Universo em Desencanto


UNIVERSO EM DESENCANTO: UMA COSMOVISÃO DESENCANTADA

Uma resposta para Maurílio Galindo

Salve o Maurílio!

Atendendo solicitação do nobre colega Maurílio Galindo em seu comentários no www.comoviveremos.rg.com.br (Cultura Racional), apresentarei aqui algumas breves considerações acerca da Cultura Racional (CR) com fulcro na leitura de um dos livros Universo em Desencanto (18º).

Inicialmente tal análise será efetuada com o fito de refutar a afirmação da CR de que ela não é um religião ou seita. Trarei à baila a questão da denominação a ela atribuída, posto que em seus comentários (MG) aduz não tratar-se de religião nem mesmo seita, eis que conforme asseveraste a CR não possui nenhuma casa de pregação ou igrejinhas, ou templos, ou sinagogas (sic), ademais não possuem rezas ou orações.

Nesse foco, para evidenciar que a Cultura Racional consiste em uma verdadeira religião/seita, apresentarei a ti pelo menos três critérios objetivos de perquirição e um critério subjetivo, dentre os quais, ao final, você poderá optar por um deles, ou, quem sabe, ainda, aceitá-los na sua plenitude (o que eu sinceramente espero).

Avante!

Critério subjetivo

Millôr Fernandes, colunista da Revista Veja fez a seguinte faz a seguinte diferença entre ditadura e democracia: “Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim”.

Aplausos para o escritor-cronista-humorista-cartunista da Revista Veja, Millor Fernandes. Com poucas palavras ele disse muito. Como muita ironia ele esclareceu-nos um pouco.

Segundo ele vemos a diferença entre a democracia e a ditadura na exata medida em que nos situamos em relação ao poder. Se comandamos, festejamos a democracia. Se somos comandados, criticamos a ditadura. Coisas negativas pra você; positivas pra mim.

Parece engraçado, mas o ser humano, pelo que se percebe, tomou emprestado o conceito formulado por Millor para aplicá-la à vida religiosa. De maneira a produzir as seguintes definições de Religião e Seita. Religião é o conjunto de verdades as quais eu creio. Seita é a crença que você professa. Aplicando-se ao caso, a CR nem de longe gosta de ser considerada como seita.

Nesse sentido, portanto, ninguém que professe determinada religião gosta de tê-la inclusa no rol das seitas. Regra geral cada um a seu modo justifica a si mesmo e repugna o outro a partir do seu conceito de igreja, religião, seita e CULTURA!

Isso se deve basicamente ao fato de o termo SEITA estar, culturalmente , ligado a palavras como radicalismo, fanatismo, exclusivismo, fundamentalismo, aversão à sociedade, indiferença e intolerância.

Baseado nessa compreensão cultural é que nenhum grupo religioso gosta de ser relacionado à palavra seita. Seita? Nós? Não! Diz-se com freqüência. Ora, quem em sã consciência considerar-se-ia professo de uma fé equivocada? Quem seria capaz de dizer-se participante de um grupo que distorcido?

Ninguém, é óbvio! Ou você já conheceu alguma pessoa que disse ser participante de uma seita, ainda que seja o culto aos ornitorrincos?

Portanto, quer você queira ou não, quer esperneie ou não, no âmbito subjetivo (daqueles que assim entendem), a Cultura Racional é uma religião e consequentemente uma seita, pronto e acabou!

Mas, como eu sei que não aceitará o critério subjetivo, analisemos os objetivos: Eia!

  1. Critério objetivo – Teológico
  2. No âmbito da teologia uma seita é compreendida como um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas. Ou como disse Josh McDowell & Don Stwart “seita é uma perversão, uma distorção do cristianismo bíblico e/ou rejeição dos ensinos históricos da igreja cristã.

    Poderíamos estacionar por aqui, posto que o conceito teológico de seita amolda-se perfeitamente à assim chamada Cultura Racional. Entanto, continuemos nossa investigação.

    RELIGIÃO deriva do termo latino “Re-Ligare”, que significa “religação” com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.

    Assim, uma religião é composta entre outras coisas, de três elementos: homem, divindade e meio de religamento/salvação.

    E o interessante é que a CR possui efetivamente tais elementos, senão vejamos:

    Na pág. 08, do Livro 18 assim está escrito:

    “Este conhecimento não é para o comércio da exploração, e sim para a salvação de todos”

    Epa!, mas ser salvo do que e para quê, eu pergunto. Que suposta cultura é esta que não é religião ou seita mas mesmo assim é portadora e difusora de doutrinas as quais tem com objetivo a salvação do homem?

    Neste texto percebe-se o meio de re-ligamento ou de salvação defendido pela CR.

    E o livro ainda explica essa suposta salvação:

    “Quer dizer: a volta de todos ao Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL. O mundo verdadeiro do animal Racional é o MUNDO RACIONAL”

    Uai (Diria um mineiro) mas esse parágrafo esta basicamente dizendo sobre retorno, religar? Corrijam se eu estiver errado: Isso não é o mesmo que religião?

    Mais adiante, pag. 09:

    “Não é um conhecimento extraído do saber deste mundo, e sim, a verdade das verdades, ditado pelo RACIONAL SUPERIOR, Entidade da Planície Racional, através do seu representante”.

