concordia, livro que conta um pouco sua historia). Ai, então podemos esquentar esse debate ! Abraços…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s