    Aqui está presente o elemento da divindade/deus/ser superior.

  3. Critério objetivo – Sociológico
  4. No âmbito sociológico, a palavra seita significa seguir, um curso de acção ou forma de vida, designando também um código comportamental ou princípios de vida ou ainda uma escola de filosofia ou doutrinas. Um sectator é um guía leal, aderente ou seguidor.

    Com efeito, uma seita possui uma cosmovisão na qual todos os seus seguidores precisam se espelhar e seguir. Cosmovisão, anote-se, é uma forma de ver o mundo. Toda cosmovisão tenta responder no mínimo às seguintes perguntas: De onde vim? Qual o propósito da minha vida? Para onde estou indo?

    Ora, uma cultura propriamente dita não tenta responder a tais perquirições, isso é papel de religiões portadores de determinada cosmovisão, e é exatamente a essas perguntas que a CR tenta responder, eis que conforme consta na págima 03 do livro mencionado:

    “De onde todos vieram e para onde todos vão. Como viveram e como vão.

    Em resumo, no âmbito sociológico, os adeptos da CR possuem uma cosmovisão e estão tentando viver baseado nela, mas como dito não é papel da cultura prescrever comportamentos, ela simplesmente é o resultado do comportamento do ser humano. Por outro lado, a CR religião e seita que é, prescreve a sua cosmovisão distorcida para todos os seus adeptos, no sentido de apresentar-lhes respostas para a origem, propósitos e destino da raça humana.

    E ainda assim não é religião?

  5. Critério objetivo – Etimológico

As palavras seita e heresia derivam do termo grego háiresis, que quer dizer “escolha”, “partido tomado”, “corrente de pensamento” ou “divisão”. A palavra heresia é uma adaptação do vocábulo háiresis. Quando passada para o latim, háiresis, virou secta. Foi do latim que veio a palavra seita.

Em resumo, pode-se dizer que seita é um grupo de pessoas organizadas ou não, que se formaram e que comungam das mesmas doutrinas, vivendo à margem das demais religiões, com sua própria cosmovisão, fechados em si, podendo ser ela cristã ou não cristã.

Contudo, entre os pesquisadores de religiões, sociólogos e estudiosos liberais deste fenômeno, há uma certa tendência (por influência do ecumenismo) de neutralidade, preferindo usa-la não como polêmica mas apenas para designar determinados grupos religiosos no contexto social. Assim, atualmente, inventaram novas terminologias a fim de evitarem uma abordagem pejorativa, sendo a mais comum: corrente de pensamento, separação, facção, dissidência, partido, forma de cultura, heterodoxia entre outras.

Portanto, pelo critério etimológico enquandra-se na definição de seita, afinal possuem doutrinas específicas e estão à margem das demais religiões. Porém , como visto, tentam mudar a denominação de seita e de religião para cultura, tentando com isso evadir-se do campo religioso e adentrarem na arena do pensamento.

Conclusão

Á guisa de conclusão, pode-se depreender que a CR nada tem de cultura ou mesmo de racional, ela na verdade é um religião sectária (esse é o melhor termo) que possui uma cosmovisão distorcida da realidade.

Ora, para ser religião/seita não é necessário que os seus adeptos freqüentem tempos, igrejinhas ou sinagogas, ou ainda, que possuam rezas e orações peculiares. Isso não são condições sine qua non. Por outro lado, o que caracteriza a CR como religião sectária são as seguintes características:

  • Possuem doutrinas definidas;
  • Apresentam respostas acerca da origem, propósito e destino do homem;
  • Apresentam a figura da divindade;
  • Apresentam um meio de salvação do homem em relação à divindade;
  • Apresentam um mediador (o fundador);
  • Os adeptos usam roupas brancas (com fulcro na Bíblia!!!!???);
  • Realizam reuniões denominadas Festas.

E ainda querem mais argumentos?

No mais, deixo os seguintes apostamentos críticos acerca do 18º volume do livro Universo em desencanto, e, por favor, não me peça para ler mais esses livros, posto que tal coisa é um trabalho excessivamente penoso, eis que o estilo é pobre e a idéias são gigantescamente destituídas de lógica alguma.

O livro possui:

  • Lavagem cerebral

Infinidade de repetição de termos iguais e equivalentes, p. ex., “agora, todos felizes e contentes”, “verdadeira felicidade”, “felicidade completa”, “felicíssimos para o resto da vida… da eternidade”.

  • Frases repletas de oxímoros

“Na mesma hora que está confiando, está desconfiando”, p. 15 (é possível isso?)

  • Pensamento ilógicos

“Na vida tudo é ilusão” pag. 21. Ora se tudo é ilusão, então por que utilizar a CR, se nada é real?

Em Cristo. Nosso Senhor e Salvador!

Valmir Nascimento

www.comoviveremos.rg.com.br

Anúncios

30 comentários em “Universo em Desencanto

  1. Amigo lei Universo em Desencnato do 1 ao 21 e depois refaça seus comentarios…
    assim como matematica não é religiao , assim como fisica tb não, Cultura Racional tb não o é.

  2. Sr. Walmir
    Falando de fanatismos, um ancião uma vez me disse: Os que ajudaram a assassinar Jesus Cristo, estão aqui nesta vida, gritando nas praças o nome dele!
    Se o senhor se sente bem nesta sua religião de apanhador de dízimos de coitados, que vão a estas igrejas e deixam o dinheirinho que era para o alimento de seus filhos para pastores que são carneiros em pele de lobos e que agem de forma bem diferente da pregada por Jesus, pela sua visão materialista e gananciosa por bens materiais, deixe que outros sigam o que quiserem seguir, pois a sua bilia foi escrita há muitos anos num latim, grego arcaicos e que aos tradutores da bilia, faltavam a devida competência para traduzir de acordo com o que realmente era, e vocês pregam esse balaio de gatos.
    O senhor desconhece, mas Jesus foi casado e teve um filho. Maria Madalena não era prostituta e sim de família nobre. A igreja deturpou e armou um bocado de mentiras em torno de Jesus, para endeusá-lo.
    O senhor não sabe nem o que está pregando e se propõe a falar mal de que não conhece a fundo? A única salvação deste mundo e de todos seus habitantes é sim a Cultura Racional, e saiba o senhor que amanhã, o senhor estará correndo atrás dela, pois é a única forma de contato com Deus verdadeiro e com sua origem Racional. Estamos no final dos tempos. Muita coisa começará a acontecer brevemente e o senhor terá as suas provas de que Cultura Racional é o leme real de toda humanidade.
    Sr. Walmir, para falar de Cultura Racional. vá ler primeiro os 21 livros iniciais e os fascículos que a seguir vêm, compondo uma obra de mil livros, e nao fale só pelo que leu superficialmente no 18º volume.
    Terminando, gostaria de dizer ao senhor que … vá catar coquinhos!
    Seja feliz, dê uma chance a sí mesmo e respeite o que é de respeito.
    Luiz

  3. Sr. Luiz,

    Muito obrigado pela sua visita ao site.
    Não sei de onde caístes, ou melhor de onde viestes, mas foi bom chegar até aqui.
    Pelo que percebi vc não acompanhou o meu debate com o sr. Maurílio, pois, se tivesse acompanhado, ou pelo menos, se tivesse se dado ao trabalho de ler as palavras que foram escritas de ambos os lados, teria observado que o debate transcorreu com normalidade, sem ataques pessoais, pelo contrário, o assunto girou em torno de idéias e não de ataques pessoais.
    Ora, os debates são normais numa sociedade pluralista, principalmente no que pertine a religião ou cosmovisões, pressupõe que as pessoas tem convicções daquilo que defendem, pressupõe que existem verdades que são dignas de serem defendidas. Alguém já disse que a concordãncia é burra em si mesma. Agora, quando as pessoas não tem argumentos sobre suas convicções, ou não possuem fundamentos convincentes sobre aquilo que professam, tendem a ficar bravos qdo alguém analisa suas crenças…
    Acho que foi exatamente por isso que vc ficou nervoso.
    Apresente-me argumentos que voltaremos a debater!
    PAZ

    Valmir

    Ps. Gostei da expressão “vá catar coquinhos”
    Farei o possível!

  4. Ao Sr. Luiz

    Vou responder a sua altura mediante a frase: “Vá catar coquinhos”
    Morava perto de uma residencia q diia ser da Cultura Racional Universo em Desencanto,todas as 5º feiras haviam batucada la iguais aos q tinha em terreiros …
    Coincidência ne???
    E alguns membros de terreiros catam coquinhos e acredito que tenha aprendido ne???Rs
    Fala serio querido…
    Cultura racional, um bando de negros e etc vestindo branco..
    nw sou religiosa mas nw é a CR a salvação nw e sim o REI dos REIS JESUS CRISTO o ÚNICO DEUS!!

  5. Gostaria de parabenizar os Srs. Maurilio e Valmir, pois acredito que são as pessoas que levam debates de forma sadia, que de uma forma ou de outra nos levam a crescer. Abraços.

  6. Realmente esse embate está delicioso.Deixo aqui saudações Racionais p todos:irmãos cristãos,espíritas, umbandistas.budistas,hare-krishnas,judeus,muçulmanos e de todas as religiões, seitas e credos. Cultura Racional(livros Universo em Desencanto).PAZ, EQUILÍBRIO,CONSCIÊNCIA & RESPEITO À TUDO E À TODOS.

  7. como podemos entenfer a origem da humanidade vinda de adão e eva e mais ainda eram brancos ou negros e se caim matou abel ficaram só dois homens e uma mulher pois DEUS só criou um casal.
    gêneses: cap 1 vers. 3 como entender?
    numeros: cap 31 vers. 1 a 8 e aí como entender isso ?

  8. Salve Valmir,
    Adoçe o seu coração. Te fará muito bem.
    Um abraço fraterno,
    Darke.

  9. Salve Valmir,
    Desculpe-me se me enganei, por ter sentido em seus comentários deste blog, alguma radicalização ou amargura. As palavras são arte do ser humano, portanto, falhas. Respondendo à sua pergunta sobre se o meu coração já está adoçado, creio que ainda não está. Quando vejo, por exemplo, uma notícia como a que acabei de ler, na qual um ser humano matou mãe e filha por R$ 20,00, ainda me entristeço. Ou, vendo a cegueira da humanidade, que não enxerga a reação da natureza aos maltratos praticados contra ela, me impaciento. Ou, ainda, quando vejo religiões que professam os mesmos valores de amor ao próximo, perdão, humildade e concórdia, degladiarem-se por questões de vaidade, ganância e ambição, me desanimo. Quando vejo ostentarem o nome de Jesus Amado como se exibe uma camisa de time de futebol, por puro fanatismo,ignorando, muitas das vezes, os mais puros ensinamentos do Mestre sobre a tolerância e a união, e intitulando-se guerreiros do Pai Amado, me exaspero.Esses, talvez, não percebam que as guerras nunca resolveram os problemas da humanidade. Percebo, então, que esses sentimentos que algumas vezes me tomam, são os mesmos que por vezes critico.E que a nossa mente nos faz sofrer esses sentimentos, tudo no intuito de ensinar.Ensinar-nos que a compreensão, a tolerância, a paciência, o desprendimento, a humildade, a fraternidade e a sinceridade acalmam e adoçam o coração.Pois bem, Valmir, meu coração não é um poço de mel, como acredito que o da maioria das pessoas do mundo não é, independente de credo, religião, doutrina, seita ou filosofia.Mas estou correndo atrás. E podes ter certeza, com grande atenção aos ensinamentos de Jesus Amado.
    Um abraço fraterno,
    Darke.

  10. “Jesus olando para ele o amou, e disse: Falta-te uma coisa… ” A coisa mais engraçada é perceber que nós, assembleianos, somos uma SEITA, saída da igreja batista, por causa do pentecostalismo. É muito complicado debater isso num blog, por isso, sempre deixo meu endereço eletrônico. Dizemos: O Espírito Santo enviou os missionários … Estamos como Saul, nos justificando sempre. Suas palavras foram boas, Darke. Entre em contato: diacers@yahoo.com.br

    Elizeu

  11. O meu irmão!!! cuidado com as palavras!! quer falar de CULTURA RACIONAL??
    Então leia Pelo menos os primeiros 21 livros da obra, e na sequência, caso contrário, cairá no ridículo, como este seu texto é rídiculo. Eu não acredito, que vc usando de palavras bonitas e um vocabulário vasto, comete esta imprudência tremenda de falar deste livro, dizendo que leu o 18º livro. QUE VERGONHA!!!! vc foi no mínimo LEVIANO!! de Cutura Racional, vc não entende nada.
    Mas assim que querer e puder, leia os livros, na sequencia, com simplicidade e paciencia, e compreenderá o grande conhecimento ali contido. tenho certeza que será bom pra vc. é um conhecimento feito para todos, para o bem de todos.

  12. Entrei neste blog por pura coincidência, estava fazendo algumas pesqisas, acabei lendo todo o conteúdo do debate acerca da Cultura Racional.
    Gostei muito das argumentações em torno do embate.

  13. se vc nao quiser ler os livros o problema eh seu!
    pra falar sobre alguma coisa vc deve saber sobre isso pra poder discutir mas vc nao leu todos os 21 volumes! soh ate o 18º!! de q adianta?! vc nunca pode querer discutir mesmo q saiba 99% dakilo tem q saber 100% se nao tu quebra a cara amigo! eu passei e li este blog por coincidencia pq tava pesquisando sobre os livros universo em desencanto e vi tamanha bobagem quando vc concluiu tais frases:
    * Frases repletas de oxímoros

    “Na mesma hora que está confiando, está desconfiando”, p. 15 (é possível isso?)
    meu caro isso eh plenamente possivel, vc nao tem uma visao ampliada do universo pra afirmar isso, seus pensamentos sao limitados, buscar logica nessa frase eh como buscar logica em qualquer figura de linguagem!! q tolo!!
    tenho quase certeza q vc leu e nao entendeu(no sentido literal da palavra!) tem ler e entender TUDO!! se nao quiser ler eh pq tem muita preguiça! quer q derrubemos seus argumentos pra poder vc ler?! acha q seus argumentos sao inbativeis!?! hahaha faça me o favor parando de procurar possiveis erros nestas “seitas”(como vc diz) soh pra derruba-las soh pq nao vai de encontro ao cristianismo ou melhor soh pq nao harmoniza com o tal Jesus Cristo.. tsss
    isso eh ignorancia e audacia da sua parte afirmar tal coisa como dizer q a cultura racional nao eh cultura pq(dizendo vc) ela prega uma salvação e ser divino como adoração vc nao sabe nada desta cultura racional pra afirmar isso, nas obras explica como acontece esses equivocos e como pessoas como vc acha q soh a sua religiao eh q eh a salvadora, ora isto é intolerancia e isso ainda vai contra os ensinamentos do teu jesus cristo ainda por cima.
    o raciocino da CR eh um pensamento… mas nao um pensamento qualquer… como pode ele ter algo haver com religiao?! isso sim nao tem logica!
    e usar roupa branca eh uma convenção nao uma cobrança de aderimento a esta cultura afinal cultura eh cultura pra q questionar isso?
    quase todas as seitas realizam festas ou ritos ou rituais, tudo q tem relação com com um aespecie de celebração ou ritual, todos tem independentemente de ser religiao ou nao! ou por acaso quando dao um festa de anivesario pra vc estao te adorando como um deus?! hahaha
    * Pensamento ilógicos

    “Na vida tudo é ilusão” pag. 21. Ora se tudo é ilusão, então por que utilizar a CR, se nada é real?
    o raciocino eh o verdadeiro, nao o pensamento em si, pq o pensamento eh traiçoeiro e tendecioso ao erro, nao eh pq vc nao entende a frase q ela perde seu significado, outra falha sua em querer apontar falta de logica! eh um raciocinio supremo nao um raciocinio simples como logica, uma logica humana q deveras nao resolve todos os problemas da humanidade como nos sabemos… eh querer afirmar q a logica eh q um raciocinio melhor q o racional superior?! tomando um rumo diferente de madar vc catar coquinho q me parece ate mais mais dificil doq ler todos os livros(pelo menos os 21), mando vc cortar cana q eh bem mais pesado!
    outra:
    * Lavagem cerebral

    Infinidade de repetição de termos iguais e equivalentes, p. ex., “agora, todos felizes e contentes”, “verdadeira felicidade”, “felicidade completa”, “felicíssimos para o resto da vida… da eternidade”.
    vejo q vc nao repara q esta eh uma obra vasta e q reunindo todo seu conteudo ira apresentar repetidas vezes as mesmas palavras. ora nao repara q a biblia tbm menciona deus/jesus e demais entidades a todo instante enqunto faz sua leitura?! eh querer subestimar a sabedoria deste livro soh pq contem expressoes repetidas e ora por vezes se encaixam com a intenção do autor q nao eh a mesma de sua acusação desleal para com os livros…
    fiko por aki com meu comentario e q seja util e nao inutil como a intençao do criador deste blog com esta sua teoria de CR = religiao, querendo inferioriza-la.

  14. Percebe-se drasticamente caro colega, que você somente leu o livro 18 dos 21 livros Universo em desencanto. A escrituração trata de um esclarecimento sobre nós mesmos. Quando o Racional Superior cita “salvação”, ele não diz respeito a uma energia criadora superior que você chama de deus que irá tocar seu coração e salvá-lo da degradação humana diabólica, mas sim trata-se da salvação de si mesmo pelo conhecimento de si mesmo e sua origem Racional.
    O Racional Superior não é uma divindade. Ele é o que nós seremos amanhã – Racionais Superiores. Isto é evolução, progresso.
    As pessoas usam branco no templo do Universo em Desencanto porque querem e fazem festas para divulgar a escrituração. O templo existe porque antes ali funcionava um terreiro de umbanda. Não é uma necessidade. Você pode usar preto, lilás, rosa, bege….a cor que você quiser. E o estuddo do Universo em Desencanto é um estudo individual. O processo Racional é um processo individual.
    Universo em Desencanto nãoé uma doutrina, é uma escrituração e se qualquer pessoa desligar um pouquinho só dos padrões que lhe foram apresentados até hoje e analizar friamente o contexto, há de convir que que tudo o que está no livro tem provas e recomprovações e o Sr. Manoel Jacintho Coelho não é o profeta da doutrina, apenas serviu de instrumento para que a mesma chegasse em nossas mãos, porque ele atingiu o ponto de ser racional…e esta escrituração foi prevista por Nostradamus.
    Não é seita, porque não há culto. Não é religião porque não exige sua fé e crença no invisível, tampouco em dogmas ditados por instituições religiosas que querem que as pessoas acreditem num ser divino que nunca lhes atende o chamado, porque esse ser em questão é fruto do imaginário das pessoas que o alimentam.
    É uma escrituração. Talvez você devesse ler a obra desde o início, para uma melhor avaliação da mesma, desta forma você não se substima.

  15. Gostei do tema do debate, mais achei muito pobre de espirito e de fraternidade.
    Ñ sigo nenhuma religião ou seita, confeço que fiquei curioso.
    Alguem me emprestar tais livros da cultura racional, e uma biblia evangelica?
    Gostaria de estudar os dois pontos de vista antes de expreçar munha profunda opinião.
    Abraços para todos e todos falam e escrevem leia universo em desencanto, eu gostaria de ler alguem pode me ajudar??

  16. Sr. Valmir!!!

    Pessoas como o senhor e como a Cristina(que teceu comentarios equivocados e racistas), apenas servem para comprovar a necessidade do conhecimento racional para o real desenvolvimento do ser humano, pois o que voce chama de argumentos nao passam de tolas tentativas de justificar o comportamento prepotente e insano que caracterisa falsos sabios como no seu caso. O senhor nao entendeu nem a Cultura Racional nem as mensagens da Biblia. O senhor esta perdido no vazio da sua propria inconsciencia e falta de sabedoria verdadeira.

  17. Olá, Sr. Valmir, achei o seu texto muito interessante, pois já li algumas partes do primeiro livro Universo em Desencanto, o meu pai também lia há muito tempo, alguns amigos meus estão lendo, já conversei com quem leu os livros e concordo com o que o Senhor escreveu, mesmo que isso fira os sentimentos do pessoal da Cultura Racional. Também não posso dizer que tudo é ruim nestes livros, porque todo o conhecimento do princípio da humanidade é sempre uma interrogação. Sei que muita coisa pode ser verdade, mas o modo como o livro trata os assuntos, repentindo as palavras, com o intuito da mente assimilar mais depressa esse conhecimento é o que me preocupa. Já passei por muitas religiões, estudo a Bíblia e, sinceramente, no momento, digo que todas têm um pedaço da Verdade, mas a Verdade só descobrimos por nós mesmos. Que não sejamos “cegos guiando cegos”. Existe uma frase esotérica: “Queima os teus livros e branqueia o latão”, e como diz Goethe: “Toda teoria é cinza e só é verde a árvore de dourados frutos que é a vida”, ou seja, se não branqueamos ou purificamos os nossos pensamentos e nossos sentimentos, eliminando o nosso ego (erros), não podemos enxergar a realidade da vida ou despertar a consciência. Muitas vezes a Blíblia fala em despertar do sono espiritual. Gostaria que todos lessem todos os dias os Salmos de Davi, são 150. Agora estou lendo o Apocalipse, como é atual, lendo sem fanatismo enxergamos um ensinamento riquíssimo! O Mestre Jesus disse: ” Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”, por isso, não vou jogar pedras em ninguém, apenas alertar que o Amor só pode reinar no mundo através do desenvolvimento do coração e o despertar da mente vem como consequencia. Temos que eliminar o ódio, Jesus morreu numa cruz por amor à humanidade. Francisco de Assis cantou: “Onde houver ódio que eu leve o amor… E é morrendo que se vive para a vida eterna”, “morrendo”, quer dizer eliminando os nossos defeitos. “Sede perfeitos”! Se nós formos aos céus cheios de mágoas, egoismo, etc. vamos poluir os céus! Gandhi disse: “A oração salvou a minha vida”. Portanto, orem para o religare acontecer a todas as oras dos seus dias. Peço a Deus que a compreensão chegue ao coração de todos. Um abraço frateno e feliz!!!!!

  18. A INCONCIENCIA DO SER HUMANO É TAL QUE ELE E CAPAZ DE PENSAR TUDO AQUILO QUE ELE NÃO É.
    POIS DENTRO DESSA CATEGORIA DE ANI-MAL (ANIMADO PELO MAL) JAMAIS PODERA RECONHECER O CERTO OU O DIREITO POIS TAL COISA NÃO RESIDE EM SUA MENTE.POIS A MENTE NÃO CONHECE NADA DE SI MESMO NEM DA NATUREZA.POIS A MENTE E O RECEPTACULO DAS BESTIALIDADES GERADA PELO O PENSAMENTO.
    DAI NÃO SE PODE ESPERAR NADA DESSA RAÇA DE PENSADORES,
    SO CRITICAS DAQUILO QUE NAO CONHECE E QUE NÃO ESTUDOU PARA SABER O QUE É.
    PENSO LOGO NÃO EXISTO!!!
    DAI COM O TEMPO SE ACABA…DESAPARECE DESTE MUNDO FEITO VAMPIROS DERRETIDOS PELO SOL.
    ISSO É A REALIDADE DOS PENSADORES SOFREDORES E MORTAIS.
    EM VEZ DE CRITICAR VÃO CONHECER PRIMEIRO….

    POIS QUEM NÃO SABE, QUEM NÃO ESTUDA NÃO SABE DO QUE SE TRATA,FICA AI PENSANDO,RECEBENDO INTUICOES DA MENTE QUE CUJA CABEÇA E UM NINHO DE SERPENTES FEITO A MEDUZA DA MITOLOGIA GREGA QUE EM UM GRANDE LABIRINTO TORTURA A ALMA HUMANA, E QUE TODOS QUE OLHAM PARA ESTA DITA SE TRASFORMA EM PEDRA OU MELHOR PETRIFICA O SEU CORAÇÃO PARA AS COISAS DE DEUS.
    QUE A LUZ TENHA MISERICORDIA E JUSTIÇA SOBRE VOZ.
    SALVE!!!!

  19. AGRADEÇO A TODOS POR ESTAR DIVULGANDO A CULTURA RACIONAL.
    POIS TAL BEM CONHECEREMOS E RECONHECEREMOS SOMENTE EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO.
    QUANDO TUDO QUE O SER HUMANO CRIOU COM A SUA VAGA SABEDORIA DO NADA IR AO NADA.

    POIS ATÉ OS EQUIVOCADOS SINCEROS TERAM CHANCES DE DESENVOLVER A MAIOR POTÊNCIA DO SER HUMANO A MÁQUINA DO RACIOCINIO OU A MAQUINA DE FABRICAR SABEDORIA SEM PENSAR…QUE ESTA LOCALIZADA NO CENTRO DE NOSSA CABEÇA O RACIOCINIO(GLANDULA PINEAL)
    SALVE!!!
    QUEM NAO SABE SOFRE, POR NAO SABER!!!

  20. AO SENHOR VALMIR
    O QUE DIREMOS SOBRE A CIÊNCIA E SOBRE OS CENTROS ACADEMICOS? DIREMOS QUE A CIÊNCIA RESOLVEU DEFINITINAMENTE OS MALES DA HUMANIDADE?DIREMOS QUE OS CENTROS ACADEMICOS(UNIVERSIDADES) FORMAM SERES HUMANOS MORALMENTE ELEVADOS E DE CORAÇÃO COMPASSIVO? ESTA PROVADO QUE NÃO.
    INFELIZMENTE NÃO PODEMOS CONCEDER A CIÊNCIA E AS UNIVERSIDADES LOUVORES OU RECONHECIMENTO POR MARAVILHOSOS SERVIÇOS PRESTADOS A SOCIEDADE HUMANA PORQUE A CIÊNCIA CRIOU A BOMBA ATOMICA E ESPALHOU PELO MUNDO INTEIRO A AMEAÇA NUCLEAR.GRAÇAS AO MÉTODO CIENTÍFICO O MUNDO INTEIRO ESTA ARMADO COM BOMBAS NUCLEARES.TODOS OS PAISES ALMEJAM DOMINAR A FISICA NUCLEAR PARA DESTRUIREM SEUS INIMIGOS POR QUESTÕES DAS MAIS INSIGNIFICANTES.ESSE É UM SÓ DOS FRUTOS DA CIENCIA EU POSSO FICAR AQUI O MES TODO ENUMERANDO AS TERRÍVEIS CONSEQUENCIAS DO MÉTODO CIENTÍFICO COMEÇANDO PELA BOMBA ATOMICA, PASSANDO PELO ATEÍSMO,POLUIÇÃO DO AR E DOS MANANCIAIS, PELAS ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA,MATERIALISMO,CRIAÇÃO DE MATADOUROS SOFISTICADOS PARA O DELEITE DO APETITE ETC… E TERMINANDO NO CARÁTER DOS CIENTISTAS E PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES.ESSES POR CAUSA DO MÉTODO CIENTÍFICO TORNAM-SE ARROGANTES E PASSAM A NÃO CREEM EM DEUS E PROPAGAM PELO MUNDO A IDEIA DE TODOS DESFRUTAREM DO SEXO E DOS BENS MATERIAS A QUALQUER CUSTO PORQUE SEGUNDO A CIENCIA NÃO EXISTE DEUS E QUANDO MORREMOS TUDO ACABA EM NADA.ESSAS AFIRMAÇÕES POR PARTE DOS CIENTISTAS E DOS PROFESSORES UNIVERSITARIOS FAZEM DELES HOMENS CRUÉS E PEDÓFILOS.CENTENAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS FORAM PRESOS POR PRATICA DE PEDOFILIA NOS ESTADOS UNIDOS.EXISTEM PROFESORES UNIVERSITARIOS QUE FAZEM PROPAGANDA DE PEDOFILIA EM SITES SOFISTICADOS NA INTERNETE, TUDO ISSO EMBASADO E JUSTIFICADO PELA CIÊNCIA.ESSAS COISAS TERRÍVEIS NOS FAZ VER QUE A CIENCIA É UM ARTFÍCIO DO ANIMAL RACIONAL.SENDO UM BICHO, O HOMEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE PRODUZIR QUALQUER COISA QUE SEJA REALMETE BENÉFICO PARA A RAÇA HUMANA PORQUE O BICHO NÃO SABE DE NADA.O BICHO OU O ANIMAL RACIONAL É REPLETO DE DEFEITOS E POR ISSO SEUS CONHECIMENTOS SÃO DEFEITUOSOS.ENTÃO QUANDO O SENHOR TENTA RECHAÇAR A CULTURA RACIONAL DIZENDO QUE SEU CONTEUDO É SEM BASE E LÓGICA USANDO O MÉTODO CIENTÍFICO( SE DIZENDO ADVOGADO E ANTROPOLOGO) ESTA COMETENDO UM GRANDE ERRO QUE LHE CUSTARÁ MUITOS SOFRIMENTOS APÓS A MORTE.A CULTURA RACIONAL É UM SUPER CONHECIMENTO QUE NOS ESCLARECE A ORIGEM DO UNIVERSO E DE TODOS OS SERES VIVOS.ESSE CONHECIMENTO NOS ESCLARECE TUDO DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE IREMOS NOS DIZ QUEM É O SER HUMANO E QUAL SUA FUNÇÃO NESSE MUNDO CÃO EM QUE VIVEMOS E MUITO MAIS AINDA, POR EXEMPLO :A ORIGEM DAS PALAVRAS E DO CALCULO,COMO O ANIMAL RACIONAL CONSEGUIU SE ORGANIZAR NA NATUREZA E MUITO MAIS AINDA….DIANTE DISSO TUDO EU LHE ACONSELHO A REVER SUAS CRENÇAS E PENSAMENTOS A RESPEITO DA SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS E DAS SUAS MARAVILHOSAS MENSAGENS E PROVIDENCIAS.LEIA O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO REFLETINDO E COMPARANDO E ACIMA DE TUDO SENTINDO SUAS MENSAGENS PORQUE VOCE PODE COMPREENDE-LAS PORQUE VOCE É RACIONAL.SO NÃO COMPREENDE CULTURA RACIONAL QUEM NÃO QUER POR CAUSA DO ORGULHO.RACIOCINANDO ENCONTRARAM SOLUÇÃO PARA TODOS OS MALES DA HUMANIDADE PORQUE O PENSAMENTO NÃO FOI FEITO PARA ACERTAR,SE O PENSAMENTO FOSSE FEITO PARA ACERTAR NÃO EXISTIRIA DESACERTOS NA VIDA DOS PENSADORES. O RACIOCÍNIO É A RAZÃO DA VIDA.
    SALVE O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO.
    MARCELO CUNHA

  21. POR QUE SERÁ QUE O PARTICIPANTES DE SEITAS SEMPRE AFIRMAM QUE O GRUPO DO QUAL FAZEM PARTE NÃO É UMA SEITA?
    PORQUE VOCÊS QUE ACREDITAM NA CR SE ACHAM OS DESCOBRIDORES DA VERDADE SE TODOS QUE TÊM SUAS CRENÇAS, POR MAIS ABSURDAS QUE SEJAM, TAMBÉM O FAZEM?
    QUEM TÊM A RAZÃO? EU MESMO PODERIAM INVENTAR ALGUNS ARGUMENTOS DE SALVAÇÃO BASEADOS EM MINHA IMAGINAÇÃO RACIONAL E ARRASTAR ALGUNS PARA MINHA “VERDADE” INCONTESTÁVEL. OLHEM PARA AS SEITAS, OLHEM PARA VOCÊS. OLHEM PARA A BÍBLIA E RACIOCINEM. SE ASSIM O FIZEREM VERÃO A VERDADE: JESUS CRISTO.

  22. Este mundo é causa de de seus Próprios habitantes. não é obra deste DEUS das seitas e religiões. um TODO-PODEROSO segundo seus pregadores, que é de o poder deste todo poderoso, que nunca fez nada pelo ser humano, o sofrimento aqui sempre foi reinante,sempre houve guerras, hecatombes,peste, fome, epidemias de todo espécie, doenças incuráveis e.t.c. onde fica este poder deste dito que ninguem nunca viu, ninguem nunca viu chuva de pão, de grãos, cadê os milagres,cadê o Poder. Um Deus surdo, mudo e soberbo! surdo porque nunca ouviu ninguem! mudo porque jamias falou com alguem! surdo porque nunca deu satisfaçõoes para ninguem,

  23. Já que cr é para resgatar a todos. Os livros deveriam ser acessível a todos ( mais barato) pô!

  24. bem, não acompanhei o debate, apenas li este texto e alguns comentários aqui, pelo q entendi o Senhor Valmir quer mostrar com argumentos que CR é uma Seita, e que a CR não se considera assim. Mas o que me chamou atenção não é sobre CR ser uma seita, religião ou sei lá, seja o que for, mas o fato que todos puxamos sardinha para o que achamos q é certo como se somente a nossa fé naquilo q acreditamos fosse correta. Posso está enganada, mas o SR. Valmir parece ser evangélico e obviamente (por q senão não seria) acredita q sua religião é a “certa” não apenas pra ele e para quem a segue. Pois bem, pra mim não existe a religião/seita/cultura certa, mas existe o lugar certo pra vc ou pra fulano e beltrano, então se não querem ser chamados de seita ou sei lá o q, q deixem ser feliz com a visão que têm, existe coisa q é pessoal cada um sabe daquilo q precisam para fortalecer sua fé, e Deus respeita as individualidades, uns acreditam em Santo, outros em Espírito Santo, entidades, deuses, ou qualquer outro simbolo de divindade, no final das contas creio q todas*(com exeção de magia negra ou quimbanda, pelo meu pouco conhecimento não posso afirmar ) pregam fazer o bem para quando vc morrer ir para um lugar bom q pode ser denominado de paraíso ou plano evolutivo espiritual enfim, se todos seguisem uma doutrina religião, seita ou cultura racional o mundo estaria bem melhor, mas como se trata d humanos no meio sempre vai existir controvérsias no que pregam , portanto cada um segue aquilo q te faz se sentir melhor enão vai ter um lugar com apenas Santos q não cometem erros pq senão não estaríamos aqui.
    abraço a todos e q Deus abençoe.

  25. Salve, senhor Valmir ! Eu sou uma estudante da Cultura Racional e nunca vi algo q explicasse tão bem a simbologia da Biblia como a Cultura Racional.Desculpe-me mas o senhor foi um pouco infantil em fazer comentários,baseado em frases soltas. Se o senhor fizesse um estudo responsavel sobre o q diz a Cultura, o senhor ia se surpreender. O nosso objetivo é levar esse conhecimento a todos, mas sabemos q Cultura Racional é para pessoas maduras, sem preconceitos e assima de tudo q queira realmente conhecer o Deus Verdadeiro. De qualquer forma, o senhor está de parabéns por ter tido o previlégio de pegar no Livro.

Os comentários estão encerrados.